O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH |
Resumo: | Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico. |
id |
UFMG_4e719d3fa2d751c3fb760e2eedf1a5ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMQJH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraVanda Aparecida dos Reis2019-08-09T22:46:34Z2019-08-09T22:46:34Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJHQuando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação de criançasMúltiplas linguagensEducação infantilNaturezaO trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvanda_aparecida_dos_reis.pdfapplication/pdf1086868https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/1/vanda_aparecida_dos_reis.pdfa7b394bdad90363df015ce75ed24a669MD51TEXTvanda_aparecida_dos_reis.pdf.txtvanda_aparecida_dos_reis.pdf.txtExtracted texttext/plain92996https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/2/vanda_aparecida_dos_reis.pdf.txtdb364a882c6edcfc5b2cd8c887a99c5eMD521843/BUBD-AEMQJH2019-11-14 07:56:34.679oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AEMQJHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:56:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
title |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
spellingShingle |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil Vanda Aparecida dos Reis Múltiplas linguagens Educação infantil Natureza Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças |
title_short |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
title_full |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
title_fullStr |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
title_sort |
O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil |
author |
Vanda Aparecida dos Reis |
author_facet |
Vanda Aparecida dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Carolina da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanda Aparecida dos Reis |
contributor_str_mv |
Maria Carolina da Silva Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Múltiplas linguagens Educação infantil Natureza |
topic |
Múltiplas linguagens Educação infantil Natureza Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças |
description |
Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T22:46:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T22:46:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/1/vanda_aparecida_dos_reis.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AEMQJH/2/vanda_aparecida_dos_reis.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7b394bdad90363df015ce75ed24a669 db364a882c6edcfc5b2cd8c887a99c5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589278000742400 |