Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clayton Aparecido Rocha Nazareno
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentes
id UFMG_3bc791d53a06acc13ce9a976fc47bf5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98525D
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jorge Tadeu de Ramos NevesMonica Erichsen NassifClayton Aparecido Rocha Nazareno2019-08-13T12:54:34Z2019-08-13T12:54:34Z2011-04-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525DEste trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentesThis study aimed to investigate and compare with the literature, the practice of obtaining information in the external environment. The methodology was conducted as a survey of the literature search for definitions and characteristics of information, intelligence and monitoring systems, and the definition of the conceptual basis of reference, identifying the main tools for monitoring the information available on the Internet. According to the size of the organizations they have different levels of hierarchy and different ways of searching for information to meet your demands. To do this they rely on numerous sources of informationavailable on the market. This is a study on how to seek and obtain information through the internet. Has focused attention on monitoring of information using the tool RSS Feed, including how the information source sends data, the frequency of use of these information sources, and use these tools and Internet sites for monitoring information . The information that the company should closely monitor competitors, markets, trends, technology,legislation, among others, underlie the decision process, adding value to the business. We conclude that the idea that information is a strategic resource of the organization is already incorporated into the current reality. Therefore the information is important in generating knowledge to assist in decision making in organizations, becoming indispensable. The process of monitoring of information, understood, aims at the retrieval of information relevant to the specific needs of the organization, sources available on the Internet, with continuous monitoring done by intelligent agents.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInternet Fontes de informaçãoCiência da informaçãoInternetMonitoramento informacionalInformação estratégicaFontes de informaçãoMonitoramento da informaçãoInternetMonitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_clayton.pdfapplication/pdf1383794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/1/tcc_clayton.pdf924a2f87439a619e4ecc5815a7e94c94MD51TEXTtcc_clayton.pdf.txttcc_clayton.pdf.txtExtracted texttext/plain140567https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/2/tcc_clayton.pdf.txtef4d74bc36aa4b4e4116b10114e6a068MD521843/BUOS-98525D2019-11-14 23:04:29.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98525DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:04:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
title Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
spellingShingle Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
Clayton Aparecido Rocha Nazareno
Informação estratégica
Fontes de informação
Monitoramento da informação
Internet
Internet Fontes de informação
Ciência da informação
Internet
Monitoramento informacional
title_short Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
title_full Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
title_fullStr Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
title_full_unstemmed Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
title_sort Monitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internet
author Clayton Aparecido Rocha Nazareno
author_facet Clayton Aparecido Rocha Nazareno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif
dc.contributor.author.fl_str_mv Clayton Aparecido Rocha Nazareno
contributor_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
Monica Erichsen Nassif
dc.subject.por.fl_str_mv Informação estratégica
Fontes de informação
Monitoramento da informação
Internet
topic Informação estratégica
Fontes de informação
Monitoramento da informação
Internet
Internet Fontes de informação
Ciência da informação
Internet
Monitoramento informacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Internet Fontes de informação
Ciência da informação
Internet
Monitoramento informacional
description Este trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentes
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T12:54:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T12:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/1/tcc_clayton.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98525D/2/tcc_clayton.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 924a2f87439a619e4ecc5815a7e94c94
ef4d74bc36aa4b4e4116b10114e6a068
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589251965648896