Aprendizagem situada e letramentos digitais no estágio supervisionado de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizabeth Guzzo de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSP3T
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar, sob a perspectiva da teoria da aprendizagem situada, as formas de participação em eventos de letramentos digitais desenvolvidas por alunas em um contexto de formação inicial de professores de Espanhol. Além disso, buscamos por meio deste recurso analítico, compreender os processos de aprendizagem instaurados neste contexto e identificar as características das comunidades locais de prática de alunas e professoras de Língua Espanhola em ambientes de aprendizagem presencial e on-line. Para a realização de nossa pesquisa, privilegiamos o estudo de caso, com observação participante, a partir de uma perspectiva etnográfica. As participantes deste estudo foram quatro alunas da Graduação em Letras Espanhol, duas professoras de Espanhol do Ensino Médio e a professora orientadora do Estágio e pesquisadora desta tese. Os dados foram gerados na forma de notas de campo, diários reflexivos e em ambientes digitais, como no documento colaborativo do Google Docs, registros nos portfólios e fóruns da plataforma de aprendizagem TelEduc, logs de chats em congressos on-line, entrevistas coletadas em chats, questionários respondidos via e-mail durante as disciplinas de Estágio Supervisionado de Espanhol I e II, no segundo semestre de 2010 e primeiro de 2011, respectivamente. Selecionamos três casos expressivos para análise: o Projeto Colaborativo, os Congressos on-line e a Oficina da quarta capa. Em tais eventos de letramento digital, identificamos traços das comunidades locais de prática nas quais as participantes se engajavam e constituíam uma comunidade com linguagem, valores e comportamentos compartilhados, em ações colaborativas que nos chamaram a atenção pelo alto grau de participação. A análise dos três casos expressivos como experiências situadas em múltiplos contextos possibilitou-nos compreender como as formas de participação das alunas no Estágio Supervisionado de Espanhol, em que a tecnologia foi modelada em contextos presencial e on-line, gerou oportunidades de colaboração entre alunas e professoras, oportunidades de feedback e reflexão. Os resultados deste estudo evidenciam que os letramentos digitais estão articulados a práticas de leitura e escrita que as participantes têm em outros espaços sociais, não sendo, portanto, um processo autônomo. Esta pesquisa também revelou que o uso de ferramentas digitais de maneira integrada contextualizada à formação docente potencializou aprendizagens do uso do Espanhol que foram evidenciadas pelas sintonizações para propiciamentos e restrições nas interações durante as atividades.
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As participantes deste estudo foram quatro alunas da Graduação em Letras Espanhol, duas professoras de Espanhol do Ensino Médio e a professora orientadora do Estágio e pesquisadora desta tese. Os dados foram gerados na forma de notas de campo, diários reflexivos e em ambientes digitais, como no documento colaborativo do Google Docs, registros nos portfólios e fóruns da plataforma de aprendizagem TelEduc, logs de chats em congressos on-line, entrevistas coletadas em chats, questionários respondidos via e-mail durante as disciplinas de Estágio Supervisionado de Espanhol I e II, no segundo semestre de 2010 e primeiro de 2011, respectivamente. Selecionamos três casos expressivos para análise: o Projeto Colaborativo, os Congressos on-line e a Oficina da quarta capa. Em tais eventos de letramento digital, identificamos traços das comunidades locais de prática nas quais as participantes se engajavam e constituíam uma comunidade com linguagem, valores e comportamentos compartilhados, em ações colaborativas que nos chamaram a atenção pelo alto grau de participação. A análise dos três casos expressivos como experiências situadas em múltiplos contextos possibilitou-nos compreender como as formas de participação das alunas no Estágio Supervisionado de Espanhol, em que a tecnologia foi modelada em contextos presencial e on-line, gerou oportunidades de colaboração entre alunas e professoras, oportunidades de feedback e reflexão. Os resultados deste estudo evidenciam que os letramentos digitais estão articulados a práticas de leitura e escrita que as participantes têm em outros espaços sociais, não sendo, portanto, um processo autônomo. Esta pesquisa também revelou que o uso de ferramentas digitais de maneira integrada contextualizada à formação docente potencializou aprendizagens do uso do Espanhol que foram evidenciadas pelas sintonizações para propiciamentos e restrições nas interações durante as atividades.This study aims at investigating the forms of participation of students in pre-service formation as Spanish teachers under the perspective of the Theory of Situated Learning. The analytical resource used has allowed us to not only understand the processes of learning enhanced by such a context but also to identify the characteristics of the local communities of practice of students and teachers of Spanish in face to face classrooms and virtual environments. To carry out the research, we conduct a case study with participant observation within an ethnographic perspective having as participants four undergraduate students in Spanish Language, two secondary teachers of Spanish and the pre-service program professor that is also the researcher of this thesis. Data have been generated through field notes, reflexive journals and in digital format such as the collaborative document Google Docs, records from portfolios and forums of the learning platform TelEduc, chat logs of online congresses, interviews taken from chats and questionnaires answered via e-mail during the study of disciplines Supervised Internship (I and II) on Spanish Teaching, in the second semester of 2010 and the first semester of 2011. Three telling cases were selected for analysis namely, the Collaborative Project, the On-line Congresses and a Workshop of back cover. In such digital literacy events, we have identified features of local communities of practice whose participants engaged themselves and formed a community, sharing language, values and behaviors in collaborative actions which called out attention due to their high level of participation. The analysis of the three telling cases as situated experiences in multiple contexts allows us to understand how the forms of participation between students and teachers involved resulted in opportunities of collaboration, feedback opportunities, and reflections. The results of this study point out that digital literacy practices are linked with participants reading and writing practices which belong to other social spaces, revealing that such process is not an autonomous phenomenon. Another relevant finding is the fact that the use of digital tools in an integrating and contextualized way to meet the teaching formation needs has strengthened the efficiency of Spanish Language learning evidenced by the attunements to constraints and affordances in the interactions promoted by the activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaLetramentoProfessores de espanhol FormaçãoAprendizagemTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorLíngua espanhola Estudo e ensinoletramentos digitaisEstágio Supervisionado de Espanholformação inicial de professores de EspanholAprendizagem situadaAprendizagem situada e letramentos digitais no estágio supervisionado de espanholinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_elizabeth_guzzo_de_almeida.pdfapplication/pdf4293726https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSP3T/1/tese_elizabeth_guzzo_de_almeida.pdfd67263e6e6ddeb4fc98917a431a6bf6eMD51TEXTtese_elizabeth_guzzo_de_almeida.pdf.txttese_elizabeth_guzzo_de_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain526109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSP3T/2/tese_elizabeth_guzzo_de_almeida.pdf.txt8fe99fcdefe5b81e03cf7e49994d1f7cMD521843/MGSS-9HSP3T2019-11-14 16:56:40.013oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9HSP3TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:56:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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