Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edvard Braga
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97FJLD
Resumo: O tabagismo apresenta-se como um sério problema de saúde na atualidade e requer uma abordagem terapêutica interdisciplinar. Além de manifestações sistêmicas, o tabaco apresenta diversas alterações na cavidade bucal, sendo a doença periodontal a mais comum. O Brasil é um dos Principais produtores e exportadores de tabaco no mundo. A dependência econômica do setor fumageiro torna mais complexa qualquer estratégia de intervenção. Por outro lado, o controle do tabagismo exige um eficiente e sistemático mecanismo de vigilância para monitorar as tendências de consumo de tabaco. A OMS estima que em 2025, 85% dos fumantes estarão nos países menos desenvolvidos. No Brasil cerca de 32 milhões de brasileiros são fumantes. O cigarro é hoje o campeão de mortes no mundo. Morrem a cada ano mais pessoas que são vítimas do consumo de cigarros que a soma das mortes devido a AIDS, violência e acidentes de transito, incêndiose suicídios. O desconforto causado pelas doenças e os prejuízos econômicos delas decorrentes como gastos com hospitais, médicos e remédios faltas no trabalho diminuição da expectativa de vida, além do sofrimento para os familiares e amigos tornam o cigarro o grande responsável pela queda de a qualidade de vida dos fumantes e de quem vive com eles. Não obstante tudo isso existe no Brasil 30 milhões de fumantes que mesmo querendo não conseguem abandonar o cigarro. Parar de fumar é a medida mais eficaz e inteligente que podem tomar para melhoria da sua saúde e da de todos que convivem com elas, principalmente familiares, vítimas inocentes do fumo passivo, tão nocivo quanto o vício direto. Diante disto se propõe uma intervenção junto aos usuários de tabaco do Centro de Saúde Santa Amélia usando-se técnicas de cessação de fumar.
id UFMG_4d3e908216887c1fc4c15758a264e209
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-97FJLD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauro Henrique Nogueira Guimaraes de AbreuEdvard Braga2019-08-14T18:44:40Z2019-08-14T18:44:40Z2009-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97FJLDO tabagismo apresenta-se como um sério problema de saúde na atualidade e requer uma abordagem terapêutica interdisciplinar. Além de manifestações sistêmicas, o tabaco apresenta diversas alterações na cavidade bucal, sendo a doença periodontal a mais comum. O Brasil é um dos Principais produtores e exportadores de tabaco no mundo. A dependência econômica do setor fumageiro torna mais complexa qualquer estratégia de intervenção. Por outro lado, o controle do tabagismo exige um eficiente e sistemático mecanismo de vigilância para monitorar as tendências de consumo de tabaco. A OMS estima que em 2025, 85% dos fumantes estarão nos países menos desenvolvidos. No Brasil cerca de 32 milhões de brasileiros são fumantes. O cigarro é hoje o campeão de mortes no mundo. Morrem a cada ano mais pessoas que são vítimas do consumo de cigarros que a soma das mortes devido a AIDS, violência e acidentes de transito, incêndiose suicídios. O desconforto causado pelas doenças e os prejuízos econômicos delas decorrentes como gastos com hospitais, médicos e remédios faltas no trabalho diminuição da expectativa de vida, além do sofrimento para os familiares e amigos tornam o cigarro o grande responsável pela queda de a qualidade de vida dos fumantes e de quem vive com eles. Não obstante tudo isso existe no Brasil 30 milhões de fumantes que mesmo querendo não conseguem abandonar o cigarro. Parar de fumar é a medida mais eficaz e inteligente que podem tomar para melhoria da sua saúde e da de todos que convivem com elas, principalmente familiares, vítimas inocentes do fumo passivo, tão nocivo quanto o vício direto. Diante disto se propõe uma intervenção junto aos usuários de tabaco do Centro de Saúde Santa Amélia usando-se técnicas de cessação de fumar..Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde bucalHábito de fumar/prevenção & controleFumo VícioHábito de fumarSíndrome deabstinênciaSaúde bucalTabagismoTratamentoGrupos operativosEstratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Améliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALedvard_braga.pdfapplication/pdf471569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97FJLD/1/edvard_braga.pdf869aaea355e67a0ff02814fb66ecf4e2MD51TEXTedvard_braga.pdf.txtedvard_braga.pdf.txtExtracted texttext/plain38113https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97FJLD/2/edvard_braga.pdf.txt0a389d70e94a3613a9de463b07785fcdMD521843/BUBD-97FJLD2019-11-14 16:15:22.277oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-97FJLDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:15:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
title Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
spellingShingle Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
Edvard Braga
Síndrome de
abstinência
Saúde bucal
Tabagismo
Tratamento
Grupos operativos
Saúde bucal
Hábito de fumar/prevenção & controle
Fumo Vício
Hábito de fumar
title_short Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
title_full Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
title_fullStr Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
title_full_unstemmed Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
title_sort Estratégias de controle ao tabagismo no Centro de Saúde Santa Amélia
author Edvard Braga
author_facet Edvard Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Henrique Nogueira Guimaraes de Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Edvard Braga
contributor_str_mv Mauro Henrique Nogueira Guimaraes de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de
abstinência
Saúde bucal
Tabagismo
Tratamento
Grupos operativos
topic Síndrome de
abstinência
Saúde bucal
Tabagismo
Tratamento
Grupos operativos
Saúde bucal
Hábito de fumar/prevenção & controle
Fumo Vício
Hábito de fumar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Saúde bucal
Hábito de fumar/prevenção & controle
Fumo Vício
Hábito de fumar
description O tabagismo apresenta-se como um sério problema de saúde na atualidade e requer uma abordagem terapêutica interdisciplinar. Além de manifestações sistêmicas, o tabaco apresenta diversas alterações na cavidade bucal, sendo a doença periodontal a mais comum. O Brasil é um dos Principais produtores e exportadores de tabaco no mundo. A dependência econômica do setor fumageiro torna mais complexa qualquer estratégia de intervenção. Por outro lado, o controle do tabagismo exige um eficiente e sistemático mecanismo de vigilância para monitorar as tendências de consumo de tabaco. A OMS estima que em 2025, 85% dos fumantes estarão nos países menos desenvolvidos. No Brasil cerca de 32 milhões de brasileiros são fumantes. O cigarro é hoje o campeão de mortes no mundo. Morrem a cada ano mais pessoas que são vítimas do consumo de cigarros que a soma das mortes devido a AIDS, violência e acidentes de transito, incêndiose suicídios. O desconforto causado pelas doenças e os prejuízos econômicos delas decorrentes como gastos com hospitais, médicos e remédios faltas no trabalho diminuição da expectativa de vida, além do sofrimento para os familiares e amigos tornam o cigarro o grande responsável pela queda de a qualidade de vida dos fumantes e de quem vive com eles. Não obstante tudo isso existe no Brasil 30 milhões de fumantes que mesmo querendo não conseguem abandonar o cigarro. Parar de fumar é a medida mais eficaz e inteligente que podem tomar para melhoria da sua saúde e da de todos que convivem com elas, principalmente familiares, vítimas inocentes do fumo passivo, tão nocivo quanto o vício direto. Diante disto se propõe uma intervenção junto aos usuários de tabaco do Centro de Saúde Santa Amélia usando-se técnicas de cessação de fumar.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:44:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:44:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97FJLD
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97FJLD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97FJLD/1/edvard_braga.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97FJLD/2/edvard_braga.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 869aaea355e67a0ff02814fb66ecf4e2
0a389d70e94a3613a9de463b07785fcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589315641475072