O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanda Aparecida dos Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
Resumo: Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico.
id UFMG_4e719d3fa2d751c3fb760e2eedf1a5ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMQJH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraVanda Aparecida dos Reis2019-08-09T22:46:34Z2019-08-09T22:46:34Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJHQuando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação de criançasMúltiplas linguagensEducação infantilNaturezaO trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvanda_aparecida_dos_reis.pdfapplication/pdf1086868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/1/vanda_aparecida_dos_reis.pdfa7b394bdad90363df015ce75ed24a669MD51TEXTvanda_aparecida_dos_reis.pdf.txtvanda_aparecida_dos_reis.pdf.txtExtracted texttext/plain92996https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/2/vanda_aparecida_dos_reis.pdf.txtdb364a882c6edcfc5b2cd8c887a99c5eMD521843/BUBD-AEMQJH2019-11-14 07:56:34.679oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMQJHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:56:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
title O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
spellingShingle O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
Vanda Aparecida dos Reis
Múltiplas linguagens
Educação infantil
Natureza
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
title_short O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
title_full O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
title_fullStr O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
title_full_unstemmed O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
title_sort O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
author Vanda Aparecida dos Reis
author_facet Vanda Aparecida dos Reis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Carolina da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanda Aparecida dos Reis
contributor_str_mv Maria Carolina da Silva
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplas linguagens
Educação infantil
Natureza
topic Múltiplas linguagens
Educação infantil
Natureza
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
description Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T22:46:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T22:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/1/vanda_aparecida_dos_reis.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/2/vanda_aparecida_dos_reis.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7b394bdad90363df015ce75ed24a669
db364a882c6edcfc5b2cd8c887a99c5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589278000742400