O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonia Maria Roseno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLNRD
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de analisar um conjunto de ações e experiências do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da UFMG. Buscamos compreender a organicidade interna, para isso lançamos um olhar atento sobre essa prática inovadora que se constituiu na articulação de uma estrutura de representação dos educandos no âmbito do Curso. Analisamos, principalmente, como as especificidades da formação e o protagonismo dos sujeitos emergiram na processualidade daorganicidade interna. A dinâmica de organização mediou à demarcação e o entrelaçamento do ser militante com o ser educando. Levando em consideração que os mesmo são membros de Movimentos Sociais que são considerados por muitos autores lócus de formação construídanos contextos de lutas sociais (ARROYO, 2003; CALDART, 2000), ainda podemos perceber que a inserção dos sujeitos nos Movimentos proporciona traços identitários que os configuram como sujeito coletivo (CASTELLS; 1999; HALL, 1997; CALDART, 2002). A formaçãoadvinda dos Movimentos acresceu para os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico do curso, os rumos do mesmo. Nesse sentido, materializou-se sob as concepções da Educação do Campo. (KOLLING, 1999), assim, foi idealizado para contemplar tanto asteorias como as práticas de tal forma que estas se encontrassem em todos os processos de aprendizagem (FREIRE, 1970). Foram entrevistados 06 sujeito-educandos, 02 sujeitocoordenadorese 02 sujeito-professores. O material produzido pelas entrevistas foi analisado e tomando por referência o método do materialismo histórico dialético de Marx. A concretização da organicidade interna revelou que os sujeitos dos Movimentos têm uma forma própria para se inter-relacionar com as novas realidades postas. Dessa forma, percebemos a implantação do Curso com caráter específico e diferenciado abriu novasperspectivas tanto para a comunidade da UFMG, Movimentos Sociais, parceiros, o que indica a possibilidade de novas formas de conhecimento e aprendizado em um processo mediado pelo diálogo e por uma educação voltada para a realidade dos sujeitos envolvidos.
id UFMG_5c524452d6e5c8bc89f7efe17aedf193
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8ZLNRD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Julio de Menezes NetoRegina Celia Passos Ribeiro de CamposAntonia Vitoria Soares AranhaMiguel Gonzalez ArroyoSonia Maria Roseno2019-08-09T11:57:45Z2019-08-09T11:57:45Z2010-07-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLNRDO presente trabalho teve o objetivo de analisar um conjunto de ações e experiências do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da UFMG. Buscamos compreender a organicidade interna, para isso lançamos um olhar atento sobre essa prática inovadora que se constituiu na articulação de uma estrutura de representação dos educandos no âmbito do Curso. Analisamos, principalmente, como as especificidades da formação e o protagonismo dos sujeitos emergiram na processualidade daorganicidade interna. A dinâmica de organização mediou à demarcação e o entrelaçamento do ser militante com o ser educando. Levando em consideração que os mesmo são membros de Movimentos Sociais que são considerados por muitos autores lócus de formação construídanos contextos de lutas sociais (ARROYO, 2003; CALDART, 2000), ainda podemos perceber que a inserção dos sujeitos nos Movimentos proporciona traços identitários que os configuram como sujeito coletivo (CASTELLS; 1999; HALL, 1997; CALDART, 2002). A formaçãoadvinda dos Movimentos acresceu para os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico do curso, os rumos do mesmo. Nesse sentido, materializou-se sob as concepções da Educação do Campo. (KOLLING, 1999), assim, foi idealizado para contemplar tanto asteorias como as práticas de tal forma que estas se encontrassem em todos os processos de aprendizagem (FREIRE, 1970). Foram entrevistados 06 sujeito-educandos, 02 sujeitocoordenadorese 02 sujeito-professores. O material produzido pelas entrevistas foi analisado e tomando por referência o método do materialismo histórico dialético de Marx. A concretização da organicidade interna revelou que os sujeitos dos Movimentos têm uma forma própria para se inter-relacionar com as novas realidades postas. Dessa forma, percebemos a implantação do Curso com caráter específico e diferenciado abriu novasperspectivas tanto para a comunidade da UFMG, Movimentos Sociais, parceiros, o que indica a possibilidade de novas formas de conhecimento e aprendizado em um processo mediado pelo diálogo e por uma educação voltada para a realidade dos sujeitos envolvidos.This work aimed to analyze a set of actions and experiences from the Bachelor Course in Rural/Country Education: Pedagogy of the Land at the Education Faculty of UFMG1. We sought the understanding of its internal organicity, and in order to do so, we cast an attentive look at this innovative practice which arose within the articulation of a structure of thelearners representation amidst the realm of the course. We analyzed, mainly, how the specificities and protagonism in the learners background arose in the proceedings of its internal organicity. The organizational dynamics mediated the distinction and the intertwiningof being an activist and being a learner. Taking into account that these learners are members of Social Movements, considered by many authors the locus of constructed learning in the context of social conflicts (ARROYO, 2003; CALDART, 2000), and yet we can notice thatthe inclusion of these characters in the Movements provide identity traces which distinguishes them as a collective character (CASTELLS; 1999; HALL, 1997; CALDART, 2002). The education stemming from the Movements added to the guiding principles of the CoursesPolitical Pedagogical Project and its directions. In this sense, it got embodied under the Rural/Country Education concepts (KOLLÍNG; 1999), thus, it was conceived to comprise both theory and practice so that theyd meet in all learning processes (FREIRE, 1970). We interviewed 06 learner-characters, 02 coordinator-characters and 02 teacher-characters. The material brought about by the interviews was analyzed under Marxs historical dialectical materialism theoretical framework. The embodying of the internal organicity revealed that the characters of the Movements have their own way to inter-relate themselves with the new realities ahead of them. We then noticed that the introduction of the Course with a specific and differentiated attribute has opened new perspectives to UFMG community, Social Movements and partners, what outlines the possibility of new forms of knowledge and learning in a process mediated by dialogue and for an education focusing the reality of thepeople involved in it.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores  Formação  Educação ruralMovimentos sociaisPedagogia da TerraEspecificidadeProtagonismo e movimentos sociaisEducação do campoOrganicidade internaO curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALoriginal__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdfapplication/pdf861639https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ZLNRD/1/original__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdf0eaa1c1ffe35db47b9332531a7751677MD51TEXToriginal__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdf.txtoriginal__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain409415https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ZLNRD/2/original__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdf.txtc802a1311f4f999c3c9e75856f4b4578MD521843/BUOS-8ZLNRD2019-11-14 04:33:25.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8ZLNRDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:33:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
title O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
spellingShingle O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
Sonia Maria Roseno
Pedagogia da Terra
Especificidade
Protagonismo e movimentos sociais
Educação do campo
Organicidade interna
Professores  Formação  
Educação rural
Movimentos sociais
title_short O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
title_full O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
title_fullStr O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
title_full_unstemmed O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
title_sort O curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra e a especificidade da formação dos educadores e educadoras do campo de Minas Gerais
author Sonia Maria Roseno
author_facet Sonia Maria Roseno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Julio de Menezes Neto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonia Vitoria Soares Aranha
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miguel Gonzalez Arroyo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonia Maria Roseno
contributor_str_mv Antonio Julio de Menezes Neto
Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
Antonia Vitoria Soares Aranha
Miguel Gonzalez Arroyo
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Terra
Especificidade
Protagonismo e movimentos sociais
Educação do campo
Organicidade interna
topic Pedagogia da Terra
Especificidade
Protagonismo e movimentos sociais
Educação do campo
Organicidade interna
Professores  Formação  
Educação rural
Movimentos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores  Formação  
Educação rural
Movimentos sociais
description O presente trabalho teve o objetivo de analisar um conjunto de ações e experiências do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da UFMG. Buscamos compreender a organicidade interna, para isso lançamos um olhar atento sobre essa prática inovadora que se constituiu na articulação de uma estrutura de representação dos educandos no âmbito do Curso. Analisamos, principalmente, como as especificidades da formação e o protagonismo dos sujeitos emergiram na processualidade daorganicidade interna. A dinâmica de organização mediou à demarcação e o entrelaçamento do ser militante com o ser educando. Levando em consideração que os mesmo são membros de Movimentos Sociais que são considerados por muitos autores lócus de formação construídanos contextos de lutas sociais (ARROYO, 2003; CALDART, 2000), ainda podemos perceber que a inserção dos sujeitos nos Movimentos proporciona traços identitários que os configuram como sujeito coletivo (CASTELLS; 1999; HALL, 1997; CALDART, 2002). A formaçãoadvinda dos Movimentos acresceu para os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico do curso, os rumos do mesmo. Nesse sentido, materializou-se sob as concepções da Educação do Campo. (KOLLING, 1999), assim, foi idealizado para contemplar tanto asteorias como as práticas de tal forma que estas se encontrassem em todos os processos de aprendizagem (FREIRE, 1970). Foram entrevistados 06 sujeito-educandos, 02 sujeitocoordenadorese 02 sujeito-professores. O material produzido pelas entrevistas foi analisado e tomando por referência o método do materialismo histórico dialético de Marx. A concretização da organicidade interna revelou que os sujeitos dos Movimentos têm uma forma própria para se inter-relacionar com as novas realidades postas. Dessa forma, percebemos a implantação do Curso com caráter específico e diferenciado abriu novasperspectivas tanto para a comunidade da UFMG, Movimentos Sociais, parceiros, o que indica a possibilidade de novas formas de conhecimento e aprendizado em um processo mediado pelo diálogo e por uma educação voltada para a realidade dos sujeitos envolvidos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T11:57:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T11:57:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLNRD
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLNRD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ZLNRD/1/original__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8ZLNRD/2/original__disserta__o__sonia_roseno_2010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0eaa1c1ffe35db47b9332531a7751677
c802a1311f4f999c3c9e75856f4b4578
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589237207990272