Aprendendo a tabuada de forma lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mara Denise de Freitas Peres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA
Resumo: Aprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando.
id UFMG_3961a1de6150bc17c2261702ae5016a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQHBA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidWarley Machado CorreiaMara Denise de Freitas Peres2019-08-13T00:35:51Z2019-08-13T00:35:51Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBAAprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoJogos educativosJogosTabuadaDesenvolvimento da AutonomiaAprendendo a tabuada de forma lúdicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmara_denise_laseb_2012.pdfapplication/pdf601865https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHBA/1/mara_denise_laseb_2012.pdf0e42def02048bd2e9bc89d57106378afMD51TEXTmara_denise_laseb_2012.pdf.txtmara_denise_laseb_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain41003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHBA/2/mara_denise_laseb_2012.pdf.txt2d36a0b7132f26c122de0f085b469347MD521843/VRNS-9QQHBA2019-11-14 20:32:04.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQHBARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:32:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo a tabuada de forma lúdica
title Aprendendo a tabuada de forma lúdica
spellingShingle Aprendendo a tabuada de forma lúdica
Mara Denise de Freitas Peres
Jogos
Tabuada
Desenvolvimento da Autonomia
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
title_short Aprendendo a tabuada de forma lúdica
title_full Aprendendo a tabuada de forma lúdica
title_fullStr Aprendendo a tabuada de forma lúdica
title_full_unstemmed Aprendendo a tabuada de forma lúdica
title_sort Aprendendo a tabuada de forma lúdica
author Mara Denise de Freitas Peres
author_facet Mara Denise de Freitas Peres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Warley Machado Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara Denise de Freitas Peres
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
Warley Machado Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Tabuada
Desenvolvimento da Autonomia
topic Jogos
Tabuada
Desenvolvimento da Autonomia
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
description Aprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T00:35:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T00:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHBA/1/mara_denise_laseb_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHBA/2/mara_denise_laseb_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e42def02048bd2e9bc89d57106378af
2d36a0b7132f26c122de0f085b469347
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589167358148608