Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nathália Izabela Rodrigues Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31226
Resumo: Esta dissertação propõe um estudo imagológico acerca das imagens de Tituba, uma mulher dentre as personagens perseguidas e julgadas durante o episódio conhecido como a caça às bruxas de Salem, ocorrido no século XVII nos Estados Unidos. Partindo do método de leitura de Pageaux, segundo o qual a imagem é um conjunto de palavras para definir o outro e, ao fazê-lo, definir a si mesmo, delimito a imagem da Tituba construída no romance Moi, Tituba sorcière… Noire de Salem, de Maryse Condé, a fim de discutir se ela reproduz ou perturba os comportamentos das representações anteriores. Para tanto, comparo a imagem da protagonista a três outras imagens presentes em outras três produções discursivas: imagem I, Tituba na deposição de Tituba ao tribunal de caça às bruxas, datada do século XVII; imagem II, Tituba na peça The Crucible, de Arthur Miller; e imagem III, Tituba no livro Tituba of Salem Village, de Ann Petry. Além disso, já que, como pondera o crítico francês, por meio do estudo da materialidade textual revela-se o imaginário que permitiu a elaboração daquela imagem, destaco dois contos, “Leçon d’histoire” e “Chemin d’école”, ambos igualmente de autoria de Condé, com o objetivo de sublinhar como questões associadas ao passado colonial surgem nos textos elencados neste trabalho, bem como estão dispostas no imaginário condeniano.
id UFMG_47d922b1527ff68f01a7c6601f0591d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31226
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Juliana Gambogi Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/8284759021266358Nathália Izabela Rodrigues Dias2019-11-22T18:16:44Z2019-11-22T18:16:44Z2019-08-09http://hdl.handle.net/1843/31226Esta dissertação propõe um estudo imagológico acerca das imagens de Tituba, uma mulher dentre as personagens perseguidas e julgadas durante o episódio conhecido como a caça às bruxas de Salem, ocorrido no século XVII nos Estados Unidos. Partindo do método de leitura de Pageaux, segundo o qual a imagem é um conjunto de palavras para definir o outro e, ao fazê-lo, definir a si mesmo, delimito a imagem da Tituba construída no romance Moi, Tituba sorcière… Noire de Salem, de Maryse Condé, a fim de discutir se ela reproduz ou perturba os comportamentos das representações anteriores. Para tanto, comparo a imagem da protagonista a três outras imagens presentes em outras três produções discursivas: imagem I, Tituba na deposição de Tituba ao tribunal de caça às bruxas, datada do século XVII; imagem II, Tituba na peça The Crucible, de Arthur Miller; e imagem III, Tituba no livro Tituba of Salem Village, de Ann Petry. Além disso, já que, como pondera o crítico francês, por meio do estudo da materialidade textual revela-se o imaginário que permitiu a elaboração daquela imagem, destaco dois contos, “Leçon d’histoire” e “Chemin d’école”, ambos igualmente de autoria de Condé, com o objetivo de sublinhar como questões associadas ao passado colonial surgem nos textos elencados neste trabalho, bem como estão dispostas no imaginário condeniano.This Master’s thesis proposes an imagiological study about the images of Tituba, a woman among the characters persecuted and judged during the episode known as the witch hunt of Salem, occurred in the seventeenth century in the United States. Starting from Pageaux's reading method, according to which the image is a set of words to define the ‘other’ and, in so doing, define itself, I delimit the Tituba's image constructed in the novel Moi, Tituba sorcière... Noire de Salem, of Maryse Condé, in order to discuss whether it reproduces or disturbs the behavior of previous representations. For that, the image of the protagonist is compared to three other images present in three other discursive productions: image I, Tituba in the deposition of Tituba to the court of witch hunt, dated from the seventeenth century; image II, Tituba in Arthur Miller's The Crucible; and Image III, Tituba in Ann Petry's Tituba of Salem Village. Moreover, as the French critic ponders, the imaginary that allowed the elaboration of image is revealed through the study of textual materiality, for that, two short stories are highlighted, "Leçon d'histoire" and "Chemin d'école", both also authored by Condé, with the aim of emphasizing how issues associated with the colonial past appear in the texts listed in this paper, as well as being arranged in the Condenian imaginary.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASMaryse CondéTitubaimagemimagináriotextoMúltiplas Titubas: entre a história e a literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - versão final.pdfDissertação - versão final.pdfapplication/pdf2229434https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31226/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20final.pdfb218b801428dfc4890138f22c1da7a50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31226/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação - versão final.pdf.txtDissertação - versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain379457https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31226/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt5996af8e2ebbcfbfd8675ba280160f49MD531843/312262019-11-23 03:24:37.995oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-23T06:24:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
title Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
spellingShingle Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
Nathália Izabela Rodrigues Dias
Maryse Condé
Tituba
imagem
imaginário
texto
title_short Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
title_full Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
title_fullStr Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
title_full_unstemmed Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
title_sort Múltiplas Titubas: entre a história e a literatura
author Nathália Izabela Rodrigues Dias
author_facet Nathália Izabela Rodrigues Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Juliana Gambogi Teixeira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8284759021266358
dc.contributor.author.fl_str_mv Nathália Izabela Rodrigues Dias
contributor_str_mv Maria Juliana Gambogi Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Maryse Condé
Tituba
imagem
imaginário
texto
topic Maryse Condé
Tituba
imagem
imaginário
texto
description Esta dissertação propõe um estudo imagológico acerca das imagens de Tituba, uma mulher dentre as personagens perseguidas e julgadas durante o episódio conhecido como a caça às bruxas de Salem, ocorrido no século XVII nos Estados Unidos. Partindo do método de leitura de Pageaux, segundo o qual a imagem é um conjunto de palavras para definir o outro e, ao fazê-lo, definir a si mesmo, delimito a imagem da Tituba construída no romance Moi, Tituba sorcière… Noire de Salem, de Maryse Condé, a fim de discutir se ela reproduz ou perturba os comportamentos das representações anteriores. Para tanto, comparo a imagem da protagonista a três outras imagens presentes em outras três produções discursivas: imagem I, Tituba na deposição de Tituba ao tribunal de caça às bruxas, datada do século XVII; imagem II, Tituba na peça The Crucible, de Arthur Miller; e imagem III, Tituba no livro Tituba of Salem Village, de Ann Petry. Além disso, já que, como pondera o crítico francês, por meio do estudo da materialidade textual revela-se o imaginário que permitiu a elaboração daquela imagem, destaco dois contos, “Leçon d’histoire” e “Chemin d’école”, ambos igualmente de autoria de Condé, com o objetivo de sublinhar como questões associadas ao passado colonial surgem nos textos elencados neste trabalho, bem como estão dispostas no imaginário condeniano.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-22T18:16:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-22T18:16:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31226
url http://hdl.handle.net/1843/31226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31226/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31226/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31226/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b218b801428dfc4890138f22c1da7a50
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
5996af8e2ebbcfbfd8675ba280160f49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589324309004288