Artífices de um ofício ou operários da fábrica do conhecimento?: a tensão de valores no quotidiano de trabalho dos professores de uma universidade pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/NVEA-5Y4P5J |
Resumo: | Este trabalho pretende mostrar como o quotidiano de trabalho dos professores, inseridos nas universidades públicas brasileiras, é marcado pela tensão de valores existentes entre os valores mercantis impostos ao meio acadêmico sob a forma de indicadores de performance e os valores inerentes à historicidade dos professores.A fim de alcançarmos esse objetivo, nosso estudo se apoiou nos pressupostos da Ergologia e da Análise Ergonômica do Trabalho. Os dados empíricos foram obtidos através da observação da atividade de dois professores em situação real de trabalho, e de entrevistas realizadas com sete professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais especificamente, o estudo pretende mostrar como o professor lida com os principais condicionantes internos e externos da sua atividade, como escassez de recursos humanos e financeiros, as elevadas exigências de produção, a pressão temporal, as múltiplas tarefas, e o comprometimento com o trabalho. Interessa-nos mostrar de que estratégias os professores lançam mão, seja no plano individual seja no coletivo para o alcance das metas que lhes são prescritas, mantendo o mínimo de saúde necessário e a qualidade de seu trabalho. |
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Eliza Helena de Oliveira EchternachtDaisy Moreira CunhaAntonia Vitoria Soares AranhaBeatriz Alencar D Araujo CoutoDenise AlvarezMeny Aparecida da Silva2019-08-10T22:55:55Z2019-08-10T22:55:55Z2006-03-31http://hdl.handle.net/1843/NVEA-5Y4P5JEste trabalho pretende mostrar como o quotidiano de trabalho dos professores, inseridos nas universidades públicas brasileiras, é marcado pela tensão de valores existentes entre os valores mercantis impostos ao meio acadêmico sob a forma de indicadores de performance e os valores inerentes à historicidade dos professores.A fim de alcançarmos esse objetivo, nosso estudo se apoiou nos pressupostos da Ergologia e da Análise Ergonômica do Trabalho. Os dados empíricos foram obtidos através da observação da atividade de dois professores em situação real de trabalho, e de entrevistas realizadas com sete professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais especificamente, o estudo pretende mostrar como o professor lida com os principais condicionantes internos e externos da sua atividade, como escassez de recursos humanos e financeiros, as elevadas exigências de produção, a pressão temporal, as múltiplas tarefas, e o comprometimento com o trabalho. Interessa-nos mostrar de que estratégias os professores lançam mão, seja no plano individual seja no coletivo para o alcance das metas que lhes são prescritas, mantendo o mínimo de saúde necessário e a qualidade de seu trabalho.This work aims to disclose professors' reality in Brazilian public universities in relation to performance indicators imposed on them. Professors clearly experience conflict between these commercial values and the ones they have built up as professionals. Ergology and Work Ergonomics Analysis principles supported this discussion. Empirical data was obtained from the observation of two professors' daily activities, and interviews with seven professors at the Faculty. The work specifically intends to show how these professionals deal with the main externaland internal conditioning elements in their activities, like the reduced number of professionals and limited financial resources, high productive demands, time pressure, multiple tasks and commitment to work. It's important to focus on which strategies professors need to use, individually or as a group, to attain demanded goals, ensuring work quality and keeping a satisfactory level of health at the same time.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGErgonomiaEngenharia de produçãoOrganização do trabalhoProfessoresErgonomiaInstituição pública de ensinoArtífices de um ofício ou operários da fábrica do conhecimento?: a tensão de valores no quotidiano de trabalho dos professores de uma universidade públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmeny_aparecida_da_silva_ribas.pdfapplication/pdf809928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/NVEA-5Y4P5J/1/meny_aparecida_da_silva_ribas.pdf86225d62a0a70da622e9b7b638092df3MD51TEXTmeny_aparecida_da_silva_ribas.pdf.txtmeny_aparecida_da_silva_ribas.pdf.txtExtracted texttext/plain387233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/NVEA-5Y4P5J/2/meny_aparecida_da_silva_ribas.pdf.txtc5d77943ccdbcdd8eb00c73fff7eb778MD521843/NVEA-5Y4P5J2019-11-14 04:20:01.911oai:repositorio.ufmg.br:1843/NVEA-5Y4P5JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:20:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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