Oficina de resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão. |
id |
UFMG_42f15e88e900a03441708bd04cb0cf6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPJ4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekBernadete Aparecida da Costa Alvim2019-08-13T11:01:25Z2019-08-13T11:01:25Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoEnsino fundamentalOficinas matemáticasResolução de ProblemasEnsino FundamentalOficina de resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_bernadete_formatado.pdfapplication/pdf947026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/1/tcc_bernadete_formatado.pdfeb76b530b1443136b519ec4712b36b52MD51TEXTtcc_bernadete_formatado.pdf.txttcc_bernadete_formatado.pdf.txtExtracted texttext/plain50933https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/2/tcc_bernadete_formatado.pdf.txt53154b723f9e9624c252721640e4d1c0MD521843/VRNS-9PAPJ42019-11-14 22:42:40.217oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPJ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:42:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Oficina de resolução de problemas |
title |
Oficina de resolução de problemas |
spellingShingle |
Oficina de resolução de problemas Bernadete Aparecida da Costa Alvim Oficinas matemáticas Resolução de Problemas Ensino Fundamental Educação Matematica Estudo e ensino Ensino fundamental |
title_short |
Oficina de resolução de problemas |
title_full |
Oficina de resolução de problemas |
title_fullStr |
Oficina de resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Oficina de resolução de problemas |
title_sort |
Oficina de resolução de problemas |
author |
Bernadete Aparecida da Costa Alvim |
author_facet |
Bernadete Aparecida da Costa Alvim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernadete Aparecida da Costa Alvim |
contributor_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara Wagner Ahmad Auarek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficinas matemáticas Resolução de Problemas Ensino Fundamental |
topic |
Oficinas matemáticas Resolução de Problemas Ensino Fundamental Educação Matematica Estudo e ensino Ensino fundamental |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Ensino fundamental |
description |
O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T11:01:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T11:01:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/1/tcc_bernadete_formatado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/2/tcc_bernadete_formatado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb76b530b1443136b519ec4712b36b52 53154b723f9e9624c252721640e4d1c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589244521807872 |