Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igor Adolfo Assaf Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XLMH8
Resumo: As perspectivas teóricas que relacionam a educação com o desenvolvimento socioeconômico nas ciências sociais seguiram duas linhas principais de pensamento. A primeira, a perspectiva funcionalista meritocrática, trata a educação como instrumento de superação das desigualdades sociais na sociedade moderna. Para ela escolarização seria responsável por equalizar os indivíduos, que a partir daí desenvolveriam habilidades e se diferenciariam quanto a posições ocupadas a partir de esforço pessoal. As perspectivas da reprodução social, a seu turno, tendem a enfatizar o papel ambíguo do sistema escolar no processo de transmissão de desigualdades sociais. Se por um lado a escola tem importante papel socializador, ela parece transmitir as desigualdades herdadas no âmbito familiar. Basicamente se trata de uma relação entre os recursos disponíveis na família e o alcance educacional e social dos indivíduos. Dentre os principais autores da perspectiva da reprodução social destaca-se neste trabalho a contribuição de Pierre Bourdieu. Segundo o autor, a incorporação de certos habitusgera disposições (tanto entre alunos quanto entre professores) que são responsáveis pela manutenção e reprodução das diferenças de classe em salas de aula. Por mais neutro que o sistema educacional possa ser, os habitus de classe determinam a posição que os indivíduos assumem em relação à educação formal. O principal componente deste habitus seria o capital cultural. Desta maneira, uma importante instituição para produzir tais disposições seria a família.Diante das hipeses que focalizam entre origem socioeconômica, ambiente familiar e educação, pretende-se trabalhar os dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) e testar a força explicativa da hipótese de reprodução social das desigualdades a partir das informações sobre família, nível educacional e prática cultural presentes na pesquisa.
id UFMG_26498173dd92aef877aa1d0186848d82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8XLMH8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisco Coelho dos SantosDanielle Cireno FernandesBruno Lazzarotti Diniz CostaIgor Adolfo Assaf Mendes2019-08-14T01:48:39Z2019-08-14T01:48:39Z2012-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XLMH8As perspectivas teóricas que relacionam a educação com o desenvolvimento socioeconômico nas ciências sociais seguiram duas linhas principais de pensamento. A primeira, a perspectiva funcionalista meritocrática, trata a educação como instrumento de superação das desigualdades sociais na sociedade moderna. Para ela escolarização seria responsável por equalizar os indivíduos, que a partir daí desenvolveriam habilidades e se diferenciariam quanto a posições ocupadas a partir de esforço pessoal. As perspectivas da reprodução social, a seu turno, tendem a enfatizar o papel ambíguo do sistema escolar no processo de transmissão de desigualdades sociais. Se por um lado a escola tem importante papel socializador, ela parece transmitir as desigualdades herdadas no âmbito familiar. Basicamente se trata de uma relação entre os recursos disponíveis na família e o alcance educacional e social dos indivíduos. Dentre os principais autores da perspectiva da reprodução social destaca-se neste trabalho a contribuição de Pierre Bourdieu. Segundo o autor, a incorporação de certos habitusgera disposições (tanto entre alunos quanto entre professores) que são responsáveis pela manutenção e reprodução das diferenças de classe em salas de aula. Por mais neutro que o sistema educacional possa ser, os habitus de classe determinam a posição que os indivíduos assumem em relação à educação formal. O principal componente deste habitus seria o capital cultural. Desta maneira, uma importante instituição para produzir tais disposições seria a família.Diante das hipeses que focalizam entre origem socioeconômica, ambiente familiar e educação, pretende-se trabalhar os dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) e testar a força explicativa da hipótese de reprodução social das desigualdades a partir das informações sobre família, nível educacional e prática cultural presentes na pesquisa.The theoretical perspectives that relate education to the socio-economic development in the social sciences have followed two main lines of thought. The first, the functionalist perspective meritocratic, treats education as a means of overcoming social inequality in modern society. For her school would be responsible for equalizing the individuals, who from then develop skills and to differ on positions occupied from personal effort. The prospects of social reproduction, in turn, tend to emphasize the ambiguous role of the school system in the transmission of social inequalities. On the one hand the school has an important socializing role, it seems to convey the inequalities inherited within the family. Basically it is a relationship between family resources and educational outreach and social development of individuals. Among the major authors from the perspective of social reproduction in this paperhighlights the contribution of Pierre Bourdieu. According to the author, the incorporation of certain provisions generate habitus (both among students and among teachers) that are responsible for the maintenance and reproduction of class differences in classrooms. For more neutral that the educational system may be the class habitus determine the positions that individuals take in relation to formal education. The main component of habitus would be the cultural capital. Thus, an important facility for producing such arrangements would family. Given the hypotheses that focus between socioeconomic background, family and education, we intend to work the data from the Pesquisa de Amostra de Domicios de Minas Gerais (PAD / MG) and test the explanatory power of the hypothesis of social reproduction of inequalities from the information on family, educational and cultural practice in the presentstudy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaEducaçãoEscolasCulturaSociologiaTrajetórias educacionais, capital cultural e herança familiarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrajet_rias_educacionais__capital_cultural_e_heran_a_familiar___disserta__o____igor_adolfo_assaf_mendesapplication/octet-stream9196230https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8XLMH8/1/trajet_rias_educacionais__capital_cultural_e_heran_a_familiar___disserta__o____igor_adolfo_assaf_mendes369f1ba7b1361855b33fb91969acf015MD511843/BUOS-8XLMH82019-08-13 22:48:39.491oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8XLMH8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T01:48:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
title Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
spellingShingle Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
Igor Adolfo Assaf Mendes
Sociologia
Sociologia
Educação
Escolas
Cultura
title_short Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
title_full Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
title_fullStr Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
title_full_unstemmed Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
title_sort Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar
author Igor Adolfo Assaf Mendes
author_facet Igor Adolfo Assaf Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Coelho dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Danielle Cireno Fernandes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bruno Lazzarotti Diniz Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Igor Adolfo Assaf Mendes
contributor_str_mv Francisco Coelho dos Santos
Danielle Cireno Fernandes
Bruno Lazzarotti Diniz Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
topic Sociologia
Sociologia
Educação
Escolas
Cultura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Educação
Escolas
Cultura
description As perspectivas teóricas que relacionam a educação com o desenvolvimento socioeconômico nas ciências sociais seguiram duas linhas principais de pensamento. A primeira, a perspectiva funcionalista meritocrática, trata a educação como instrumento de superação das desigualdades sociais na sociedade moderna. Para ela escolarização seria responsável por equalizar os indivíduos, que a partir daí desenvolveriam habilidades e se diferenciariam quanto a posições ocupadas a partir de esforço pessoal. As perspectivas da reprodução social, a seu turno, tendem a enfatizar o papel ambíguo do sistema escolar no processo de transmissão de desigualdades sociais. Se por um lado a escola tem importante papel socializador, ela parece transmitir as desigualdades herdadas no âmbito familiar. Basicamente se trata de uma relação entre os recursos disponíveis na família e o alcance educacional e social dos indivíduos. Dentre os principais autores da perspectiva da reprodução social destaca-se neste trabalho a contribuição de Pierre Bourdieu. Segundo o autor, a incorporação de certos habitusgera disposições (tanto entre alunos quanto entre professores) que são responsáveis pela manutenção e reprodução das diferenças de classe em salas de aula. Por mais neutro que o sistema educacional possa ser, os habitus de classe determinam a posição que os indivíduos assumem em relação à educação formal. O principal componente deste habitus seria o capital cultural. Desta maneira, uma importante instituição para produzir tais disposições seria a família.Diante das hipeses que focalizam entre origem socioeconômica, ambiente familiar e educação, pretende-se trabalhar os dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD/MG) e testar a força explicativa da hipótese de reprodução social das desigualdades a partir das informações sobre família, nível educacional e prática cultural presentes na pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T01:48:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T01:48:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XLMH8
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8XLMH8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8XLMH8/1/trajet_rias_educacionais__capital_cultural_e_heran_a_familiar___disserta__o____igor_adolfo_assaf_mendes
bitstream.checksum.fl_str_mv 369f1ba7b1361855b33fb91969acf015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589329802493952