Aprendendo a tabuada de forma lúdica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA |
Resumo: | Aprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando. |
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Aprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando. |
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