A disciplina Modelagem na educação matemática na UFMG: percepções junto a estudantes e egressos do curso de licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Alves Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU9K46
Resumo: O foco desta pesquisa está na relação entre a formação inicial de professores e a modelagem segundo a educação matemática. Meus incômodos relativos à minha formação inicial na UFMG e as experiências vivenciadas com a modelagem neste contexto foram o ponto de partida para a realização desta pesquisa. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho foi identificar as percepções de estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UFMG quanto à modelagem a partir da disciplina Modelagem na Educação Matemática,ofertada no segundo semestre de 2013 e no segundo semestre de 2014. Vale ressaltar que, neste contexto, esta disciplina não faz parte daquelas que são ofertadas regularmente no curso, a sua oferta se constituiu a partir de um gap na grade curricular desta licenciatura. Paraalcançar o objetivo almejado, me apoiei nas ideias de Polettini, que sugerem que as percepções são frutos das reflexões sobre as experiências vivenciadas por cada indivíduo. Esses entendimentos influenciaram diretamente a construção metodológica deste trabalho.Assim, realizei uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual os instrumentos de coleta de dados utilizados foram documentos, questionário e entrevista. Esses documentos foram importantespara a descrição do contexto de pesquisa e para mostrar como foi possível a presença da disciplina Modelagem na Educação Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UFMG. Já a partir do questionário foi possível obter as informações pessoais dos sujeitos einformações que serviram de base na elaboração das perguntas das entrevistas. Estas, por sua vez, permitiram que os participantes refletissem, de forma mais natural, sobre as suas experiências. A análise dos dados foi construída a partir de excertos das entrevistas de quatro participantes da pesquisa: Bruna, Maria, Rogério e Cauã. Considerando as falas dos entrevistados, foi possível identificar questões ligadas ao ambiente formativo em modelagem, à modelagem a partir de uma abordagem social e crítica e à modelagem como uma proposta para a prática pedagógica. A modelagem parece ter influenciado as percepções dos sujeitos em relação à educação matemática e, de maneira mais geral, as suas percepções em relação àmatemática na sociedade. Tal fato nos coloca a refletir, mais uma vez, sobre o potencial de disciplinas sobre modelagem na formação inicial de professores de matemática, e sobre em que moldes essas disciplinas ainda são ofertadas nas instituições de ensino superior, emespecial no curso de formação de professores de matemática da UFMG.
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Vale ressaltar que, neste contexto, esta disciplina não faz parte daquelas que são ofertadas regularmente no curso, a sua oferta se constituiu a partir de um gap na grade curricular desta licenciatura. Paraalcançar o objetivo almejado, me apoiei nas ideias de Polettini, que sugerem que as percepções são frutos das reflexões sobre as experiências vivenciadas por cada indivíduo. Esses entendimentos influenciaram diretamente a construção metodológica deste trabalho.Assim, realizei uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual os instrumentos de coleta de dados utilizados foram documentos, questionário e entrevista. Esses documentos foram importantespara a descrição do contexto de pesquisa e para mostrar como foi possível a presença da disciplina Modelagem na Educação Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UFMG. Já a partir do questionário foi possível obter as informações pessoais dos sujeitos einformações que serviram de base na elaboração das perguntas das entrevistas. Estas, por sua vez, permitiram que os participantes refletissem, de forma mais natural, sobre as suas experiências. A análise dos dados foi construída a partir de excertos das entrevistas de quatro participantes da pesquisa: Bruna, Maria, Rogério e Cauã. Considerando as falas dos entrevistados, foi possível identificar questões ligadas ao ambiente formativo em modelagem, à modelagem a partir de uma abordagem social e crítica e à modelagem como uma proposta para a prática pedagógica. A modelagem parece ter influenciado as percepções dos sujeitos em relação à educação matemática e, de maneira mais geral, as suas percepções em relação àmatemática na sociedade. Tal fato nos coloca a refletir, mais uma vez, sobre o potencial de disciplinas sobre modelagem na formação inicial de professores de matemática, e sobre em que moldes essas disciplinas ainda são ofertadas nas instituições de ensino superior, emespecial no curso de formação de professores de matemática da UFMG.This research is focused in the initial formation of teachers and the modeling according to the mathematics education. My concerns regarding to my initial formation at UFMG and the experiences that I had with modeling, in this context, were the starting point for the creationof it. In this sense, the general purpose of the research was to identify the perceptions of students and graduates of the course of Mathematic in UFMG's regarding to modeling from the modeling discipline in mathematics education, offered in the second half of 2013 and 2014. It is worth mentioning that, in this context, the discipline is not part of the disciplines that are offered regularly in the course, and its offer has emerged from a gap. To achieve what I was aiming for, I supported myself in the ideas of Polettini, in which the perceptions are the fruits of the reflections on the experiences experienced by each individual. Theseunderstandings directly influenced the methodological construction of the research. Then, I conducted a qualitative survey, where the instruments of collecting data used were documents, questionnaires and interviews. The documents were either important for the description of the research context, and to show how possible the presence of the discipline modeling in mathematics education in the course of mathematics at UFMG. From the questionnaire it was possible to obtain the personal information of the students And information that served as the basis for the preparation of interview questions. The interviews allowed the participants to relate their experiences and reflect on them more naturally. The analysis of the data was constructed primarily from excerpts from the interviews of four participants of the survey: Bruna, Maria, Rogério and Cauã. Considering the speeches of the students it was possible to identify issues related to the formation environment in modeling, modeling from a social and critical approach, and modeling as a proposal for, current and future, pedagogical practice. The modeling seems to have influenced the perceptions of students in regarding to mathematics education, and their perceptions in relation to mathematics in society, in a more general way. Which puts us to reflect again on the potential of disciplines on modeling in the initial formation of mathematics teachers, and in which molds these disciplines are still offered in higher education institutions, especially in the course of formation of mathematics teachers at UFMG.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoCurriculosEducaçãoModelos matemáticosProfessores de matemática FormaçãoFormação de professoresEducação matemáticaModelagemCurrículoA disciplina Modelagem na educação matemática na UFMG: percepções junto a estudantes e egressos do curso de licenciatura em Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_ofinal.pdfapplication/pdf1825608https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AU9K46/1/disserta__o_vers_ofinal.pdfe84937c96655aed1e0f17817860453a2MD51TEXTdisserta__o_vers_ofinal.pdf.txtdisserta__o_vers_ofinal.pdf.txtExtracted texttext/plain427524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AU9K46/2/disserta__o_vers_ofinal.pdf.txtd1679c95132617a3f7d9540beb7e6c25MD521843/BUOS-AU9K462019-11-14 10:18:40.837oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AU9K46Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:18:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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