Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8H |
Resumo: | A concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos. |
id |
UFMG_3788e8d27d1511b7de967844ac3abbdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FTG8H |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Renato de MelloPatrícia da Silva Campelo Costa2019-08-14T19:41:55Z2019-08-14T19:41:55Z2013-07-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8HA concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaLingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLinguagem e línguas Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoEnsino de Línguas Mediadas por ComputadorInglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_final.pdfapplication/pdf1163655https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/1/trabalho_final.pdf6c6f08e5db7eda65337c077db582beb4MD51TEXTtrabalho_final.pdf.txttrabalho_final.pdf.txtExtracted texttext/plain46849https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/2/trabalho_final.pdf.txt20005425dd4d04d29ad5ac2adc8ef7e6MD521843/BUBD-9FTG8H2019-11-14 12:44:05.388oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FTG8HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
title |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
spellingShingle |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas Patrícia da Silva Campelo Costa Ensino de Línguas Mediadas por Computador Ensino à distância Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Linguagem e línguas Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Internet na educação |
title_short |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
title_full |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
title_fullStr |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
title_full_unstemmed |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
title_sort |
Inglês instrumental para alunos de Sistemas de Informação: um projeto mediado por ferramentas tecnólogicas |
author |
Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_facet |
Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Renato de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrícia da Silva Campelo Costa |
contributor_str_mv |
Renato de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Línguas Mediadas por Computador |
topic |
Ensino de Línguas Mediadas por Computador Ensino à distância Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Linguagem e línguas Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Internet na educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino à distância Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Linguagem e línguas Estudo e ensino Ensino auxiliado por computador Internet na educação |
description |
A concepção deste projeto se deu devido a minha experiência com o ensino de inglês instrumental direcionado a alunos de áreas tecnológicas. Quando fui professora substituta na Graduação em Letras da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) de 2008 a 2010 trabalhei, dentre outras, com uma disciplina de Inglês Instrumental para Processamento de Dados, direcionada ao curso de Ciências da Computação. Por sua vez, em 2011 iniciei a docência em uma faculdade particular de Porto Alegre e desde então leciono a disciplina Inglês Instrumental para Tecnologia da Informação (TI) para o curso de Sistemas de Informação. Desse modo, o desenvolvimento deste projeto se deu a partir de minhas reflexões advindas da prática pedagógica desses últimos anos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T19:41:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T19:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8H |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTG8H |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/1/trabalho_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FTG8H/2/trabalho_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c6f08e5db7eda65337c077db582beb4 20005425dd4d04d29ad5ac2adc8ef7e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589461175435264 |