Fatores facilitadores e dificultadores na formação de agentes comunitários de saúde em alimentação nutrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Braga Santana de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LUGJC
Resumo: O perfil da saúde da população brasileira e a transição epidemiológica em curso no Brasil, fruto das mudanças no perfil demográfico e nutricional da população, vêm promovendo profundas alterações no padrão de morbimortalidade e no estado nutricional em todas as faixas etárias, nas áreas urbana e rural das grandes e pequenas cidades. Este estudo de revisão integrativa da literatura teve como objetivo identificar os fatores facilitatores e dificultadores na formação dos ACS emeducação alimentar e nutricional no SUS. Os resultados mostram que os principais fatores facilitatores são: a participação dos espaços de ensino nas comissões interinstitucionais de saúde, no controle social e na pactuação do SUS, a coresponsabilização dos serviços pela produção do ensino e da pesquisa, a inclusão dos hospitais de ensino no SUS, a democratização das estruturas de escolas e serviços. Os fatores dificultadores identificados foram: a alienação da escola emrelação à realidade social da população, a divergência entre a estrutura autoritária das escolas e as propostas do SUS, a desarticulação intra e interinstitucional na relação serviço/escola. Para sanar esses fatores dificultadores é fundamental que estes profissionais compreendam a importância da alimentação saudável para a promoção da saúde e prevenção de doenças; tirar suas dúvidas em relação ao tema, inclusive desmistificando crenças populares; colocar em prática as atividadesde nutrição planejadas pelo ACS durante a capacitação; fazer busca ativa dos usuários do SUS com distúrbios nutricionais. Espera-se que a sensibilização aumente o vínculo dos ACS com a comunidade e com a nutricionista do NASF, o que auxiliará na identificação dos usuários do SUS com distúrbios nutricionais específicos, desnutridos e obesos, que devem ser encaminhados ao profissional nutricionista.
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Os resultados mostram que os principais fatores facilitatores são: a participação dos espaços de ensino nas comissões interinstitucionais de saúde, no controle social e na pactuação do SUS, a coresponsabilização dos serviços pela produção do ensino e da pesquisa, a inclusão dos hospitais de ensino no SUS, a democratização das estruturas de escolas e serviços. Os fatores dificultadores identificados foram: a alienação da escola emrelação à realidade social da população, a divergência entre a estrutura autoritária das escolas e as propostas do SUS, a desarticulação intra e interinstitucional na relação serviço/escola. Para sanar esses fatores dificultadores é fundamental que estes profissionais compreendam a importância da alimentação saudável para a promoção da saúde e prevenção de doenças; tirar suas dúvidas em relação ao tema, inclusive desmistificando crenças populares; colocar em prática as atividadesde nutrição planejadas pelo ACS durante a capacitação; fazer busca ativa dos usuários do SUS com distúrbios nutricionais. Espera-se que a sensibilização aumente o vínculo dos ACS com a comunidade e com a nutricionista do NASF, o que auxiliará na identificação dos usuários do SUS com distúrbios nutricionais específicos, desnutridos e obesos, que devem ser encaminhados ao profissional nutricionista.The profile of the Brazilian population's health and the epidemiological transition underway in Brazil, as a result of changes in demographic and nutritional profile of the population, have been promoting profound changes in the pattern of morbidity and mortality and nutritional status in all age groups, in all the geographical space, urban and rural areas of large and small cities.Seeking to deepen knowledge in this subject.This study of integrative literature review aimed to identify the factors in theformation process of the ACS in food and nutritional education in SUS.The results show that the main factors are: facilitatores) participation of teaching spaces in interinstitutional health committees in the social control and the agreement of the SUS, b) Co-accountability of services for the production of teaching and research, c) inclusion of teaching hospitals in the SUS, d) Democratization of the structures of schools and services.The difficult factors identified among others were: a) Alienationfrom school regarding the social reality of the population, b) Divergence between the authoritarian structure of schools and the proposals of the SUS, c) intra-and interinstitutional Disarticulation in service/school relationship. To remedy these process factors:-allow these professionals understand the importance of healthy eating, for the promotion of health and prevention of diseases;-Take your questions in relation to the theme, including Demystifying popular beliefs;-implement nutrition activitiesplanned by ACS during the active search;-training of users of SUS with specific nutritional disorders.It is expected that awareness increase the bond of the SCW with the community and with the nutritionist of the NASF, which assist in the identification of users of SUS with specific nutritional disorders (malnourished and obese) which should be referred to professional nutritionistUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnsinoAgentes Comunitários de SaúdeSistema Único deSaúdeEducação Profissional em Saúde PúblicaNutriçãoFatores facilitadores e dificultadores na formação de agentes comunitários de saúde em alimentação nutriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfernanda_braga_santana_de_oliveira_arruda_2.pdfapplication/pdf187408https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LUGJC/1/fernanda_braga_santana_de_oliveira_arruda_2.pdf19f05adc9d64bc2c9ded18894127669eMD51TEXTfernanda_braga_santana_de_oliveira_arruda_2.pdf.txtfernanda_braga_santana_de_oliveira_arruda_2.pdf.txtExtracted texttext/plain38691https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LUGJC/2/fernanda_braga_santana_de_oliveira_arruda_2.pdf.txt1933ed6a6727c946af0948dd9f691ab7MD521843/BUBD-9LUGJC2019-11-14 09:33:27.848oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LUGJCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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