Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia da Silva Campelo Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8H
Resumo: A concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos.
id UFMG_3788e8d27d1511b7de967844ac3abbdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FTG8H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Renato de MelloPatrícia da Silva Campelo Costa2019-08-14T19:41:55Z2019-08-14T19:41:55Z2013-07-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8HA concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaLingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLinguagem e línguas Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoEnsino de Línguas Mediadas por ComputadorInglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final.pdfapplication/pdf1163655https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/1/trabalho_final.pdf6c6f08e5db7eda65337c077db582beb4MD51TEXTtrabalho_final.pdf.txttrabalho_final.pdf.txtExtracted texttext/plain46849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/2/trabalho_final.pdf.txt20005425dd4d04d29ad5ac2adc8ef7e6MD521843/BUBD-9FTG8H2019-11-14 12:44:05.388oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FTG8HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
title Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
spellingShingle Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
Patrícia da Silva Campelo Costa
Ensino de Línguas Mediadas por Computador
Ensino à distância
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Linguagem e línguas Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
title_short Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
title_full Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
title_fullStr Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
title_full_unstemmed Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
title_sort Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
author Patrícia da Silva Campelo Costa
author_facet Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renato de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia da Silva Campelo Costa
contributor_str_mv Renato de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Línguas Mediadas por Computador
topic Ensino de Línguas Mediadas por Computador
Ensino à distância
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Linguagem e línguas Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino à distância
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Linguagem e línguas Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
description A concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T19:41:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T19:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8H
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/1/trabalho_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/2/trabalho_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c6f08e5db7eda65337c077db582beb4
20005425dd4d04d29ad5ac2adc8ef7e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589461175435264