Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/45716 |
Resumo: | A ascendente popularidade da internet prolifera formas de entretenimento, comunicação e trabalho, tais como os portais, que visam difundir informações e fomentar relacionamentos entre stakeholders. Este estudo buscou verificar como a interação tecnológica do portal de uma IES afeta atitudes (satisfação, confiança e comprometimento) e intenções comportamentais (utilização do portal, lealdade e comunicação positiva) dos discentes. A partir de um survey concebido pelos modelos TAM, TTF e KMV o estudo evidenciaque as características e a adequação da tecnologia influenciam na utilidade percebida no portal e nas atitudes moderadoras de intenções comportamentais para a instituição estudada. |
id |
UFMG_2a6e4914ed0b3038c3d8dc2aa0df0918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/45716 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-09-29T13:37:21Z2022-09-29T13:37:21Z2017-0115118921010.20396/rdbci.v0i0.86462311678765Xhttp://hdl.handle.net/1843/45716A ascendente popularidade da internet prolifera formas de entretenimento, comunicação e trabalho, tais como os portais, que visam difundir informações e fomentar relacionamentos entre stakeholders. Este estudo buscou verificar como a interação tecnológica do portal de uma IES afeta atitudes (satisfação, confiança e comprometimento) e intenções comportamentais (utilização do portal, lealdade e comunicação positiva) dos discentes. A partir de um survey concebido pelos modelos TAM, TTF e KMV o estudo evidenciaque as características e a adequação da tecnologia influenciam na utilidade percebida no portal e nas atitudes moderadoras de intenções comportamentais para a instituição estudada.The increasing popularity of internet promotes new forms of entertainment, communication and work, such as portals, which aim to disseminate information and foster relationships among stakeholders. This study sought to demonstrate how technological interaction portal of an Educational Institution affects attitudes (satisfaction, trust and commitment) and behavioral intentions (usage level, loyalty and positive communication) of students. From a survey designed by TAM, TTF and KMV modelsthe study showed that the characteristics and suitability of technology on perceived influence in moderating the portal and attitudes of behavioral intentions to study hospital useporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Digital Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoMarketing na InternetMarketing de relacionamentoTecnologia da informaçãoPortalDigitalAvaliação de sistema de recuperação de informaçãoMarketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMVRelationship and digital marketing: evaluation of a digital information system using an integration of TAM, TTF and KMVmodelsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646076Plínio Rafael Reis MonteiroRaquel Vaz de Mello Strambi Zeringotainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45716/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALMarketing digital e de relacionamento.pdfMarketing digital e de relacionamento.pdfapplication/pdf2877225https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45716/2/Marketing%20digital%20e%20de%20relacionamento.pdf936c265da19b5fcc299ef7bee6695831MD521843/457162022-09-29 10:37:21.622oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-29T13:37:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Relationship and digital marketing: evaluation of a digital information system using an integration of TAM, TTF and KMVmodels |
title |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
spellingShingle |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV Plínio Rafael Reis Monteiro Portal Digital Avaliação de sistema de recuperação de informação Marketing na Internet Marketing de relacionamento Tecnologia da informação |
title_short |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
title_full |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
title_fullStr |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
title_full_unstemmed |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
title_sort |
Marketing digital e de relacionamento: avaliação de um sistema de informação digital usando uma integração da TAM, TTF e modelos KMV |
author |
Plínio Rafael Reis Monteiro |
author_facet |
Plínio Rafael Reis Monteiro Raquel Vaz de Mello Strambi Zeringota |
author_role |
author |
author2 |
Raquel Vaz de Mello Strambi Zeringota |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plínio Rafael Reis Monteiro Raquel Vaz de Mello Strambi Zeringota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portal Digital Avaliação de sistema de recuperação de informação |
topic |
Portal Digital Avaliação de sistema de recuperação de informação Marketing na Internet Marketing de relacionamento Tecnologia da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing na Internet Marketing de relacionamento Tecnologia da informação |
description |
A ascendente popularidade da internet prolifera formas de entretenimento, comunicação e trabalho, tais como os portais, que visam difundir informações e fomentar relacionamentos entre stakeholders. Este estudo buscou verificar como a interação tecnológica do portal de uma IES afeta atitudes (satisfação, confiança e comprometimento) e intenções comportamentais (utilização do portal, lealdade e comunicação positiva) dos discentes. A partir de um survey concebido pelos modelos TAM, TTF e KMV o estudo evidenciaque as características e a adequação da tecnologia influenciam na utilidade percebida no portal e nas atitudes moderadoras de intenções comportamentais para a instituição estudada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T13:37:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T13:37:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/45716 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.20396/rdbci.v0i0.8646231 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678765X |
identifier_str_mv |
10.20396/rdbci.v0i0.8646231 1678765X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/45716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45716/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45716/2/Marketing%20digital%20e%20de%20relacionamento.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 936c265da19b5fcc299ef7bee6695831 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589289973383168 |