Um bocadinho de chão: uma investigação sobre as televisualidades da terra e suas matrizes culturais, em telenovelas de Benedito Ruy Barbosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6HMYT |
Resumo: | Ao partir da constatação da transversalidade do tema da terra, nas telenovelas de Benedito Ruy Barbosa, quais as matrizes culturais que subjazem essa problemática, emergem e sustentam essa presença quando da análise televisual? Esta é a pergunta que norteia esta tese cruzando aportes dos Estudos Visuais, dos Estudos de Televisão e da Teoria Crítica Social Latinoamericana. A pesquisa visa compreender a televisão em seu potencial estético e artístico e, assim, busca considerar as materialidades televisuais em sua relação e articulação com a cultura e como expressões de um estilo televisivo, em constante reelaboração. Nesse sentido, o trabalho empreende um recuo histórico na dramaturgia em apreço, entre as décadas de 1960 e 2010, para verificar os marcos e padrões de estilo no que concerne à temática da terra e sua inscrição sociocultural. No percurso, a investigação destaca-se a importância dos Estudos Visuais e da análise de estilo para o exame formal do texto televisivo (o composto imagem/texto/som), dimensão, geralmente, negligenciada no campo de Estudos da Televisão. O movimento metodológico se opera em dois tempos: a análise televisual e a análise cultural e histórica. Desse modo, as análises buscam identificar na televisualidade na fissura do composto imagem/texto (/som) as matrizes culturais arroladas na tematização da terra e sua importância para os contextos brasileiros e latino-americanos. O corpus compreende as telenovelas Pantanal (TV Manchete, 1990), Renascer (TV Globo, 1993), O rei do gado (TV Globo, 1996/97), Terra nostra (TV Globo, 1999) e Esperança (TV Globo, 2002/03). |
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