Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45775
Resumo: A pesquisa, realizada entre março de 2017 e maio de 2021, no Chile e no Brasil, descreve e registra alguns elementos que caracterizaram o “Taller de Cine para Niños”, criado e desenvolvido por Alicia Vega entre 1985 a 2015, indagando se nele está contida uma “Pedagogia Alicia” considerando, sobretudo, as concepções e princípios que o inspiram e as atividades realizadas. Alicia faz parte de uma história de mulheres chilenas, especialmente, aquelas que trabalham com cinema e educação na América Latina. Durante 30 anos, essa professora de linguagem cinematográfica, pesquisadora e autora de livros, ensinou cinema para 6378 crianças pobres de periferias do Chile. O desenho metodológico da pesquisa deu-se por três vias: entrevistas narrativas presenciais realizadas com Alicia Vega, com monitores e profissionais que participaram dos Talleres; pesquisa documental em várias fontes, arquivos e acervos de documentação escrita e visual, documentário, vídeos, acervos fotográficos, relatórios, livros e outros do Chile e do Brasil; observação direta em Santiago do Chile. Inspirada na metáfora do vagalume, de Didi Huberman (2011), na ideia de suspender o céu da tradição de povos originários, retomada por Ailton Krenak (2019) e do trem do cinema que chega, do documentário de Ignácio Agüero (1987), a tese conclui que estas formulações expressam o que ali se passou. Pelas mãos de Alicia, um vagalume, sem holofotes, os/as niños/as dos Talleres voaram para muito além de seu lugar e viveres de crianças pobres chilenas, viajando para longe, para muito mais, exercendo seu direito à arte. Nesta viagem, os vimos expandirem suas experiências humanas e estéticas, em encontros com o cinema, nos quais foi possível (ad)mirar a Pedagogia Alicia: no cenário, no roteiro, nas cenas, nos enredos e planos ali montados. Nas telas de Vega entre crianças, no trem do cinema, entre centopeias de fotogramas e muito mais, foi possível ver vagalumes a suspender o céu.
id UFMG_580a2244aefdd5db05f1df15dca9fbb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45775
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling José Ângelo Garigliohttp://lattes.cnpq.br/6524038089245903Inês Assunção de Castro TeixeiraMiguel Gonzales ArroyoShirley Aparecida de MirandaAdriana Mabel FresquetAndrea Tereza Precht Gandarillashttp://lattes.cnpq.br/0932274475223053Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo2022-09-30T11:16:55Z2022-09-30T11:16:55Z2021-05-31http://hdl.handle.net/1843/45775A pesquisa, realizada entre março de 2017 e maio de 2021, no Chile e no Brasil, descreve e registra alguns elementos que caracterizaram o “Taller de Cine para Niños”, criado e desenvolvido por Alicia Vega entre 1985 a 2015, indagando se nele está contida uma “Pedagogia Alicia” considerando, sobretudo, as concepções e princípios que o inspiram e as atividades realizadas. Alicia faz parte de uma história de mulheres chilenas, especialmente, aquelas que trabalham com cinema e educação na América Latina. Durante 30 anos, essa professora de linguagem cinematográfica, pesquisadora e autora de livros, ensinou cinema para 6378 crianças pobres de periferias do Chile. O desenho metodológico da pesquisa deu-se por três vias: entrevistas narrativas presenciais realizadas com Alicia Vega, com monitores e profissionais que participaram dos Talleres; pesquisa documental em várias fontes, arquivos e acervos de documentação escrita e visual, documentário, vídeos, acervos fotográficos, relatórios, livros e outros do Chile e do Brasil; observação direta em Santiago do Chile. Inspirada na metáfora do vagalume, de Didi Huberman (2011), na ideia de suspender o céu da tradição de povos originários, retomada por Ailton Krenak (2019) e do trem do cinema que chega, do documentário de Ignácio Agüero (1987), a tese conclui que estas formulações expressam o que ali se passou. Pelas mãos de Alicia, um vagalume, sem holofotes, os/as niños/as dos Talleres voaram para muito além de seu lugar e viveres de crianças pobres chilenas, viajando para longe, para muito mais, exercendo seu direito à arte. Nesta viagem, os vimos expandirem suas experiências humanas e estéticas, em encontros com o cinema, nos quais foi possível (ad)mirar a Pedagogia Alicia: no cenário, no roteiro, nas cenas, nos enredos e planos ali montados. Nas telas de Vega entre crianças, no trem do cinema, entre centopeias de fotogramas e muito mais, foi possível ver vagalumes a suspender o céu.The study carried out between March 2017 and May 2021 in Chile and Brazil describes and records some of the elements that outline the “Taller de Cine para Niños” created and developed by Alicia Vega between 1985 and 2015. The study inquires whether a “Pedagogia Alicia” is contained in it considering mostly the conceptions and principles that inspire it and the undertaken activities. Alicia is part of a story of Chilean women especially, those who worked with cinema and education in the Latin America. For 30 years, this professor of cinematographic language, researcher and book author taught cinema for 6378 poor children from the outskirts of Chile. A three-way research methodology was adopted: in-person narrative interviews carried out with Alicia Vega, and monitors and professionals who participated in the Talleres; document research from several sources including written and visual files and archives, documentary, videos, photographic collection, reports, books, and others, from Chile and Brazil; and direct observation in Santiago, Chile. Inspired by the metaphor of the firefly from Didi Huberman (2011), by the idea of lift up the sky from the tradition of native people, retaken by Ailton Krenak (2019), and by the train which arrives, from Ignácio Aguero’s documentary (1987), the thesis concludes that these formulations express what happened there. By the hands of Alicia, a firefly, with no spotlights, the niños and niñas from the Talleres flied way beyond their places of Chilean poor children, travelling far away pursuing their right to access art. On this trip, we see them expanding their human and aesthetic experiences when they come across cinema which made possible to admire the “Pegadogia Alicia”: in the scenario, the script, the scenes, the plots and plans there assembled. In Vega’s boards among children, on the cinema train, among centipede frames and a lot more, it was possible to see fireflies lift up the sky.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessVega, Alicia, 1931 - Taller de cine para niños - Crítica e interpretaçãoEducaçãoCinema na educação - ChileCinema e crianças - ChileCrianças pobres - Educação - ChileEducação - História - ChileChile - EducaçãoAmérica Latina - EducaçãoTailler de cineCinema e EducaçãoCrianças pobres do ChileEducação e Cinema no ChileUm vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vegainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE VERÔNICA PACHECO DE OLIVEIRA AZEREDO.pdfTESE VERÔNICA PACHECO DE OLIVEIRA AZEREDO.pdfapplication/pdf6545468https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/1/TESE%20VER%c3%94NICA%20PACHECO%20DE%20OLIVEIRA%20AZEREDO.pdf6f8918442681b71fe1681e645f12fd6eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/457752022-09-30 08:16:56.187oai:repositorio.ufmg.br:1843/45775TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-30T11:16:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
title Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
spellingShingle Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo
Tailler de cine
Cinema e Educação
Crianças pobres do Chile
Educação e Cinema no Chile
Vega, Alicia, 1931 - Taller de cine para niños - Crítica e interpretação
Educação
Cinema na educação - Chile
Cinema e crianças - Chile
Crianças pobres - Educação - Chile
Educação - História - Chile
Chile - Educação
América Latina - Educação
title_short Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
title_full Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
title_fullStr Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
title_full_unstemmed Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
title_sort Um vagalume suspende o céu: o “Taller de cine para niños” de Alicia Vega
author Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo
author_facet Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Ângelo Gariglio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6524038089245903
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Inês Assunção de Castro Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miguel Gonzales Arroyo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Shirley Aparecida de Miranda
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Adriana Mabel Fresquet
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Andrea Tereza Precht Gandarillas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0932274475223053
dc.contributor.author.fl_str_mv Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo
contributor_str_mv José Ângelo Gariglio
Inês Assunção de Castro Teixeira
Miguel Gonzales Arroyo
Shirley Aparecida de Miranda
Adriana Mabel Fresquet
Andrea Tereza Precht Gandarillas
dc.subject.por.fl_str_mv Tailler de cine
Cinema e Educação
Crianças pobres do Chile
Educação e Cinema no Chile
topic Tailler de cine
Cinema e Educação
Crianças pobres do Chile
Educação e Cinema no Chile
Vega, Alicia, 1931 - Taller de cine para niños - Crítica e interpretação
Educação
Cinema na educação - Chile
Cinema e crianças - Chile
Crianças pobres - Educação - Chile
Educação - História - Chile
Chile - Educação
América Latina - Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vega, Alicia, 1931 - Taller de cine para niños - Crítica e interpretação
Educação
Cinema na educação - Chile
Cinema e crianças - Chile
Crianças pobres - Educação - Chile
Educação - História - Chile
Chile - Educação
América Latina - Educação
description A pesquisa, realizada entre março de 2017 e maio de 2021, no Chile e no Brasil, descreve e registra alguns elementos que caracterizaram o “Taller de Cine para Niños”, criado e desenvolvido por Alicia Vega entre 1985 a 2015, indagando se nele está contida uma “Pedagogia Alicia” considerando, sobretudo, as concepções e princípios que o inspiram e as atividades realizadas. Alicia faz parte de uma história de mulheres chilenas, especialmente, aquelas que trabalham com cinema e educação na América Latina. Durante 30 anos, essa professora de linguagem cinematográfica, pesquisadora e autora de livros, ensinou cinema para 6378 crianças pobres de periferias do Chile. O desenho metodológico da pesquisa deu-se por três vias: entrevistas narrativas presenciais realizadas com Alicia Vega, com monitores e profissionais que participaram dos Talleres; pesquisa documental em várias fontes, arquivos e acervos de documentação escrita e visual, documentário, vídeos, acervos fotográficos, relatórios, livros e outros do Chile e do Brasil; observação direta em Santiago do Chile. Inspirada na metáfora do vagalume, de Didi Huberman (2011), na ideia de suspender o céu da tradição de povos originários, retomada por Ailton Krenak (2019) e do trem do cinema que chega, do documentário de Ignácio Agüero (1987), a tese conclui que estas formulações expressam o que ali se passou. Pelas mãos de Alicia, um vagalume, sem holofotes, os/as niños/as dos Talleres voaram para muito além de seu lugar e viveres de crianças pobres chilenas, viajando para longe, para muito mais, exercendo seu direito à arte. Nesta viagem, os vimos expandirem suas experiências humanas e estéticas, em encontros com o cinema, nos quais foi possível (ad)mirar a Pedagogia Alicia: no cenário, no roteiro, nas cenas, nos enredos e planos ali montados. Nas telas de Vega entre crianças, no trem do cinema, entre centopeias de fotogramas e muito mais, foi possível ver vagalumes a suspender o céu.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T11:16:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T11:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45775
url http://hdl.handle.net/1843/45775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/1/TESE%20VER%c3%94NICA%20PACHECO%20DE%20OLIVEIRA%20AZEREDO.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45775/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f8918442681b71fe1681e645f12fd6e
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589315797712896