A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clebson Luiz Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7DR8F
Resumo: O objeto desta pesquisa é a identidade discursiva conhecida como discurso messiânico, ou ainda como discurso de caráter ou tom messiânico, designações aplicadas não apenas a textos oriundos do domínio religioso, mas também a textos provenientes de domínios diversos e materializados em diferentes gêneros. O objetivo maior que nos guia é, pois, o de compreender o que, do ponto de vista linguístico-discursivo, responde por essa categorização. Partimos da hipótese de que o discurso tido como messiânico (em sentido amplo) reitera uma configuração que alude ao quadro do messianismo, configuração essa que pode ser apreendida como um conjunto de formas semióticas (fundamentais e narrativas), discursivas e argumentativas, o que nos leva a recorrer ao aporte teórico da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso em dialogo com os estudos da argumentação. Quanto ao corpus, ele é composto por quatro textos ou conjunto de textos: 1) o livro bíblico do profeta Isaías; 2) História do futuro, de Padre Vieira; 3) Mensagem, de Fernando Pessoa; 4) as Teses sobre o conceito de história, de Walter Benjamin. Trata-se de um corpus heterogêneo do ponto de vista do gênero, do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo, constituído por textos reconhecidamente messiânicos, características consideradas essenciais à investigação proposta. No que diz respeito aos resultados, observamos, na base de uma concepção de história veiculada nos textos, as oposições semânticas: /liberdade/ versus /opressão/ e /sacralidade/ versus /profanidade/. O presente, indiferentemente do contexto histórico a que os textos se referem, é compreendido como o tempo de afirmação dos termos disfóricos (/opressão/ e /profanidade/), enquanto ao futuro se reserva a negação desses termos e a posterior afirmação dos termos eufóricos: /liberdade/ e /sacralidade/. Nos diferentes textos analisados, a redenção messiânica é, assim, uma afirmação futura (virtual) da /liberdade/ concomitantemente com uma afirmação da /sacralidade/, o que significa, simultaneamente, reaver uma condição de plenitude e perfeição perdida num passado mítico/mitizado. Essa redenção, em termos de sintaxe extensiva, é ainda uma forma de triagem social, pela eliminação e/ou assimilação dos diferentes, processo que se baseia num simulacro de contrato entre o sujeito e um destinador transcendente. No âmbito do discurso propriamente dito, esses elementos se realizam como um discurso de poder voltado para um grupo a quem é prometida a hegemonia. Trata-se de um discurso prospectivo sustentado por um éthos ligado à paratopia e por uma dêixis enunciativa de véspera de redenção, num claro apelo ao páthos. Considerando, por fim, as cenas da enunciação, esses elementos são observados em duas situações: por um lado, a crença messiânica, por seu incontestável apelo emocional, é convertida em discursos que, num quadro cênico religioso, buscam validá-la e fazer crer em sua iminente realização a partir de uma situação tida como severamente negativa; por outro, textos não ligados ao quadro cênico religioso se valem, na forma de cenografia, do apelo emocional que o quadro do messianismo carrega para sacralizar algum projeto de futuro ou possibilidade de mudança.
id UFMG_468725ae3e6b00644a9d51eb50c6ccfe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7DR8F
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Glaucia Muniz Proenca LaraCarlos Fernando Jáuregui PintoWilliam Augusto MenezesMarcos Rogerio Cordeiro FernandesWander Emediato de SouzaClebson Luiz Brito2019-08-14T05:06:56Z2019-08-14T05:06:56Z2015-11-27http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7DR8FO objeto desta pesquisa é a identidade discursiva conhecida como discurso messiânico, ou ainda como discurso de caráter ou tom messiânico, designações aplicadas não apenas a textos oriundos do domínio religioso, mas também a textos provenientes de domínios diversos e materializados em diferentes gêneros. O objetivo maior que nos guia é, pois, o de compreender o que, do ponto de vista linguístico-discursivo, responde por essa categorização. Partimos da hipótese de que o discurso tido como messiânico (em sentido amplo) reitera uma configuração que alude ao quadro do messianismo, configuração essa que pode ser apreendida como um conjunto de formas semióticas (fundamentais e narrativas), discursivas e argumentativas, o que nos leva a recorrer ao aporte teórico da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso em dialogo com os estudos da argumentação. Quanto ao corpus, ele é composto por quatro textos ou conjunto de textos: 1) o livro bíblico do profeta Isaías; 2) História do futuro, de Padre Vieira; 3) Mensagem, de Fernando Pessoa; 4) as Teses sobre o conceito de história, de Walter Benjamin. Trata-se de um corpus heterogêneo do ponto de vista do gênero, do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo, constituído por textos reconhecidamente messiânicos, características consideradas essenciais à investigação proposta. No que diz respeito aos resultados, observamos, na base de uma concepção de história veiculada nos textos, as oposições semânticas: /liberdade/ versus /opressão/ e /sacralidade/ versus /profanidade/. O presente, indiferentemente do contexto histórico a que os textos se referem, é compreendido como o tempo de afirmação dos termos disfóricos (/opressão/ e /profanidade/), enquanto ao futuro se reserva a negação desses termos e a posterior afirmação dos termos eufóricos: /liberdade/ e /sacralidade/. Nos diferentes textos analisados, a redenção messiânica é, assim, uma afirmação futura (virtual) da /liberdade/ concomitantemente com uma afirmação da /sacralidade/, o que significa, simultaneamente, reaver uma condição de plenitude e perfeição perdida num passado mítico/mitizado. Essa redenção, em termos de sintaxe extensiva, é ainda uma forma de triagem social, pela eliminação e/ou assimilação dos diferentes, processo que se baseia num simulacro de contrato entre o sujeito e um destinador transcendente. No âmbito do discurso propriamente dito, esses elementos se realizam como um discurso de poder voltado para um grupo a quem é prometida a hegemonia. Trata-se de um discurso prospectivo sustentado por um éthos ligado à paratopia e por uma dêixis enunciativa de véspera de redenção, num claro apelo ao páthos. Considerando, por fim, as cenas da enunciação, esses elementos são observados em duas situações: por um lado, a crença messiânica, por seu incontestável apelo emocional, é convertida em discursos que, num quadro cênico religioso, buscam validá-la e fazer crer em sua iminente realização a partir de uma situação tida como severamente negativa; por outro, textos não ligados ao quadro cênico religioso se valem, na forma de cenografia, do apelo emocional que o quadro do messianismo carrega para sacralizar algum projeto de futuro ou possibilidade de mudança.The object of this research is a discursive identity known as messianic discourse or as discourse of messianic character or tone, designations applied not only to the texts from the religious domain, but also to the ones coming from a variety of domains and materialized in different genres. Our principal aim is to understand what, from a linguistic-discursive point of view, accounts for this discursive categorization. Our starting hypothesis is that the so-called messianic discourse, in a broad sense, reiterates a configuration that alludes to the messianic frame, configuration that can be highlighted as a set of semiotic (fundamental and narrative), discursive and argumentative forms. For this reason, we take the theoretical contributions of both Discursive Semiotics and French Discourse Analysis in dialogue with the Argumentation studies. Concerning the corpus, it consists of four texts or groups of texts: 1) the prophet Isaiahs biblical book; 2) História do futuro, by Antonio Vieira; 3) Mensagem, by Fernando Pessoa; 4) Thesis on the Philosophy of History, by Walter Benjamin. It is a heterogeneous corpus from the point of view of genre, time and space, but at the same time consists of texts recognized as messianic, which is considered an essential aspect for this research. On the basis of a historical conception conveyed in the texts, the results show two main semantic oppositions: /liberty/ versus /oppression/ and /sacrality/ versus /profanity/. The present, no matter the historical context to which the texts refers, is understood as a period of affirmation of the dysphoric terms (/oppression/ and /profanity/), while the future is the time of negation of these terms and of subsequent affirmation of the euphoric terms: /liberty/ and /sacrality/. In the different texts analyzed, the messianic redemption is thus a future affirmation of both /liberty/ and /sacrality/, which also means to recover a lost condition of fullness and perfection in a mythical or idealized past. Such redemption, in terms of extensive syntax, is a form of social screening, that is, the elimination and/or assimilation of the other, a process that is based on the simulacrum of a contract between the subject and a transcendent addresser. In the discourse level, these elements are changed into a power discourse focused on a group to which hegemony is promised. It is a prospective discourse supported by an ethos linked to the notion of paratopia and by an enonciative deixis understood as the eve of redemption, in a clear appeal to pathos. Finally, considering the enunciation scenes, these elements are observed in two situations: on the one hand, the messianic belief, because of its undeniable emotional appeal, is converted into discourse which, in a religious scenic frame, seek to validate it and to make believe in its imminent achievement in a situation considered severely negative; on the other hand, texts that are not related to the religious scenic frame use the messianic frame, in the form of a scenography, to sacralize some future project or possibility of transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVieira, Antônio , 1608-1697 História do futuroAnálise do discursoPessoa, Fernando , 1888-1935 MensagemMessianismoBenjamin, Walter , 1892-1940RetóricaBíblia AT IsaíasConfiguraçãoDiscurso messiânicoSemiótica DiscursivaAnálise do Discurso FrancesaArgumentaçãoA configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdfapplication/pdf2046590https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7DR8F/1/a_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdf4881971795a8488e88acf66efae5c921MD51TEXTa_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdf.txta_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain596260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7DR8F/2/a_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdf.txt3cf115885e62f511dba24b0a348d0500MD521843/MGSS-A7DR8F2019-11-14 17:01:23.565oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A7DR8FRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:01:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
title A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
spellingShingle A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
Clebson Luiz Brito
Configuração
Discurso messiânico
Semiótica Discursiva
Análise do Discurso Francesa
Argumentação
Vieira, Antônio , 1608-1697 História do futuro
Análise do discurso
Pessoa, Fernando , 1888-1935 Mensagem
Messianismo
Benjamin, Walter , 1892-1940
Retórica
Bíblia AT Isaías
title_short A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
title_full A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
title_fullStr A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
title_full_unstemmed A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
title_sort A configuração do discurso messiânico numa perspectiva semiótica e argumentativa
author Clebson Luiz Brito
author_facet Clebson Luiz Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Fernando Jáuregui Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv William Augusto Menezes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Wander Emediato de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Clebson Luiz Brito
contributor_str_mv Glaucia Muniz Proenca Lara
Carlos Fernando Jáuregui Pinto
William Augusto Menezes
Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Wander Emediato de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Configuração
Discurso messiânico
Semiótica Discursiva
Análise do Discurso Francesa
Argumentação
topic Configuração
Discurso messiânico
Semiótica Discursiva
Análise do Discurso Francesa
Argumentação
Vieira, Antônio , 1608-1697 História do futuro
Análise do discurso
Pessoa, Fernando , 1888-1935 Mensagem
Messianismo
Benjamin, Walter , 1892-1940
Retórica
Bíblia AT Isaías
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vieira, Antônio , 1608-1697 História do futuro
Análise do discurso
Pessoa, Fernando , 1888-1935 Mensagem
Messianismo
Benjamin, Walter , 1892-1940
Retórica
Bíblia AT Isaías
description O objeto desta pesquisa é a identidade discursiva conhecida como discurso messiânico, ou ainda como discurso de caráter ou tom messiânico, designações aplicadas não apenas a textos oriundos do domínio religioso, mas também a textos provenientes de domínios diversos e materializados em diferentes gêneros. O objetivo maior que nos guia é, pois, o de compreender o que, do ponto de vista linguístico-discursivo, responde por essa categorização. Partimos da hipótese de que o discurso tido como messiânico (em sentido amplo) reitera uma configuração que alude ao quadro do messianismo, configuração essa que pode ser apreendida como um conjunto de formas semióticas (fundamentais e narrativas), discursivas e argumentativas, o que nos leva a recorrer ao aporte teórico da Semiótica Discursiva e da Análise do Discurso em dialogo com os estudos da argumentação. Quanto ao corpus, ele é composto por quatro textos ou conjunto de textos: 1) o livro bíblico do profeta Isaías; 2) História do futuro, de Padre Vieira; 3) Mensagem, de Fernando Pessoa; 4) as Teses sobre o conceito de história, de Walter Benjamin. Trata-se de um corpus heterogêneo do ponto de vista do gênero, do tempo e do espaço, mas, ao mesmo tempo, constituído por textos reconhecidamente messiânicos, características consideradas essenciais à investigação proposta. No que diz respeito aos resultados, observamos, na base de uma concepção de história veiculada nos textos, as oposições semânticas: /liberdade/ versus /opressão/ e /sacralidade/ versus /profanidade/. O presente, indiferentemente do contexto histórico a que os textos se referem, é compreendido como o tempo de afirmação dos termos disfóricos (/opressão/ e /profanidade/), enquanto ao futuro se reserva a negação desses termos e a posterior afirmação dos termos eufóricos: /liberdade/ e /sacralidade/. Nos diferentes textos analisados, a redenção messiânica é, assim, uma afirmação futura (virtual) da /liberdade/ concomitantemente com uma afirmação da /sacralidade/, o que significa, simultaneamente, reaver uma condição de plenitude e perfeição perdida num passado mítico/mitizado. Essa redenção, em termos de sintaxe extensiva, é ainda uma forma de triagem social, pela eliminação e/ou assimilação dos diferentes, processo que se baseia num simulacro de contrato entre o sujeito e um destinador transcendente. No âmbito do discurso propriamente dito, esses elementos se realizam como um discurso de poder voltado para um grupo a quem é prometida a hegemonia. Trata-se de um discurso prospectivo sustentado por um éthos ligado à paratopia e por uma dêixis enunciativa de véspera de redenção, num claro apelo ao páthos. Considerando, por fim, as cenas da enunciação, esses elementos são observados em duas situações: por um lado, a crença messiânica, por seu incontestável apelo emocional, é convertida em discursos que, num quadro cênico religioso, buscam validá-la e fazer crer em sua iminente realização a partir de uma situação tida como severamente negativa; por outro, textos não ligados ao quadro cênico religioso se valem, na forma de cenografia, do apelo emocional que o quadro do messianismo carrega para sacralizar algum projeto de futuro ou possibilidade de mudança.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:06:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7DR8F
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A7DR8F
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7DR8F/1/a_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A7DR8F/2/a_configura__o_do_discurso_messi_nico_numa_perspectiva_semi_tica_e__argumentativa_clebson_luiz_de_brito_tese_2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4881971795a8488e88acf66efae5c921
3cf115885e62f511dba24b0a348d0500
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589537571536896