Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHG |
Resumo: | Na aquisição de habilidades motoras, vários fatores influenciam o modo como a aprendizagem ocorre. Dentre eles, destaca-se o feedback no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao feedback, estudos mais recentes contrariam a visão de que quanto mais frequente, preciso e imediato, melhor seria o efeito de uma das formas de feedback, o Conhecimento de Resultados (CR), sugerindo que uma frequência reduzida de CR asseguraria um melhor desempenho nos testes de retenção e transferência. Como poucos estudos analisaram esta questão com população idosa, o presente estudo investigou o efeito da frequência de CR em idosos. Foi conduzido um experimento em três fases: fase de aquisição, teste de transferência imediata e teste de retenção. Participaram deste estudo 20 idosos voluntários, com idade entre 60 e 75 anos, de ambos os sexos, sem experiência na tarefa, com consentimento livre e esclarecido. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: 100% de CR e 50% de CR. Ambos os grupos obtiveram melhoras no desempenho após o teste de retenção, mas não houve diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que as duas formas de aprendizagem foram eficazes, mas mais estudos devem ser realizados para verificar-se qual das formas tem uma influência maior sobre o aprendizado de novas habilidades motoras em idosos |
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Rodolfo Novellino BendaAnderson Neuwirth Prazeres2019-08-12T19:38:20Z2019-08-12T19:38:20Z2013-04-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHGNa aquisição de habilidades motoras, vários fatores influenciam o modo como a aprendizagem ocorre. Dentre eles, destaca-se o feedback no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao feedback, estudos mais recentes contrariam a visão de que quanto mais frequente, preciso e imediato, melhor seria o efeito de uma das formas de feedback, o Conhecimento de Resultados (CR), sugerindo que uma frequência reduzida de CR asseguraria um melhor desempenho nos testes de retenção e transferência. Como poucos estudos analisaram esta questão com população idosa, o presente estudo investigou o efeito da frequência de CR em idosos. Foi conduzido um experimento em três fases: fase de aquisição, teste de transferência imediata e teste de retenção. Participaram deste estudo 20 idosos voluntários, com idade entre 60 e 75 anos, de ambos os sexos, sem experiência na tarefa, com consentimento livre e esclarecido. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: 100% de CR e 50% de CR. Ambos os grupos obtiveram melhoras no desempenho após o teste de retenção, mas não houve diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que as duas formas de aprendizagem foram eficazes, mas mais estudos devem ser realizados para verificar-se qual das formas tem uma influência maior sobre o aprendizado de novas habilidades motoras em idososIn the acquisition of motor skills, many factors influence how learning occurs. Among them, there is feedback in the process of teaching and learning. With regard to feedback, more recent studies contradict the notion that the more frequent, accurate and immediate, better would be the effect of one form of feedback, the Knowledge of Results (KR), suggesting that a reduced frequency of KR would ensure better performance on tests of retention and transfer. Because few studies have examined this issue with the elderly population, this study investigated the effect of frequency of KR in the elderly. An experiment was conducted in three phases: acquisition, immediate transfer test and retention test. The study included 20 elderly volunteers, aged between 60 and 75 years, of both sexes, with no experience in the task, with informed consent. The subjects were divided into two groups: 100% of KR and 50% of KR. Both groups had improvements in performance after the retention test, but there were no significant difference between groups. We conclude that the two forms of learning were effective, but further studies should be performed to verify which of the forms has a greater influence on learning new motor skills in older adults.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGExercícios físicos para idososAprendizagem motoraAptidão fisica em idososCapacidade motoraHabilidades motorasAprendizagem motoraIdososConhecimento de resultadosEfeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALefeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdfapplication/pdf351947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFMHG/1/efeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdfbeb1f4fb2683cec0421f5246993fedafMD51TEXTefeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txtefeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txtExtracted texttext/plain36907https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFMHG/2/efeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txtc02fb3857be02920874e093103ea5f60MD521843/BUBD-9GFMHG2019-11-14 19:40:25.313oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFMHGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:40:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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