Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M |
Resumo: | Esse trabalho, propõe uma reflexão sobre como o conceito de área e perímetro vêm sendo ensinado no Ensino Fundamental. Para tanto, explicita e analisa as possibilidades de uma abordagem diferenciada para o ensino desses conceitos quando relacionados às figuras geométricas planas. A proposta vai no sentido de evitar a memorização de fórmulas, privilegiando a construção do conhecimento via experimentação e pesquisa por parte dos alunos. Para esse intento foi proposto, elaborado e aplicado uma sequência didática que levasse o aluno, através do uso da composição e recomposição de figuras poligonais planas, ao entendimento do conceito de área e perímetros e, consequentemente, ao desenvolvimento e sistematização das fórmulas/modelos algébricos desses conceitos. Essa sequência de atividades procurou, assim, aproximar, de maneira mais significativa e motivadora, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Fortunata de Freitas Junqueira, da rede Municipal de ensino da cidade de Congonhas/MG, do conceito de área e perímetro e a relação entre esses dois conceito. O tema foi escolhido a partir de situações observadas em minha prática de sala de aula, em que pude constatar que a geometria era, quase sempre, trabalhada desprovida de significado real para o aluno e enfatizando a utilização do algoritmo ou modelos algébricos, sem maior preocupação com os processos que envolvem o pensamento geométrico e as experiências cotidianas dos alunos. Portanto, o presente trabalho irá descrever e analisar a proposta de um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área. |
id |
UFMG_3ed051ecf0c1e24f8799c90e88f2d4ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAP8M |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner Ahmad AuarekTania Aretuza Ambrizi GebaraAna Maria da Silva Rezende2019-08-12T14:20:10Z2019-08-12T14:20:10Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8MEsse trabalho, propõe uma reflexão sobre como o conceito de área e perímetro vêm sendo ensinado no Ensino Fundamental. Para tanto, explicita e analisa as possibilidades de uma abordagem diferenciada para o ensino desses conceitos quando relacionados às figuras geométricas planas. A proposta vai no sentido de evitar a memorização de fórmulas, privilegiando a construção do conhecimento via experimentação e pesquisa por parte dos alunos. Para esse intento foi proposto, elaborado e aplicado uma sequência didática que levasse o aluno, através do uso da composição e recomposição de figuras poligonais planas, ao entendimento do conceito de área e perímetros e, consequentemente, ao desenvolvimento e sistematização das fórmulas/modelos algébricos desses conceitos. Essa sequência de atividades procurou, assim, aproximar, de maneira mais significativa e motivadora, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Fortunata de Freitas Junqueira, da rede Municipal de ensino da cidade de Congonhas/MG, do conceito de área e perímetro e a relação entre esses dois conceito. O tema foi escolhido a partir de situações observadas em minha prática de sala de aula, em que pude constatar que a geometria era, quase sempre, trabalhada desprovida de significado real para o aluno e enfatizando a utilização do algoritmo ou modelos algébricos, sem maior preocupação com os processos que envolvem o pensamento geométrico e as experiências cotidianas dos alunos. Portanto, o presente trabalho irá descrever e analisar a proposta de um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoGeometria Estudo e ensinoEducação MatemáticaEnsinoRecomposição de Figuras GeométricasGeometria ComposiçãoUm novo olhar sobre o ensino de perímetro e áreainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALum_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdfapplication/pdf2561455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAP8M/1/um_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf3d20294e9f1858ffa9caccf39e669734MD51TEXTum_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf.txtum_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf.txtExtracted texttext/plain77599https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAP8M/2/um_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf.txtd1c72054a25939f8f165200b9d61e155MD521843/VRNS-9PAP8M2019-11-14 18:11:23.135oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAP8MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:11:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
title |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
spellingShingle |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área Ana Maria da Silva Rezende Educação Matemática Ensino Recomposição de Figuras Geométricas Geometria Composição Educação Matematica Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino |
title_short |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
title_full |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
title_fullStr |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
title_full_unstemmed |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
title_sort |
Um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área |
author |
Ana Maria da Silva Rezende |
author_facet |
Ana Maria da Silva Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Maria da Silva Rezende |
contributor_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino Recomposição de Figuras Geométricas Geometria Composição |
topic |
Educação Matemática Ensino Recomposição de Figuras Geométricas Geometria Composição Educação Matematica Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino |
description |
Esse trabalho, propõe uma reflexão sobre como o conceito de área e perímetro vêm sendo ensinado no Ensino Fundamental. Para tanto, explicita e analisa as possibilidades de uma abordagem diferenciada para o ensino desses conceitos quando relacionados às figuras geométricas planas. A proposta vai no sentido de evitar a memorização de fórmulas, privilegiando a construção do conhecimento via experimentação e pesquisa por parte dos alunos. Para esse intento foi proposto, elaborado e aplicado uma sequência didática que levasse o aluno, através do uso da composição e recomposição de figuras poligonais planas, ao entendimento do conceito de área e perímetros e, consequentemente, ao desenvolvimento e sistematização das fórmulas/modelos algébricos desses conceitos. Essa sequência de atividades procurou, assim, aproximar, de maneira mais significativa e motivadora, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Fortunata de Freitas Junqueira, da rede Municipal de ensino da cidade de Congonhas/MG, do conceito de área e perímetro e a relação entre esses dois conceito. O tema foi escolhido a partir de situações observadas em minha prática de sala de aula, em que pude constatar que a geometria era, quase sempre, trabalhada desprovida de significado real para o aluno e enfatizando a utilização do algoritmo ou modelos algébricos, sem maior preocupação com os processos que envolvem o pensamento geométrico e as experiências cotidianas dos alunos. Portanto, o presente trabalho irá descrever e analisar a proposta de um novo olhar sobre o ensino de perímetro e área. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:20:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAP8M |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAP8M/1/um_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAP8M/2/um_novo_olhar_sobre_o_ensino_de_per_metro_e__rea.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d20294e9f1858ffa9caccf39e669734 d1c72054a25939f8f165200b9d61e155 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589243626323968 |