Projeto piloto: uma proposta em ead momento introdutório às capacitações pedagógicasna etsus São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HCFDH |
Resumo: | A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) conta com 06 (seis) Centros de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (CEFOR-SUS). Estes centros são conhecidos como Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). As ETSUS investem emformação profissional técnica, por meio de processos educacionais descentralizados oferecidos pelos CEFOR, autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEESP). As escolas apresentam características especificas, pois são voltadas para formaçãode profissionais da saúde para o SUS. Os docentes e coordenadores de curso que atuam na ETSUS São Paulo, geralmente são profissionais da saúde, que exercem atividades específicas na assistência do SUS e, em sua maioria, não apresentam formação pedagógica para o exercício da docência. O tema abordado neste trabalho surgiu da necessidade de apresentar um momento introdutório, por meio da Educação a Distância (EAD) no intuito de implementar a capacitação pedagógica já realizada na ETSUS-São Paulo, de forma presencial, aos docentes e coordenadores de curso. Este trabalho foi fundamentado em consulta àlegislação vigente aplicável à educação, bem como consultados artigos, trabalhos científicos e projetos educacionais existentes. O momento introdutório será estruturado por meio da plataforma Moodle, alicerçado pelos fundamentos da pedagogia crítica e da metodologiaativa. Dessa forma, esta proposta contribuirá para a habilitação do exercício da docência e da coordenação dos cursos, coerentes com os princípios ético-técnicos, políticos e, principalmente, pedagógicos da ETSUS São Paulo. |
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A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) conta com 06 (seis) Centros de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (CEFOR-SUS). Estes centros são conhecidos como Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). As ETSUS investem emformação profissional técnica, por meio de processos educacionais descentralizados oferecidos pelos CEFOR, autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEESP). As escolas apresentam características especificas, pois são voltadas para formaçãode profissionais da saúde para o SUS. Os docentes e coordenadores de curso que atuam na ETSUS São Paulo, geralmente são profissionais da saúde, que exercem atividades específicas na assistência do SUS e, em sua maioria, não apresentam formação pedagógica para o exercício da docência. O tema abordado neste trabalho surgiu da necessidade de apresentar um momento introdutório, por meio da Educação a Distância (EAD) no intuito de implementar a capacitação pedagógica já realizada na ETSUS-São Paulo, de forma presencial, aos docentes e coordenadores de curso. Este trabalho foi fundamentado em consulta àlegislação vigente aplicável à educação, bem como consultados artigos, trabalhos científicos e projetos educacionais existentes. O momento introdutório será estruturado por meio da plataforma Moodle, alicerçado pelos fundamentos da pedagogia crítica e da metodologiaativa. Dessa forma, esta proposta contribuirá para a habilitação do exercício da docência e da coordenação dos cursos, coerentes com os princípios ético-técnicos, políticos e, principalmente, pedagógicos da ETSUS São Paulo. |
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