Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos de Avila Pimenta Filho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9E5H5B
Resumo: Processos de erosão interna juntamente com eventos de galgamentos são as principais causas de rupturas de barragens no mundo. Este fenômeno ocorre quando as partículas de um solo sofrem carreamentos excessivos devidos ao fluxo da percolação existente no maciço, em virtude da inexistência ou do funcionamento inadequado do sistema de filtros implantado no mesmo. O problema da filtragem, seja quanto ao dimensionamento ou avaliação de desempenho, é geralmente abordado em termos de diâmetros característicos dos materiais do solo base e do filtro. Embora os critérios usualmente aplicados para o dimensionamento de filtros sejam considerados satisfatórios, estes foram estabelecidos com base em resultados de ensaios de laboratórios e não contam com base teórica que permita avaliar qual é o carreamento das partículas do solo base através dos vazios formados entre os grãos de um filtro. Diante deste cenário, o professor Araken Silveira (Silveira, 1964), visando estabelecer critérios para dimensionamento não apenas granulométrico, mas também em termos das espessuras dos filtros, desenvolveu uma teoria para determinação da distribuição dos vazios, a partir da qual é possível simular o carreamento das partículas de um solo. Esta metodologia geométrica-probabilística permite determinar as distâncias percorridas pelas partículas do solo base até encontrar um vazio no filtro que restrinja seu transporte. Este trabalho apresenta, como estudo de caso, uma avaliação sobre o processo de erosão interna ocorrido na Barragem de Balderhead, localizada na Inglaterra, na década de 60. A partir das análises realizadas, foi verificado que parcela considerável das partículas do núcleo da barragem estariam sujeitas a carreamentos maiores que a espessura do filtro implantado, fato que apresenta boa concordância em relação ao evento observado em campo. Além disso, foi feita uma correlação entre os resultados obtidos e a razão de retenção D15/d85 Critério Clássico de Terzaghi a qual indicou a coerência deste critério, conforme já esperado.
id UFMG_3c6af2850a4fd7a7e4dfa29fa47d399b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9E5H5B
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Terezinha de Jesus EspositoJoaquim Pimenta de ÁvilaLucio Flavio de Sousa VillarMauro da Cunha NaghettiniCiro HumesMarcos de Avila Pimenta Filho2019-08-10T04:47:09Z2019-08-10T04:47:09Z2013-08-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9E5H5BProcessos de erosão interna juntamente com eventos de galgamentos são as principais causas de rupturas de barragens no mundo. Este fenômeno ocorre quando as partículas de um solo sofrem carreamentos excessivos devidos ao fluxo da percolação existente no maciço, em virtude da inexistência ou do funcionamento inadequado do sistema de filtros implantado no mesmo. O problema da filtragem, seja quanto ao dimensionamento ou avaliação de desempenho, é geralmente abordado em termos de diâmetros característicos dos materiais do solo base e do filtro. Embora os critérios usualmente aplicados para o dimensionamento de filtros sejam considerados satisfatórios, estes foram estabelecidos com base em resultados de ensaios de laboratórios e não contam com base teórica que permita avaliar qual é o carreamento das partículas do solo base através dos vazios formados entre os grãos de um filtro. Diante deste cenário, o professor Araken Silveira (Silveira, 1964), visando estabelecer critérios para dimensionamento não apenas granulométrico, mas também em termos das espessuras dos filtros, desenvolveu uma teoria para determinação da distribuição dos vazios, a partir da qual é possível simular o carreamento das partículas de um solo. Esta metodologia geométrica-probabilística permite determinar as distâncias percorridas pelas partículas do solo base até encontrar um vazio no filtro que restrinja seu transporte. Este trabalho apresenta, como estudo de caso, uma avaliação sobre o processo de erosão interna ocorrido na Barragem de Balderhead, localizada na Inglaterra, na década de 60. A partir das análises realizadas, foi verificado que parcela considerável das partículas do núcleo da barragem estariam sujeitas a carreamentos maiores que a espessura do filtro implantado, fato que apresenta boa concordância em relação ao evento observado em campo. Além disso, foi feita uma correlação entre os resultados obtidos e a razão de retenção D15/d85 Critério Clássico de Terzaghi a qual indicou a coerência deste critério, conforme já esperado.Internal erosion, along with overtopping events, are the main causes of dam failures in the world. This phenomenon occurs when particles of a base soil undergo excessive washing through due to embankment's seepage because of absence or poor performance of the filter system. The problem of filtering, either related to the design or performance evaluation, is generally discussed in terms of the characteristic diameters of base soil and filter materials. Although the criteria usually applied to the design of filters are considered satisfactory, they are based on results of laboratory tests and do not have a theoretical basis for assessing washing through, or for determining the distance that a base soil particle can migrate through the filter constrictions. In this context, Professor Araken Silveira (Silveira, 1964), in order to establish design criteria - not just in terms of particle sizes, but also in order to determine the thicknesses of filters - developed a theory for determining the constriction size distribution of materials, from which it is possible to simulate washing through phenomenon. This geometric-probabilistic methodology allows to determine the distances traveled by the particles of the base soil, through the filter, until they find a constriction which restricts its transport. This case study presents an evaluation of the internal erosion process occurred in Balderhead Dam, located in England, in the 60s. Based on the analysis performed, it was found that a considerable portion of particles of the dam core would be subjected to washing through extents larger than the filter thickness, which indicates reasonable agreement with the incident observed at the dam. In addition, it was evaluated the correlation between the obtained results in washing through analysis and the retention ratio D15/d85 - "Classical Terzaghi's Retention Criterion" - which indicated the consistency of this criterion, as previously expected.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMecânica do soloSolos ErosãoPorosimetriaPipingErosão internaDistribuição de vaziosPorosimetriaFiltros granularesCarreamentoAnálise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vaziosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdfapplication/pdf6969889https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9E5H5B/1/geotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdfe233cb9d092bfda92ea0ad0f692e76a4MD51TEXTgeotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdf.txtgeotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain227113https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9E5H5B/2/geotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdf.txtfbd5b212ac80ed7def1a902f45ebe1eeMD521843/BUOS-9E5H5B2020-01-30 17:12:59.957oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9E5H5BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T20:12:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
title Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
spellingShingle Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
Marcos de Avila Pimenta Filho
Piping
Erosão interna
Distribuição de vazios
Porosimetria
Filtros granulares
Carreamento
Mecânica do solo
Solos Erosão
Porosimetria
title_short Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
title_full Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
title_fullStr Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
title_full_unstemmed Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
title_sort Análise da erosão interna de solos em barragens com base na distribuição de vazios
author Marcos de Avila Pimenta Filho
author_facet Marcos de Avila Pimenta Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terezinha de Jesus Esposito
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Joaquim Pimenta de Ávila
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucio Flavio de Sousa Villar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mauro da Cunha Naghettini
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ciro Humes
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos de Avila Pimenta Filho
contributor_str_mv Terezinha de Jesus Esposito
Joaquim Pimenta de Ávila
Lucio Flavio de Sousa Villar
Mauro da Cunha Naghettini
Ciro Humes
dc.subject.por.fl_str_mv Piping
Erosão interna
Distribuição de vazios
Porosimetria
Filtros granulares
Carreamento
topic Piping
Erosão interna
Distribuição de vazios
Porosimetria
Filtros granulares
Carreamento
Mecânica do solo
Solos Erosão
Porosimetria
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Mecânica do solo
Solos Erosão
Porosimetria
description Processos de erosão interna juntamente com eventos de galgamentos são as principais causas de rupturas de barragens no mundo. Este fenômeno ocorre quando as partículas de um solo sofrem carreamentos excessivos devidos ao fluxo da percolação existente no maciço, em virtude da inexistência ou do funcionamento inadequado do sistema de filtros implantado no mesmo. O problema da filtragem, seja quanto ao dimensionamento ou avaliação de desempenho, é geralmente abordado em termos de diâmetros característicos dos materiais do solo base e do filtro. Embora os critérios usualmente aplicados para o dimensionamento de filtros sejam considerados satisfatórios, estes foram estabelecidos com base em resultados de ensaios de laboratórios e não contam com base teórica que permita avaliar qual é o carreamento das partículas do solo base através dos vazios formados entre os grãos de um filtro. Diante deste cenário, o professor Araken Silveira (Silveira, 1964), visando estabelecer critérios para dimensionamento não apenas granulométrico, mas também em termos das espessuras dos filtros, desenvolveu uma teoria para determinação da distribuição dos vazios, a partir da qual é possível simular o carreamento das partículas de um solo. Esta metodologia geométrica-probabilística permite determinar as distâncias percorridas pelas partículas do solo base até encontrar um vazio no filtro que restrinja seu transporte. Este trabalho apresenta, como estudo de caso, uma avaliação sobre o processo de erosão interna ocorrido na Barragem de Balderhead, localizada na Inglaterra, na década de 60. A partir das análises realizadas, foi verificado que parcela considerável das partículas do núcleo da barragem estariam sujeitas a carreamentos maiores que a espessura do filtro implantado, fato que apresenta boa concordância em relação ao evento observado em campo. Além disso, foi feita uma correlação entre os resultados obtidos e a razão de retenção D15/d85 Critério Clássico de Terzaghi a qual indicou a coerência deste critério, conforme já esperado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:47:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9E5H5B
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9E5H5B
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9E5H5B/1/geotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9E5H5B/2/geotecniatransportes_marcosavilapimentafilho_dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e233cb9d092bfda92ea0ad0f692e76a4
fbd5b212ac80ed7def1a902f45ebe1ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589239628103680