Oficina de resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernadete Aparecida da Costa Alvim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4
Resumo: O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão.
id UFMG_42f15e88e900a03441708bd04cb0cf6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPJ4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekBernadete Aparecida da Costa Alvim2019-08-13T11:01:25Z2019-08-13T11:01:25Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoEnsino fundamentalOficinas matemáticasResolução de ProblemasEnsino FundamentalOficina de resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_bernadete_formatado.pdfapplication/pdf947026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/1/tcc_bernadete_formatado.pdfeb76b530b1443136b519ec4712b36b52MD51TEXTtcc_bernadete_formatado.pdf.txttcc_bernadete_formatado.pdf.txtExtracted texttext/plain50933https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/2/tcc_bernadete_formatado.pdf.txt53154b723f9e9624c252721640e4d1c0MD521843/VRNS-9PAPJ42019-11-14 22:42:40.217oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPJ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:42:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina de resolução de problemas
title Oficina de resolução de problemas
spellingShingle Oficina de resolução de problemas
Bernadete Aparecida da Costa Alvim
Oficinas matemáticas
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Ensino fundamental
title_short Oficina de resolução de problemas
title_full Oficina de resolução de problemas
title_fullStr Oficina de resolução de problemas
title_full_unstemmed Oficina de resolução de problemas
title_sort Oficina de resolução de problemas
author Bernadete Aparecida da Costa Alvim
author_facet Bernadete Aparecida da Costa Alvim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernadete Aparecida da Costa Alvim
contributor_str_mv Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Wagner Ahmad Auarek
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas matemáticas
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
topic Oficinas matemáticas
Resolução de Problemas
Ensino Fundamental
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Ensino fundamental
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Matematica  Estudo e ensino
Ensino fundamental
description O presente trabalho é fruto das reflexões construídas a partir do relato do desenvolvimento de um Plano de Ação realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental pertencente a uma escola da Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. Abordo a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino e para tanto, proponho a realização de oficinas de resolução de problemas visando apontar potencialidades e limitações para a aprendizagem da Matemática escolar. Destaco que o processo de elaboração das oficinas foi construído a partir da parceria efetiva entre alunos e professora. As etapas desenvolvidas foram organizadas da seguinte maneira: apresentei a proposta da oficina demonstrando alguns desafios e problemas, em um segundo momento usamos o laboratório de informática para pesquisar problemas e desafios coletados em sites disponíveis na internet. não havendo muito sucesso, pois os alunos sentiram dificuldades de escolher os problemas propostos pelos sites. Contudo, concluo que o trabalho salienta a importância de estudar problemas e desafios matemáticos, uma vez que os mesmos desafiam os alunos contribuindo assim para ampliar os conhecimentos matemáticos. Destaco ainda a importância do trabalho em grupo, já que o mesmo contribui para o crescimento e autonomia dos envolvidos, além de fortalecer os laços de colaboração e reflexão.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T11:01:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T11:01:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPJ4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/1/tcc_bernadete_formatado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPJ4/2/tcc_bernadete_formatado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eb76b530b1443136b519ec4712b36b52
53154b723f9e9624c252721640e4d1c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589244521807872