A gestão democrática e o currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMG2A |
Resumo: | No cenário educacional é possível averiguar que as concepções a respeito do currículo escolar vêm sendo reformuladas. Isso porque os modelos antigos de currículo não possibilitavam a reorganização dos conteúdos pelo professor. Cabia apenas ao aluno receber essas informações e assimilar os conteúdos. Atualmente o currículo vem sendo pensado de forma que ocorra uma adequação pelo professor para atender às especificidades de sua turma. Essa possibilidade é tanto mais ressaltada quando a escola apresenta uma gestão democrática. Isso porque essa forma de gestão proporciona no espaço escolar momentos de debates e reflexões sobre a prática educativa desenvolvida. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito da implementação do currículo na escola observada. Pretende-se com esse trabalho apresentar a respeito da teoria atual sobre currículo, fazendo a relação entre a teoria e a prática. |
id |
UFMG_56f01bd3ef7a57cccbc027ff0922489d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMG2A |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jeanne de Jesus RodriguesTelma Conceição Gonçalves Silva2019-08-13T15:14:48Z2019-08-13T15:14:48Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMG2ANo cenário educacional é possível averiguar que as concepções a respeito do currículo escolar vêm sendo reformuladas. Isso porque os modelos antigos de currículo não possibilitavam a reorganização dos conteúdos pelo professor. Cabia apenas ao aluno receber essas informações e assimilar os conteúdos. Atualmente o currículo vem sendo pensado de forma que ocorra uma adequação pelo professor para atender às especificidades de sua turma. Essa possibilidade é tanto mais ressaltada quando a escola apresenta uma gestão democrática. Isso porque essa forma de gestão proporciona no espaço escolar momentos de debates e reflexões sobre a prática educativa desenvolvida. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito da implementação do currículo na escola observada. Pretende-se com esse trabalho apresentar a respeito da teoria atual sobre currículo, fazendo a relação entre a teoria e a prática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCurriculosGestão democráticaGestão democráticaCurrículoA gestão democrática e o currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdfapplication/pdf200737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMG2A/1/tcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdfe1aec4fd79e4a18765b5a28a9a5b1b77MD51TEXTtcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdf.txttcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain69924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMG2A/2/tcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdf.txt5955c5ca135a270412bf7ed3eeae36feMD521843/BUOS-9LMG2A2019-11-14 12:16:10.118oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMG2ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:16:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão democrática e o currículo |
title |
A gestão democrática e o currículo |
spellingShingle |
A gestão democrática e o currículo Telma Conceição Gonçalves Silva Gestão democrática Currículo Educação Curriculos Gestão democrática |
title_short |
A gestão democrática e o currículo |
title_full |
A gestão democrática e o currículo |
title_fullStr |
A gestão democrática e o currículo |
title_full_unstemmed |
A gestão democrática e o currículo |
title_sort |
A gestão democrática e o currículo |
author |
Telma Conceição Gonçalves Silva |
author_facet |
Telma Conceição Gonçalves Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jeanne de Jesus Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telma Conceição Gonçalves Silva |
contributor_str_mv |
Jeanne de Jesus Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Currículo |
topic |
Gestão democrática Currículo Educação Curriculos Gestão democrática |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Curriculos Gestão democrática |
description |
No cenário educacional é possível averiguar que as concepções a respeito do currículo escolar vêm sendo reformuladas. Isso porque os modelos antigos de currículo não possibilitavam a reorganização dos conteúdos pelo professor. Cabia apenas ao aluno receber essas informações e assimilar os conteúdos. Atualmente o currículo vem sendo pensado de forma que ocorra uma adequação pelo professor para atender às especificidades de sua turma. Essa possibilidade é tanto mais ressaltada quando a escola apresenta uma gestão democrática. Isso porque essa forma de gestão proporciona no espaço escolar momentos de debates e reflexões sobre a prática educativa desenvolvida. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito da implementação do currículo na escola observada. Pretende-se com esse trabalho apresentar a respeito da teoria atual sobre currículo, fazendo a relação entre a teoria e a prática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T15:14:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T15:14:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMG2A |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMG2A |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMG2A/1/tcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMG2A/2/tcc_telma_conceicao_goncalves_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1aec4fd79e4a18765b5a28a9a5b1b77 5955c5ca135a270412bf7ed3eeae36fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589215922946048 |