Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMDGQP |
Resumo: | O estudo em questão pretende fazer uma análise do modelo de Gestão em um Hospital Público Universitário, ressaltando a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para a qualidade dos serviços prestados. Um modelo de gestão coeso, baseado em ações estratégicas e na prática profissional, auxilia no entendimento do ambiente de trabalho e contribui na definição dos papéis de cada profissional dentro da instituição. Dessa forma, podemos considerar que a definição e criação de um modelo de gestão adequado para cada instituição é um desafio do processo de Gestão de pessoas nas organizações. Para análise do modelo de gestão atual no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), pretende-se propor a construção de um estudo de caso no setor de Recursos Humanos desse hospital para a criação de um plano de ação de gestão estratégica que possa contribuir com o modelo de gestão atual com intuito de reforçar os processos de trabalho que dão bons resultados e propor sugestões de melhorias, onde necessário. O estudo constitui-se de pesquisa descritiva qualitativa, com análise documental na instituição sobre o Regimento Jurídico Único (RJU), Regimentos da UFMG e do Hospital das Clínicas, e levantamento bibliográfico para pesquisa conceitual de conteúdos. As análises das descrições realizadas demonstraram que o instrumento elaborado está adequado ao contexto hospitalar; poderá fornecer subsídios a serem aplicados com métodos que envolvem a participação dos funcionários, visando à obtenção de resultados objetivos e claros que possam contribuir para melhoria dos processos de trabalho. |
id |
UFMG_55a28d37e588991a75fbd176c2f977c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AMDGQP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Viana VellosoIdalecia Jussara Silva2019-08-12T17:31:23Z2019-08-12T17:31:23Z2016-06-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMDGQPO estudo em questão pretende fazer uma análise do modelo de Gestão em um Hospital Público Universitário, ressaltando a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para a qualidade dos serviços prestados. Um modelo de gestão coeso, baseado em ações estratégicas e na prática profissional, auxilia no entendimento do ambiente de trabalho e contribui na definição dos papéis de cada profissional dentro da instituição. Dessa forma, podemos considerar que a definição e criação de um modelo de gestão adequado para cada instituição é um desafio do processo de Gestão de pessoas nas organizações. Para análise do modelo de gestão atual no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), pretende-se propor a construção de um estudo de caso no setor de Recursos Humanos desse hospital para a criação de um plano de ação de gestão estratégica que possa contribuir com o modelo de gestão atual com intuito de reforçar os processos de trabalho que dão bons resultados e propor sugestões de melhorias, onde necessário. O estudo constitui-se de pesquisa descritiva qualitativa, com análise documental na instituição sobre o Regimento Jurídico Único (RJU), Regimentos da UFMG e do Hospital das Clínicas, e levantamento bibliográfico para pesquisa conceitual de conteúdos. As análises das descrições realizadas demonstraram que o instrumento elaborado está adequado ao contexto hospitalar; poderá fornecer subsídios a serem aplicados com métodos que envolvem a participação dos funcionários, visando à obtenção de resultados objetivos e claros que possam contribuir para melhoria dos processos de trabalho.The present study aims to analyze the management model in a public University Hospital, stressing the importance of strategic management in the organizational culture to the quality of services provided. A model of cohesive management, based on strategic actions and professional practice, helps in understanding the working environment and helps in defining the roles of each professional within the institution. Thus, we consider that the definition and creation of a management model suitable for each institution is a challenge for the people management process in organizations. For analysis of the current management model at the Hospital das Clinics, Federal University of Minas Gerais (HC / UFMG), intends to propose the construction of a case study in the Human Resources department of the hospital for the creation of an action plan with strategic management that can contribute to the current management model in order to enhance work processes that give good results and propose suggestions for improvements where necessary. The study consists of qualitative descriptive research, with documental analysis in the institution about the Regiments of UFMG and Regiments of the Hospital. The analysis of the descriptions conducted showed that the developed instrument is suitable to the hospital context, may provide subsidies to be applied with methods that involve the participation of employees, in order to obtain clear and objective results that can contribute to improvement of work processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração universitáriaHospitaisCultura organizacionalGerenciamento da informaçãoQualidade na prestação de serviçosCultura organizacionalGestão estratégicaModelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdfapplication/pdf459697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMDGQP/1/gifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdf51a610c5083a15c8b43fe4c490f75eb2MD51TEXTgifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdf.txtgifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain75300https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMDGQP/2/gifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdf.txtd3fbfa430723d571df18517719998bf8MD521843/BUBD-AMDGQP2019-11-14 18:59:49.107oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AMDGQPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:59:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
title |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
spellingShingle |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados Idalecia Jussara Silva Qualidade na prestação de serviços Cultura organizacional Gestão estratégica Administração universitária Hospitais Cultura organizacional Gerenciamento da informação |
title_short |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
title_full |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
title_fullStr |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
title_full_unstemmed |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
title_sort |
Modelo de gestão em um hospital público universitário: a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para qualidade dos serviços prestados |
author |
Idalecia Jussara Silva |
author_facet |
Idalecia Jussara Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Viana Velloso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Idalecia Jussara Silva |
contributor_str_mv |
Ricardo Viana Velloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade na prestação de serviços Cultura organizacional Gestão estratégica |
topic |
Qualidade na prestação de serviços Cultura organizacional Gestão estratégica Administração universitária Hospitais Cultura organizacional Gerenciamento da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Administração universitária Hospitais Cultura organizacional Gerenciamento da informação |
description |
O estudo em questão pretende fazer uma análise do modelo de Gestão em um Hospital Público Universitário, ressaltando a importância da gestão estratégica na cultura organizacional para a qualidade dos serviços prestados. Um modelo de gestão coeso, baseado em ações estratégicas e na prática profissional, auxilia no entendimento do ambiente de trabalho e contribui na definição dos papéis de cada profissional dentro da instituição. Dessa forma, podemos considerar que a definição e criação de um modelo de gestão adequado para cada instituição é um desafio do processo de Gestão de pessoas nas organizações. Para análise do modelo de gestão atual no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), pretende-se propor a construção de um estudo de caso no setor de Recursos Humanos desse hospital para a criação de um plano de ação de gestão estratégica que possa contribuir com o modelo de gestão atual com intuito de reforçar os processos de trabalho que dão bons resultados e propor sugestões de melhorias, onde necessário. O estudo constitui-se de pesquisa descritiva qualitativa, com análise documental na instituição sobre o Regimento Jurídico Único (RJU), Regimentos da UFMG e do Hospital das Clínicas, e levantamento bibliográfico para pesquisa conceitual de conteúdos. As análises das descrições realizadas demonstraram que o instrumento elaborado está adequado ao contexto hospitalar; poderá fornecer subsídios a serem aplicados com métodos que envolvem a participação dos funcionários, visando à obtenção de resultados objetivos e claros que possam contribuir para melhoria dos processos de trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T17:31:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T17:31:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMDGQP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMDGQP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMDGQP/1/gifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AMDGQP/2/gifes___tcc___idalecia_jussara_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51a610c5083a15c8b43fe4c490f75eb2 d3fbfa430723d571df18517719998bf8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589219849863168 |