Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderson Neuwirth Prazeres
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHG
Resumo: Na aquisição de habilidades motoras, vários fatores influenciam o modo como a aprendizagem ocorre. Dentre eles, destaca-se o feedback no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao feedback, estudos mais recentes contrariam a visão de que quanto mais frequente, preciso e imediato, melhor seria o efeito de uma das formas de feedback, o Conhecimento de Resultados (CR), sugerindo que uma frequência reduzida de CR asseguraria um melhor desempenho nos testes de retenção e transferência. Como poucos estudos analisaram esta questão com população idosa, o presente estudo investigou o efeito da frequência de CR em idosos. Foi conduzido um experimento em três fases: fase de aquisição, teste de transferência imediata e teste de retenção. Participaram deste estudo 20 idosos voluntários, com idade entre 60 e 75 anos, de ambos os sexos, sem experiência na tarefa, com consentimento livre e esclarecido. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: 100% de CR e 50% de CR. Ambos os grupos obtiveram melhoras no desempenho após o teste de retenção, mas não houve diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que as duas formas de aprendizagem foram eficazes, mas mais estudos devem ser realizados para verificar-se qual das formas tem uma influência maior sobre o aprendizado de novas habilidades motoras em idosos
id UFMG_557bc1cb5c4012361830c8de993fa6b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFMHG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodolfo Novellino BendaAnderson Neuwirth Prazeres2019-08-12T19:38:20Z2019-08-12T19:38:20Z2013-04-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHGNa aquisição de habilidades motoras, vários fatores influenciam o modo como a aprendizagem ocorre. Dentre eles, destaca-se o feedback no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao feedback, estudos mais recentes contrariam a visão de que quanto mais frequente, preciso e imediato, melhor seria o efeito de uma das formas de feedback, o Conhecimento de Resultados (CR), sugerindo que uma frequência reduzida de CR asseguraria um melhor desempenho nos testes de retenção e transferência. Como poucos estudos analisaram esta questão com população idosa, o presente estudo investigou o efeito da frequência de CR em idosos. Foi conduzido um experimento em três fases: fase de aquisição, teste de transferência imediata e teste de retenção. Participaram deste estudo 20 idosos voluntários, com idade entre 60 e 75 anos, de ambos os sexos, sem experiência na tarefa, com consentimento livre e esclarecido. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: 100% de CR e 50% de CR. Ambos os grupos obtiveram melhoras no desempenho após o teste de retenção, mas não houve diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que as duas formas de aprendizagem foram eficazes, mas mais estudos devem ser realizados para verificar-se qual das formas tem uma influência maior sobre o aprendizado de novas habilidades motoras em idososIn the acquisition of motor skills, many factors influence how learning occurs. Among them, there is feedback in the process of teaching and learning. With regard to feedback, more recent studies contradict the notion that the more frequent, accurate and immediate, better would be the effect of one form of feedback, the Knowledge of Results (KR), suggesting that a reduced frequency of KR would ensure better performance on tests of retention and transfer. Because few studies have examined this issue with the elderly population, this study investigated the effect of frequency of KR in the elderly. An experiment was conducted in three phases: acquisition, immediate transfer test and retention test. The study included 20 elderly volunteers, aged between 60 and 75 years, of both sexes, with no experience in the task, with informed consent. The subjects were divided into two groups: 100% of KR and 50% of KR. Both groups had improvements in performance after the retention test, but there were no significant difference between groups. We conclude that the two forms of learning were effective, but further studies should be performed to verify which of the forms has a greater influence on learning new motor skills in older adults.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGExercícios físicos para idososAprendizagem motoraAptidão fisica em idososCapacidade motoraHabilidades motorasAprendizagem motoraIdososConhecimento de resultadosEfeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALefeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdfapplication/pdf351947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFMHG/1/efeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdfbeb1f4fb2683cec0421f5246993fedafMD51TEXTefeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txtefeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txtExtracted texttext/plain36907https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFMHG/2/efeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txtc02fb3857be02920874e093103ea5f60MD521843/BUBD-9GFMHG2019-11-14 19:40:25.313oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GFMHGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:40:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
title Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
spellingShingle Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
Anderson Neuwirth Prazeres
Habilidades motoras
Aprendizagem motora
Idosos
Conhecimento de resultados
Exercícios físicos para idosos
Aprendizagem motora
Aptidão fisica em idosos
Capacidade motora
title_short Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
title_full Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
title_fullStr Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
title_full_unstemmed Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
title_sort Efeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosos
author Anderson Neuwirth Prazeres
author_facet Anderson Neuwirth Prazeres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodolfo Novellino Benda
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderson Neuwirth Prazeres
contributor_str_mv Rodolfo Novellino Benda
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades motoras
Aprendizagem motora
Idosos
Conhecimento de resultados
topic Habilidades motoras
Aprendizagem motora
Idosos
Conhecimento de resultados
Exercícios físicos para idosos
Aprendizagem motora
Aptidão fisica em idosos
Capacidade motora
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Exercícios físicos para idosos
Aprendizagem motora
Aptidão fisica em idosos
Capacidade motora
description Na aquisição de habilidades motoras, vários fatores influenciam o modo como a aprendizagem ocorre. Dentre eles, destaca-se o feedback no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao feedback, estudos mais recentes contrariam a visão de que quanto mais frequente, preciso e imediato, melhor seria o efeito de uma das formas de feedback, o Conhecimento de Resultados (CR), sugerindo que uma frequência reduzida de CR asseguraria um melhor desempenho nos testes de retenção e transferência. Como poucos estudos analisaram esta questão com população idosa, o presente estudo investigou o efeito da frequência de CR em idosos. Foi conduzido um experimento em três fases: fase de aquisição, teste de transferência imediata e teste de retenção. Participaram deste estudo 20 idosos voluntários, com idade entre 60 e 75 anos, de ambos os sexos, sem experiência na tarefa, com consentimento livre e esclarecido. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: 100% de CR e 50% de CR. Ambos os grupos obtiveram melhoras no desempenho após o teste de retenção, mas não houve diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que as duas formas de aprendizagem foram eficazes, mas mais estudos devem ser realizados para verificar-se qual das formas tem uma influência maior sobre o aprendizado de novas habilidades motoras em idosos
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:38:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:38:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFMHG/1/efeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GFMHG/2/efeitos_da_frequ_ncia_de_conhecimento_de_resultados_na_aprendizagem_de__habilidades_motoras_em_idosos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv beb1f4fb2683cec0421f5246993fedaf
c02fb3857be02920874e093103ea5f60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589175314743296