A dualidade na formação no ensino profissionalizante em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celio Roberto Melillo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6G4A
Resumo: Nesta tese, pretendo investigar como a dualidade formação geral / formação técnica em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia se manifesta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática. Meu incômodo com o dualismo predominante na educação profissionalizante nas escolas em que atuei foi o ponto de partida desta investigação. Busquei por uma maior compreensão dos aspectos envolvidos nessa questão, fazendo um resgate histórico da trajetória do ensino profissionalizante no Brasil, discutindo as influências, os interesses e as consequências de diversas fases, desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices até os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Apoiei-me na noção de escola unitária de Antônio Gramsci para me posicionar perante uma escola dualista e seus aspectos antidemocráticos e segregadores. Também me orientei em princípios educacionais de John Dewey, especialmente no que tange à importância de se adotarem temas e métodos de ensino que privilegiem a integração entre o agir e o pensar. No âmbito da Educação Matemática, elaborei um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática orientado pelos preceitos da Educação Matemática Crítica, segundo Ole Skovsmose, como contexto para disparar discussões sobre a questão da dualidade no contexto de uma prática pedagógica desenvolvida em uma sala de aula de Matemática de um Instituto Federal. Os dados coletados a partir dessa pesquisa de campo, capturados em gravações de áudio, vídeo, relatórios escritos e entrevistas, foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, buscando, nas ações e diálogos dos sujeitos, elementos que contribuíram para uma significação (ou uma ressignificação) da dualidade quando participam de um ambiente de modelagem na perspectiva crítica. Alguns dos aspectos da dualidade se apresentam de maneira peculiar nesse ambiente de aprendizagem, que é analisado em termos dos diálogos e ações dos estudantes, utilizando os atos dialógicos de Helle Alrø e Ole Skovsmose. Desenvolvo o entendimento de que a modelagem matemática coloca luz na questão da dualidade, que se manifesta em diferentes formas nas ações e diálogos dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber que o ambiente de aprendizagem oportuniza manifestações dos alunos que não parecem usuais nas aulas tradicionais. As comunicações foram ressignificadas pelo uso da tecnologia, pela dinâmica de investigação e pelos conteúdos de estudo por parte dos estudantes, trazendo à tona que a dualidade parece enraizada tanto nas práticas escolares quanto em relações sociais nas quais os estudantes estão envolvidos.
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Apoiei-me na noção de escola unitária de Antônio Gramsci para me posicionar perante uma escola dualista e seus aspectos antidemocráticos e segregadores. Também me orientei em princípios educacionais de John Dewey, especialmente no que tange à importância de se adotarem temas e métodos de ensino que privilegiem a integração entre o agir e o pensar. No âmbito da Educação Matemática, elaborei um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática orientado pelos preceitos da Educação Matemática Crítica, segundo Ole Skovsmose, como contexto para disparar discussões sobre a questão da dualidade no contexto de uma prática pedagógica desenvolvida em uma sala de aula de Matemática de um Instituto Federal. Os dados coletados a partir dessa pesquisa de campo, capturados em gravações de áudio, vídeo, relatórios escritos e entrevistas, foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, buscando, nas ações e diálogos dos sujeitos, elementos que contribuíram para uma significação (ou uma ressignificação) da dualidade quando participam de um ambiente de modelagem na perspectiva crítica. Alguns dos aspectos da dualidade se apresentam de maneira peculiar nesse ambiente de aprendizagem, que é analisado em termos dos diálogos e ações dos estudantes, utilizando os atos dialógicos de Helle Alrø e Ole Skovsmose. Desenvolvo o entendimento de que a modelagem matemática coloca luz na questão da dualidade, que se manifesta em diferentes formas nas ações e diálogos dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber que o ambiente de aprendizagem oportuniza manifestações dos alunos que não parecem usuais nas aulas tradicionais. As comunicações foram ressignificadas pelo uso da tecnologia, pela dinâmica de investigação e pelos conteúdos de estudo por parte dos estudantes, trazendo à tona que a dualidade parece enraizada tanto nas práticas escolares quanto em relações sociais nas quais os estudantes estão envolvidos.In this work, I intend to discuss how duality general training / technical training in Federal Institutes of Education, Science and Technology is expressed in a mathematical modeling learning environment. My annoyance with the prevailing dualism in vocational education in schools where I worked was the starting point for this research. I searched for a greater understanding of the issues involved in this matter, making a historical trajectory of vocational education in Brazil, discussing the influences, interests and the consequences of various stages, from the creation of Apprentices Schools Craftsmen to the Federal Institutes of Education , Science and technology. I used the unitary school notion of Antonio Gramsci to position myself before a dualist school, to be featured in the work, and its anti-democratic and segregating aspects. Also I instructed me in educational principles of John Dewey, especially regarding the importance of adopting themes and teaching methods that emphasize integration between acting and thinking. In the context of mathematics education, worked out a mathematical modelling learning environment guided by the precepts of Critical Mathematics Education, according to Ole Skovsmose as context to trigger discussions on the issue of duality in the context of a pedagogical practice developed in a mathematics classroom a Federal Institute. The data collected from this field research, captured in audio recordings, video, written reports and interviews will be analyzed using a qualitative approach, seeking, in the actions and speeches of the subjects, all of which contribute to a meaning (or reframing) duality when participating in a modelling environment in critical perspective. Some aspects of duality seem to appear in a peculiar way in the learning environment, which is analyzed in terms of student dialogues and actions, using Helle Alrø and Ole Skovsmose's "dialogic actions." I develop the understanding that mathematical modeling lights up the question of duality, which manifests itself in different forms in the actions and trials of the subjects studied. The communications assume new meanings by the use of the technology, the research dynamics and the study subjects by the students, bringing to the fore that duality seems to be rooted both in school practices and in social relationships in which students are involved.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoFormação profissionalEducaçãoEnsino tecnicoMatemáticaEducaçãoA dualidade na formação no ensino profissionalizante em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___celio_roberto_melillo.pdfapplication/pdf4020228https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6G4A/1/tese___celio_roberto_melillo.pdfbb5c8a000b85339d43c374bdc8e9e46cMD51TEXTtese___celio_roberto_melillo.pdf.txttese___celio_roberto_melillo.pdf.txtExtracted texttext/plain450065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6G4A/2/tese___celio_roberto_melillo.pdf.txtb8c8396399bb092a518bad2a4118d491MD521843/BUOS-AR6G4A2019-11-14 03:30:06.172oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6G4ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:30:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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