Educação em tempo integral: desafios e resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvânia Maria da Silva Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
Resumo: O Presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a educação em tempo integral, proposta que vem sendo difundida e se multiplicado nas escolas brasileiras. Objetiva-se discutir a importância da educação em tempo integral, e os desafios enfrentados em sua implementação. Para tanto, será utilizada a revisão de textos que tratam do assunto, bem como o relato de experiência da implantação da educação em tempo integral nas escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho e João Felisberto da Costa, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. Na primeira escola, houve restrição quanto à designação de docentes por parte do estado, e assim, tornou-se impossível prosseguir com a oferta do projeto; já na segunda, o projeto implementado em 2010, apesar de ter enfrentado resistência da comunidade escolar a princípio, permanece em atividade e já apresenta resultados positivos como a aquisição de materiais e equipamentos diversificados; formação continuada dos profissionais; melhoria dos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas, entre outros.
id UFMG_35507912d7d6f7605b20ac0ae1b54c54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTG3N
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aline Gabriele PereiraSilvânia Maria da Silva Brito2019-08-11T15:06:45Z2019-08-11T15:06:45Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3NO Presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a educação em tempo integral, proposta que vem sendo difundida e se multiplicado nas escolas brasileiras. Objetiva-se discutir a importância da educação em tempo integral, e os desafios enfrentados em sua implementação. Para tanto, será utilizada a revisão de textos que tratam do assunto, bem como o relato de experiência da implantação da educação em tempo integral nas escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho e João Felisberto da Costa, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. Na primeira escola, houve restrição quanto à designação de docentes por parte do estado, e assim, tornou-se impossível prosseguir com a oferta do projeto; já na segunda, o projeto implementado em 2010, apesar de ter enfrentado resistência da comunidade escolar a princípio, permanece em atividade e já apresenta resultados positivos como a aquisição de materiais e equipamentos diversificados; formação continuada dos profissionais; melhoria dos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas, entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação integralPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoEscolas de tempo integralPROETIPrograma Mais EducaçãoProjeto Político-PedagógicoEducação em tempo integralEducação em tempo integral: desafios e resultadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdfapplication/pdf628357https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTG3N/1/tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf8b5172473db3cc55ef8e8054cbbe30efMD51TEXTtcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf.txttcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf.txtExtracted texttext/plain104279https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTG3N/2/tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf.txtb4766980358c5602957620fea3c79d72MD521843/BUBD-9ZTG3N2019-11-14 03:31:40.586oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTG3NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:31:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em tempo integral: desafios e resultados
title Educação em tempo integral: desafios e resultados
spellingShingle Educação em tempo integral: desafios e resultados
Silvânia Maria da Silva Brito
PROETI
Programa Mais Educação
Projeto Político-Pedagógico
Educação em tempo integral
Educação integral
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
title_short Educação em tempo integral: desafios e resultados
title_full Educação em tempo integral: desafios e resultados
title_fullStr Educação em tempo integral: desafios e resultados
title_full_unstemmed Educação em tempo integral: desafios e resultados
title_sort Educação em tempo integral: desafios e resultados
author Silvânia Maria da Silva Brito
author_facet Silvânia Maria da Silva Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvânia Maria da Silva Brito
contributor_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv PROETI
Programa Mais Educação
Projeto Político-Pedagógico
Educação em tempo integral
topic PROETI
Programa Mais Educação
Projeto Político-Pedagógico
Educação em tempo integral
Educação integral
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação integral
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
description O Presente trabalho apresenta um breve estudo sobre a educação em tempo integral, proposta que vem sendo difundida e se multiplicado nas escolas brasileiras. Objetiva-se discutir a importância da educação em tempo integral, e os desafios enfrentados em sua implementação. Para tanto, será utilizada a revisão de textos que tratam do assunto, bem como o relato de experiência da implantação da educação em tempo integral nas escolas estaduais Antônio Loureiro Sobrinho e João Felisberto da Costa, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. Na primeira escola, houve restrição quanto à designação de docentes por parte do estado, e assim, tornou-se impossível prosseguir com a oferta do projeto; já na segunda, o projeto implementado em 2010, apesar de ter enfrentado resistência da comunidade escolar a princípio, permanece em atividade e já apresenta resultados positivos como a aquisição de materiais e equipamentos diversificados; formação continuada dos profissionais; melhoria dos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas, entre outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T15:06:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T15:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTG3N
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTG3N/1/tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTG3N/2/tcc_silvania_maria_da_silva_brito_oficial.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b5172473db3cc55ef8e8054cbbe30ef
b4766980358c5602957620fea3c79d72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589388123242496