Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentes |
id |
UFMG_3bc791d53a06acc13ce9a976fc47bf5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98525D |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jorge Tadeu de Ramos NevesMonica Erichsen NassifClayton Aparecido Rocha Nazareno2019-08-13T12:54:34Z2019-08-13T12:54:34Z2011-04-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525DEste trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentesThis study aimed to investigate and compare with the literature, the practice of obtaining information in the external environment. The methodology was conducted as a survey of the literature search for definitions and characteristics of information, intelligence and monitoring systems, and the definition of the conceptual basis of reference, identifying the main tools for monitoring the information available on the Internet. According to the size of the organizations they have different levels of hierarchy and different ways of searching for information to meet your demands. To do this they rely on numerous sources of informationavailable on the market. This is a study on how to seek and obtain information through the internet. Has focused attention on monitoring of information using the tool RSS Feed, including how the information source sends data, the frequency of use of these information sources, and use these tools and Internet sites for monitoring information . The information that the company should closely monitor competitors, markets, trends, technology,legislation, among others, underlie the decision process, adding value to the business. We conclude that the idea that information is a strategic resource of the organization is already incorporated into the current reality. Therefore the information is important in generating knowledge to assist in decision making in organizations, becoming indispensable. The process of monitoring of information, understood, aims at the retrieval of information relevant to the specific needs of the organization, sources available on the Internet, with continuous monitoring done by intelligent agents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInternet Fontes de informaçãoCiência da informaçãoInternetMonitoramento informacionalInformação estratégicaFontes de informaçãoMonitoramento da informaçãoInternetMonitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_clayton.pdfapplication/pdf1383794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/1/tcc_clayton.pdf924a2f87439a619e4ecc5815a7e94c94MD51TEXTtcc_clayton.pdf.txttcc_clayton.pdf.txtExtracted texttext/plain140567https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/2/tcc_clayton.pdf.txtef4d74bc36aa4b4e4116b10114e6a068MD521843/BUOS-98525D2019-11-14 23:04:29.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98525DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:04:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
title |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
spellingShingle |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet Clayton Aparecido Rocha Nazareno Informação estratégica Fontes de informação Monitoramento da informação Internet Internet Fontes de informação Ciência da informação Internet Monitoramento informacional |
title_short |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
title_full |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
title_fullStr |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
title_full_unstemmed |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
title_sort |
Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet |
author |
Clayton Aparecido Rocha Nazareno |
author_facet |
Clayton Aparecido Rocha Nazareno |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jorge Tadeu de Ramos Neves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Monica Erichsen Nassif |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clayton Aparecido Rocha Nazareno |
contributor_str_mv |
Jorge Tadeu de Ramos Neves Monica Erichsen Nassif |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação estratégica Fontes de informação Monitoramento da informação Internet |
topic |
Informação estratégica Fontes de informação Monitoramento da informação Internet Internet Fontes de informação Ciência da informação Internet Monitoramento informacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Internet Fontes de informação Ciência da informação Internet Monitoramento informacional |
description |
Este trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentes |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T12:54:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T12:54:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/1/tcc_clayton.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/2/tcc_clayton.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
924a2f87439a619e4ecc5815a7e94c94 ef4d74bc36aa4b4e4116b10114e6a068 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589251965648896 |