Sinais do TDAH e funções executivas associados à experiência de cárie dentária em escolares: estudo de caso-controle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabella Mota Pereira Veloso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ODON-AZWKTZ
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios comportamentais mais comuns na infância que se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade em níveis mais elevados do que o esperado para a idade do indivíduo. Crianças com TDAH também podem apresentar prejuízos na função executiva, habilidade relacionada à capacidade de planejamento e organização, podendo desencadear alterações em toda a trajetória de vida do indivíduo e sua família. Piores hábitos de higiene bucal e maior prevalência de cárie dentária têm sido relatados em crianças com TDAH. No entanto, a literatura científica ainda é inconclusiva, devido a escassez de estudos que avaliem a associação entre cárie dentária e TDAH em amostras representativas, visto que a maioria dos estudos são realizados em amostras de conveniência. O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre sinais de TDAH (desatenção, hiperatividade/impulsividade), funções executivas e experiência de cárie dentária em escolares de 7 a 12 anos de idade. Também investigou-se possível associação com fatores socioeconômicos e demográficos. Aprovação ética e termos de consentimento foram obtidos. Foi realizado um estudo de caso-controle aninhado a um estudo transversal. Após o cálculo amostral, a amostra foi composta por 532 crianças selecionadas aleatoriamente em escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Os participantes foram divididos em dois grupos de acordo com dados obtidos no estudo transversal. O grupo caso foi formado por crianças com experiência de cárie dentária (n=266) e o grupo controle por crianças sem experiência de cárie dentária (n=266). Os grupos caso e controle foram pareados (1:1) pelas variáveis idade e sexo. Informações socioeconômicas e demográficas foram coletadas por meio de questionários enviados aos pais. Todas as crianças foram submetidas a exame clínico para avaliação da experiência de cárie dentária de acordo com o índice CPO-D/ceo-d, à avaliação intelectual através do teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e avaliação das funções executivas por meio dos testes Cubos de Corsi e Digit Span. Os sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade foram investigados pelo preenchimento da escala Swanson, Nolan e Pelham - versão IV (SNAP-IV) pelos pais e professores. A análise estatística envolveu a distribuição de frequência dos dados, teste qui-quadrado de McNemar e regressão logística condicional (p <0,05; IC 95%). Os resultados da regressão logística multivariada ajustada demonstraram que crianças relatadas como desatentas pelos pais (OR = 2,41, IC 95%: 1,03-5,61, p = 0,041) e a menor renda mensal familiar (OR: 2,44, 95% IC: 1,71-3,48, p < 0,001) foram significativamente associados à experiência de cárie dentária. Não houve diferenças estatísticas entre a presença de disfunções executivas e a experiência de cárie dentária. Conclui-se que crianças consideradas desatentas pelos pais, apresentaram maior chance de ter experiência de cárie dentária, independente da renda mensal familiar.
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No entanto, a literatura científica ainda é inconclusiva, devido a escassez de estudos que avaliem a associação entre cárie dentária e TDAH em amostras representativas, visto que a maioria dos estudos são realizados em amostras de conveniência. O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre sinais de TDAH (desatenção, hiperatividade/impulsividade), funções executivas e experiência de cárie dentária em escolares de 7 a 12 anos de idade. Também investigou-se possível associação com fatores socioeconômicos e demográficos. Aprovação ética e termos de consentimento foram obtidos. Foi realizado um estudo de caso-controle aninhado a um estudo transversal. Após o cálculo amostral, a amostra foi composta por 532 crianças selecionadas aleatoriamente em escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Os participantes foram divididos em dois grupos de acordo com dados obtidos no estudo transversal. O grupo caso foi formado por crianças com experiência de cárie dentária (n=266) e o grupo controle por crianças sem experiência de cárie dentária (n=266). Os grupos caso e controle foram pareados (1:1) pelas variáveis idade e sexo. Informações socioeconômicas e demográficas foram coletadas por meio de questionários enviados aos pais. Todas as crianças foram submetidas a exame clínico para avaliação da experiência de cárie dentária de acordo com o índice CPO-D/ceo-d, à avaliação intelectual através do teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e avaliação das funções executivas por meio dos testes Cubos de Corsi e Digit Span. Os sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade foram investigados pelo preenchimento da escala Swanson, Nolan e Pelham - versão IV (SNAP-IV) pelos pais e professores. A análise estatística envolveu a distribuição de frequência dos dados, teste qui-quadrado de McNemar e regressão logística condicional (p <0,05; IC 95%). Os resultados da regressão logística multivariada ajustada demonstraram que crianças relatadas como desatentas pelos pais (OR = 2,41, IC 95%: 1,03-5,61, p = 0,041) e a menor renda mensal familiar (OR: 2,44, 95% IC: 1,71-3,48, p < 0,001) foram significativamente associados à experiência de cárie dentária. Não houve diferenças estatísticas entre a presença de disfunções executivas e a experiência de cárie dentária. Conclui-se que crianças consideradas desatentas pelos pais, apresentaram maior chance de ter experiência de cárie dentária, independente da renda mensal familiar.Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is one of the most common behavioral disorders in childhood that is characterized by symptoms of inattention, hyperactivity/ impulsivity at higher levels than expected for the individual's age. Children with ADHD may also present impairments in executive function, ability related to planning and organizational ability, and may trigger changes throughout the life trajectory of the individual and his family. Worse oral hygiene habits and higher prevalences of dental caries have been reported in children with ADHD. However, the scientific literature is still inconclusive, due to the scarcity of studies that evaluate the association between dental caries and ADHD in representative samples, since most of the studies are carried out in convenience samples. The aim of the present study was to evaluate the association between signs of ADHD (inattention, hyperactivity/impulsivity), executive functions and dental caries experience in schoolchildren from 7 to 12 years of age. We also investigated possible association with socioeconomic and demographic factors. Ethical approval and consent terms were obtained. A case-control study was carried out nested in a cross-sectional study. After the sample calculation, the sample consisted of 532 randomly selected children in public and private schools in the city of Diamantina, Minas Gerais. Participants were divided into two groups according to data obtained in the cross-sectional study. The case group was formed by children with dental caries experience (n = 266) and the control group by children without dental caries experience (n = 266). The case and control groups were matched (1:1) by the variables age and sex. Socioeconomic and demographic data were collected through questionnaires sent to parents. All the children were submitted to clinical examination of dental caries experience according to the DMFT/dmft indexes, to the intellectual evaluation using the Ravens Coloured Progressive Matrices test and to the evaluation of executive functions through the Corsi block tapping test and the Digit Span test. Signs of inattention and hyperactivity/impulsivity were investigated by completing the Swanson, Nolan and Pelham - version IV (SNAP-IV) scale by parents and teachers. Statistical analysis involved the frequency distribution of the data, McNemar chi-square test and conditional logistic regression (p <0.05, 95% CI). The results of the adjusted multivariate logistic regression demonstrated that children reported as inattentive by parents (OR = 2.41, 95% CI: 1.03-5.61, p = 0.041) and the lowest monthly family income (OR: 2.44 , 95% CI: 1.71-3.48, p <0.001) were significantly associated with dental caries experience. It was concluded that children considered inattentive by their parents had a higher chance of having dental caries experience, regardless of monthly family income.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFunção executivaTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeCáries dentáriasCriançaFunção ExecutivaTranstorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeCárie DentáriaCriançaSinais do TDAH e funções executivas associados à experiência de cárie dentária em escolares: estudo de caso-controleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_isabella_mota_pereira_veloso.pdfapplication/pdf2781034https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-AZWKTZ/1/tese_isabella_mota_pereira_veloso.pdf1475ce490e2bc2f35c810eee78113609MD51TEXTtese_isabella_mota_pereira_veloso.pdf.txttese_isabella_mota_pereira_veloso.pdf.txtExtracted texttext/plain154715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ODON-AZWKTZ/2/tese_isabella_mota_pereira_veloso.pdf.txt3b2a9e4e00b7b5d1888c7db2851a52d1MD521843/ODON-AZWKTZ2019-11-14 15:58:40.628oai:repositorio.ufmg.br:1843/ODON-AZWKTZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:58:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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