Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmeline Salume Mati
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNH4C
Resumo: A pesquisa tem como objetivo acompanhar trajetórias formativas de professores de História em um projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visa entender quais os significados que esta experiência apresenta para a formação inicial de docentes. Busca, além disso, avaliar a necessidade, divulgada pela literatura na área, de formação específica para o trabalho com a EJA. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza como fontes as entrevistas com professores de História e os registros das aulas contidos nos chamados Cadernos de Turma. Ao todo participaram dessa investigação seis profissionais da área, sendo três mulheres e três homens. Os Cadernos de Turma produzidos por eles foram lidos e analisados, sendo, em seguida, realizadas entrevistas com cada um deles. A partir da pesquisa documental e dos relatos recolhidos das entrevistas foi possível entender o processo de se tornar educador da EJA. Percebe-se que este processo é considerado importante e significativo para a vida profissional dos sujeitos pesquisados. Entretanto, pode-se afirmar que a trajetória de formação desses professores, no âmbito da EJA, é permeada de conflitos, tensões e percalços. Tal questão, como a pesquisa mostra, está ligada aos aparatos formativos que existem dentro da universidade, como também às dificuldades de compreender as especificidades que caracterizam educandos jovens e adultos.
id UFMG_4ef7c51b882fba974acd284833311afa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7KNH4C
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leoncio Jose Gomes SoaresCarmem Lucia EitererCarla Simone ChamonEmmeline Salume Mati2019-08-13T18:30:00Z2019-08-13T18:30:00Z2008-10-10http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNH4CA pesquisa tem como objetivo acompanhar trajetórias formativas de professores de História em um projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visa entender quais os significados que esta experiência apresenta para a formação inicial de docentes. Busca, além disso, avaliar a necessidade, divulgada pela literatura na área, de formação específica para o trabalho com a EJA. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza como fontes as entrevistas com professores de História e os registros das aulas contidos nos chamados Cadernos de Turma. Ao todo participaram dessa investigação seis profissionais da área, sendo três mulheres e três homens. Os Cadernos de Turma produzidos por eles foram lidos e analisados, sendo, em seguida, realizadas entrevistas com cada um deles. A partir da pesquisa documental e dos relatos recolhidos das entrevistas foi possível entender o processo de se tornar educador da EJA. Percebe-se que este processo é considerado importante e significativo para a vida profissional dos sujeitos pesquisados. Entretanto, pode-se afirmar que a trajetória de formação desses professores, no âmbito da EJA, é permeada de conflitos, tensões e percalços. Tal questão, como a pesquisa mostra, está ligada aos aparatos formativos que existem dentro da universidade, como também às dificuldades de compreender as especificidades que caracterizam educandos jovens e adultos.This paper aims at reflecting on the educational formation of History teachers who belong to a project of Young and Adult Education, called EJA. It tries not only to understand what such experience represents to their initial teaching formation but also to evaluate the need stated in the specific literature for a specific formation towards work with EJA. It consists of qualitative research whose sources are interviews with History teachers and classroom reports collected in the so called classroom notebooks. Six individuals- three women and three men participated in this investigation; their classroom notebooks have been read and analyzed and then, all the participants were interviewed. From the above mentioned documental data, it was possible to understand better the process of becoming a History educator within the EJA context. If, on one hand, it can be said that such a process is meaningful and relevant to the professional life of the individuals researched, on the other hand, some conflicts and tensions throughout their formation were detected. This study reveals that the constraints found are related to both formal aspects belonging to the university environment and to some difficulties in understanding specific features which characterize young and adult teaching professionals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetizaçãoEducação de adultosEducação de Jovens e AdultosTrajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_vers_o_final__impressao_.pdfapplication/pdf772278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/1/dissertacao_vers_o_final__impressao_.pdf967b59aca44cbc9c09a755a59dfab72cMD51disserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdfapplication/pdf23477https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/2/disserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdf32364573e7096b1e9eac88c3e7e844a7MD52TEXTdissertacao_vers_o_final__impressao_.pdf.txtdissertacao_vers_o_final__impressao_.pdf.txtExtracted texttext/plain333298https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/3/dissertacao_vers_o_final__impressao_.pdf.txt151f096dcd8183f5a966b32e35c8adefMD53disserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdf.txtExtracted texttext/plain9596https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/4/disserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdf.txt689e72538dd6523a5d2c3b2b37b61630MD541843/HJPB-7KNH4C2019-11-14 09:42:58.807oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7KNH4CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:42:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
title Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
spellingShingle Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
Emmeline Salume Mati
Educação de Jovens e Adultos
Educação
Alfabetização
Educação de adultos
title_short Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
title_full Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
title_fullStr Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
title_full_unstemmed Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
title_sort Trajetórias de educadores construídas na educação de jovens e adultos: experiências e significados
author Emmeline Salume Mati
author_facet Emmeline Salume Mati
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carmem Lucia Eiterer
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carla Simone Chamon
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmeline Salume Mati
contributor_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
Carmem Lucia Eiterer
Carla Simone Chamon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação
Alfabetização
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Educação de adultos
description A pesquisa tem como objetivo acompanhar trajetórias formativas de professores de História em um projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visa entender quais os significados que esta experiência apresenta para a formação inicial de docentes. Busca, além disso, avaliar a necessidade, divulgada pela literatura na área, de formação específica para o trabalho com a EJA. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza como fontes as entrevistas com professores de História e os registros das aulas contidos nos chamados Cadernos de Turma. Ao todo participaram dessa investigação seis profissionais da área, sendo três mulheres e três homens. Os Cadernos de Turma produzidos por eles foram lidos e analisados, sendo, em seguida, realizadas entrevistas com cada um deles. A partir da pesquisa documental e dos relatos recolhidos das entrevistas foi possível entender o processo de se tornar educador da EJA. Percebe-se que este processo é considerado importante e significativo para a vida profissional dos sujeitos pesquisados. Entretanto, pode-se afirmar que a trajetória de formação desses professores, no âmbito da EJA, é permeada de conflitos, tensões e percalços. Tal questão, como a pesquisa mostra, está ligada aos aparatos formativos que existem dentro da universidade, como também às dificuldades de compreender as especificidades que caracterizam educandos jovens e adultos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:30:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:30:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNH4C
url http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNH4C
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/1/dissertacao_vers_o_final__impressao_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/2/disserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/3/dissertacao_vers_o_final__impressao_.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNH4C/4/disserta__o_vers_o_final_1_impressao_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 967b59aca44cbc9c09a755a59dfab72c
32364573e7096b1e9eac88c3e7e844a7
151f096dcd8183f5a966b32e35c8adef
689e72538dd6523a5d2c3b2b37b61630
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589459324698624