A caminhabilidade como instrumento de humanização de travessias urbanas rodoviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Corrêa Lacerda Dutra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35024
Resumo: As travessias urbanas rodoviárias – áreas urbanas segmentadas por rodovias – são regiões de conflitos gerados entre o tráfego de passagem e o tráfego local. Nesse contexto, verifica-se que o pedestre se afigura como o ator mais vulnerável no microssistema de mobilidade nas espacialidades em tela, considerando que, tradicionalmente, a fluidez viária é o objetivo máximo a ser alcançado em rodovias. Assim, estudar os deslocamentos pedonais nos trechos urbanos das rodovias brasileiras se torna um desafio, tendo em vista o estímulo voltado a outros modos de transporte. Nas últimas décadas, apesar de serem realizadas algumas ações no que tange ao incremento da infraestrutura voltada para os pedestres em diferentes travessias urbanas rodoviárias, há que se aumentar as ações para tornar as áreas urbanas das rodovias espaços mais amigáveis e seguros para a circulação de pedestres. Para tanto, metodologias capazes de compreender os ambientes pedonais de áreas pouco exploradas até o momento são de extrema relevância. Na busca por uma melhor compreensão da qualidade de uma espacialidade, o emprego de um índice que possa ser utilizado como ferramenta de avaliação do ambiente no qual se insere o pedestre torna-se de suma importância. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo desenvolver um índice de caminhabilidade que possibilite avaliar a qualidade do ambiente de circulação dos pedestres nas áreas urbanizadas ao longo das rodovias. Nessa perspectiva, foram selecionados dois trechos da rodovia estadual MG-10, localizada no município de Lagoa Santa, em Minas Gerais. O índice foi construído em 5 etapas. Primeiramente, procurou-se identificar, na literatura nacional e internacional, indicadores que auxiliam na mensuração das condições de caminhabilidade e, em seguida, foram analisados quanto à aplicabilidade em trechos urbanos segmentados por rodovias. A segunda etapa consistiu em adequar o índice de caminhabilidade elaborado por Carvalho (2018), cuja presente dissertação se afigura como um desdobramento/continuidade desse trabalho, para subsídio ao desenvolvimento do índice a ser aplicado em travessias urbanas. A terceira etapa consistiu na elaboração e aplicação de questionário a profissionais da área rodoviária, com o objetivo de identificar o grau de importância dos indicadores utilizados na pesquisa de Carvalho (2018). A quarta etapa considerou o desenvolvimento de um índice de caminhabilidade para travessias urbanas rodoviárias e, finalmente, a quinta etapa consistiu na aplicação do índice de caminhabilidade proposto em duas espacialidades distintas de uma mesma travessia urbana rodoviária. A metodologia proposta verificou-se acessível e de fácil compreensão, levando-se em conta, sempre que possível, uma análise quantitativa dos elementos, tornando a aplicação do índice de rápida execução. Utilizou-se o índice desenvolvido para a avaliação de duas espacialidades, uma composta por oito segmentos e outra composta por seis segmentos da rodovia MG-10. A utilização do índice se mostrou eficiente na avaliação da caminhabilidade de travessias urbanas, sugerindo que possa ser utilizado em outras espacialidades ou segmentos com características semelhantes. Verifica-se ainda que pode ser um instrumento importante nas definições de novos projetos e em correções de situações existentes. Por fim, este estudo é um indicativo da necessidade de se aprofundar a investigação de questões relacionadas à melhoria de circulação dos pedestres nas travessias urbanas rodoviárias.
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Nas últimas décadas, apesar de serem realizadas algumas ações no que tange ao incremento da infraestrutura voltada para os pedestres em diferentes travessias urbanas rodoviárias, há que se aumentar as ações para tornar as áreas urbanas das rodovias espaços mais amigáveis e seguros para a circulação de pedestres. Para tanto, metodologias capazes de compreender os ambientes pedonais de áreas pouco exploradas até o momento são de extrema relevância. Na busca por uma melhor compreensão da qualidade de uma espacialidade, o emprego de um índice que possa ser utilizado como ferramenta de avaliação do ambiente no qual se insere o pedestre torna-se de suma importância. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo desenvolver um índice de caminhabilidade que possibilite avaliar a qualidade do ambiente de circulação dos pedestres nas áreas urbanizadas ao longo das rodovias. Nessa perspectiva, foram selecionados dois trechos da rodovia estadual MG-10, localizada no município de Lagoa Santa, em Minas Gerais. O índice foi construído em 5 etapas. Primeiramente, procurou-se identificar, na literatura nacional e internacional, indicadores que auxiliam na mensuração das condições de caminhabilidade e, em seguida, foram analisados quanto à aplicabilidade em trechos urbanos segmentados por rodovias. A segunda etapa consistiu em adequar o índice de caminhabilidade elaborado por Carvalho (2018), cuja presente dissertação se afigura como um desdobramento/continuidade desse trabalho, para subsídio ao desenvolvimento do índice a ser aplicado em travessias urbanas. A terceira etapa consistiu na elaboração e aplicação de questionário a profissionais da área rodoviária, com o objetivo de identificar o grau de importância dos indicadores utilizados na pesquisa de Carvalho (2018). A quarta etapa considerou o desenvolvimento de um índice de caminhabilidade para travessias urbanas rodoviárias e, finalmente, a quinta etapa consistiu na aplicação do índice de caminhabilidade proposto em duas espacialidades distintas de uma mesma travessia urbana rodoviária. A metodologia proposta verificou-se acessível e de fácil compreensão, levando-se em conta, sempre que possível, uma análise quantitativa dos elementos, tornando a aplicação do índice de rápida execução. Utilizou-se o índice desenvolvido para a avaliação de duas espacialidades, uma composta por oito segmentos e outra composta por seis segmentos da rodovia MG-10. A utilização do índice se mostrou eficiente na avaliação da caminhabilidade de travessias urbanas, sugerindo que possa ser utilizado em outras espacialidades ou segmentos com características semelhantes. Verifica-se ainda que pode ser um instrumento importante nas definições de novos projetos e em correções de situações existentes. Por fim, este estudo é um indicativo da necessidade de se aprofundar a investigação de questões relacionadas à melhoria de circulação dos pedestres nas travessias urbanas rodoviárias.Urban road crossings - urban areas segmented by highways - are complex regions caused by the conflict between transit traffic and local traffic. In this context, it is possible to observe that pedestrians appear as the most vulnerable elements in a mobility microsystem, bearing in mind that, traditionally, the ultimate goal to be achieved is optimal traffic flow. Therefore, studying pedestrian traffic in urban stretches of Brazilian highways becomes a challenge in view of the research incentive aimed at other means of transportation. Over the last decades, despite some actions have been taken regarding improvements of infrastructure aimed at pedestrians in different types of urban road crossings, it is necessary to increase actions towards transforming urban road areas into spaces that are more friendly and safe for pedestrian traffic. For this purpose, methodologies that are able to understand the environment of pedestrians, which are areas scarcely researched up to now, are extremely relevant. Applying an index that can be used as an assessment tool of the environment in which pedestrians are inserted becomes of utmost importance in an effort to better understand the quality of a certain spatiality. In this context, the goal of this dissertation is to develop a walkability index that allows for the assessment of the quality of the environment intended for pedestrian traffic in urbanized areas surrounding highways. From this point of view, two stretches of the state highway MG-10, located in the municipality of Lagoa Santa, Minas Gerais were selected for this research. The index was conceived in 5 stages. The first stage consisted of identifying, in national and international literature, indicatorsthat help measuring walkability conditions; after that, these indicators were assessed as it concerns their applicability for urban stretches segmented by highways. The second stage consisted of adapting the walkability index produced by Carvalho (2018), whose work is developed/continued in this dissertation, as a basis for the preparation of an index to be applied to urban road crossings. The third stage consisted of the preparation and application of a questionnaire survey among highway professionals in an attempt to identify the significance level of the indicators used in Carvalho’s (2018) research. The fourth stage was concerned with the development of a walkability index for urban road crossings and, finally, the fifth stage consisted of applying the proposed walkability index in two different spatialities of the same urban road crossing. The proposed methodology has been found to be accessible and easy to understand, taking into account, whenever possible, a quantitative analysis of the elements, making the index application a quickly executable method. The index created was used for the assessment of two spatialities, one consisting of 8 segments and the other consisting of 6 segments of the MG-10 highway. The use of the index proved to be efficient in the assessment of walkability in urban crossings, showing that it can be used in other spatialities or road stretches with similar features. Also, it was noted that the index can be an important tool on the definition of new projects as well as for correcting existing situations. Finally, the study presented here points out the need for a deeper investigation of issues related to improving the walkability of pedestrians across urban road crossing.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTransportesCaminhabilidadeMobilidade urbanaPedestresTravessia urbanaCaminhabilidadeMobilidade urbanaPedestreA caminhabilidade como instrumento de humanização de travessias urbanas rodoviáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Raquel C L Dutra - Final.pdfDissertação Raquel C L Dutra - Final.pdfapplication/pdf8382764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35024/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Raquel%20C%20L%20Dutra%20-%20Final.pdf868d940d26c8475d44318714a77e0ad8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35024/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35024/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/350242021-02-19 13:18:09.197oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-02-19T16:18:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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