A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30030 |
Resumo: | Considerando o espetáculo teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e seu estatuto de grande evento para a modernização do teatro no Brasil, este trabalho analisa os processos de legitimação envolvidos na construção desse marco, com especial destaque conferido à crítica teatral impressa. Encenada pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 1943 pelo grupo amador Os Comediantes, a peça figurou na historiografia do teatro brasileiro, e também no imaginário nacional, como um acontecimento fundador para a modernização de nossas artes cênicas. Com o objetivo de compreender as linhas de força envolvidas na construção desse marco inaugural, buscou-se perceber o papel da crítica na formação e na consolidação da imagem do Brasil como um país produtor de um teatro moderno, em um período que vai de 1928 a 1948. Defendemos, assim, que ocorreu um processo de construção de um bem cultural simbólico por um meio intelectual, o qual, por intermédio de suas críticas, desenvolveu padrões e mitos de origem caros à formação de aspectos da identidade nacional. Essas críticas foram tecidas em meio a conflitos que colocavam em jogo distintos projetos de teatro para a nação, cujos rumos se acirraram com a atuação do Estado e de intelectuais, muitos egressos das fileiras modernistas, assim como de membros de organizações profissionais teatrais. Ao encarar o teatro moderno no Brasil como um projeto nacional, analiso a recepção crítica do espetáculo de Nelson Rodrigues como escrituras privilegiadas para a compreensão dos debates sobre a modernização do nosso teatro, enfatizando o papel legitimador exercido pelos “críticos literários” e concebendo a crítica como categoria textual múltipla que possibilita uma história do teatro enquanto uma das formas de história da leitura. |
id |
UFMG_5f2a318cf19b86f50f20bedd7fe92e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/30030 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliana de Freitas Dutrahttp://lattes.cnpq.br/0450422270760261Fernando Antonio MancarelliAntonio Herculano Lopeshttp://lattes.cnpq.br/0889237025627229Henrique Brener Vertchenko2019-09-17T14:45:35Z2019-09-17T14:45:35Z2016-01-19http://hdl.handle.net/1843/30030Considerando o espetáculo teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e seu estatuto de grande evento para a modernização do teatro no Brasil, este trabalho analisa os processos de legitimação envolvidos na construção desse marco, com especial destaque conferido à crítica teatral impressa. Encenada pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 1943 pelo grupo amador Os Comediantes, a peça figurou na historiografia do teatro brasileiro, e também no imaginário nacional, como um acontecimento fundador para a modernização de nossas artes cênicas. Com o objetivo de compreender as linhas de força envolvidas na construção desse marco inaugural, buscou-se perceber o papel da crítica na formação e na consolidação da imagem do Brasil como um país produtor de um teatro moderno, em um período que vai de 1928 a 1948. Defendemos, assim, que ocorreu um processo de construção de um bem cultural simbólico por um meio intelectual, o qual, por intermédio de suas críticas, desenvolveu padrões e mitos de origem caros à formação de aspectos da identidade nacional. Essas críticas foram tecidas em meio a conflitos que colocavam em jogo distintos projetos de teatro para a nação, cujos rumos se acirraram com a atuação do Estado e de intelectuais, muitos egressos das fileiras modernistas, assim como de membros de organizações profissionais teatrais. Ao encarar o teatro moderno no Brasil como um projeto nacional, analiso a recepção crítica do espetáculo de Nelson Rodrigues como escrituras privilegiadas para a compreensão dos debates sobre a modernização do nosso teatro, enfatizando o papel legitimador exercido pelos “críticos literários” e concebendo a crítica como categoria textual múltipla que possibilita uma história do teatro enquanto uma das formas de história da leitura.Considering the theatrical spectacle Wedding Dress, by Nelson Rodrigues, and your big event status for the modernization of theater in Brazil, this study analyzes the processes of legitimacy involved in the construction of this mark, with special emphasis given to the printed theater critic. First performed at the “Teatro Municipal” of Rio de Janeiro in December 1943 by the amateur group Os Comediantes, the play figured in the history of Brazilian theater, and also in the national imaginary, as a founding event for the modernization of our performing arts. In order to understand the power lines involved in the construction of this inaugural mark, it sought to understand the role of the critic in formation and consolidation of Brazil's image as a producer country of a modern theater, in a period from 1928 to 1948. We argue, therefore, that there was a process of building a cultural symbolic fine for an intellectual milieu that, through their critics, developed important standards and origin myths to the formation of aspects of national identity. These critics were woven amid conflicts that put in different theater projects for the nation, whose paths were incited with the action of the state and intellectuals, many from modernist ranks, as well as professional theatrical organizations members. Facing the modern theater in Brazil as a national project, I analyze the critical reception of Nelson Rodrigues play as privileged scriptures to understand the debates on the modernization of our theater, emphasizing the legitimizing role played by "literary critics" and conceiving the critic as multiple textual category that provides a history of the theater as one way of reading history.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS“Vestido de noiva”Nelson RodriguesCrítica teatralTeatro brasileiro moderno.A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdfDissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdfAbertoapplication/pdf6978599https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30030/1/Dissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdf029b7544d385c86fc439346783b14323MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30030/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdf.txtDissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdf.txtExtracted texttext/plain609253https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30030/3/Dissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdf.txt7ecda96f9b83c2e208aae0dd4d15852dMD531843/300302019-11-14 12:18:32.894oai:repositorio.ufmg.br:1843/30030TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:18:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
title |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
spellingShingle |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 Henrique Brener Vertchenko “Vestido de noiva” Nelson Rodrigues Crítica teatral Teatro brasileiro moderno. |
title_short |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
title_full |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
title_fullStr |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
title_full_unstemmed |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
title_sort |
A fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948 |
author |
Henrique Brener Vertchenko |
author_facet |
Henrique Brener Vertchenko |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliana de Freitas Dutra |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0450422270760261 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernando Antonio Mancarelli |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antonio Herculano Lopes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0889237025627229 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique Brener Vertchenko |
contributor_str_mv |
Eliana de Freitas Dutra Fernando Antonio Mancarelli Antonio Herculano Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
“Vestido de noiva” Nelson Rodrigues Crítica teatral Teatro brasileiro moderno. |
topic |
“Vestido de noiva” Nelson Rodrigues Crítica teatral Teatro brasileiro moderno. |
description |
Considerando o espetáculo teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e seu estatuto de grande evento para a modernização do teatro no Brasil, este trabalho analisa os processos de legitimação envolvidos na construção desse marco, com especial destaque conferido à crítica teatral impressa. Encenada pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 1943 pelo grupo amador Os Comediantes, a peça figurou na historiografia do teatro brasileiro, e também no imaginário nacional, como um acontecimento fundador para a modernização de nossas artes cênicas. Com o objetivo de compreender as linhas de força envolvidas na construção desse marco inaugural, buscou-se perceber o papel da crítica na formação e na consolidação da imagem do Brasil como um país produtor de um teatro moderno, em um período que vai de 1928 a 1948. Defendemos, assim, que ocorreu um processo de construção de um bem cultural simbólico por um meio intelectual, o qual, por intermédio de suas críticas, desenvolveu padrões e mitos de origem caros à formação de aspectos da identidade nacional. Essas críticas foram tecidas em meio a conflitos que colocavam em jogo distintos projetos de teatro para a nação, cujos rumos se acirraram com a atuação do Estado e de intelectuais, muitos egressos das fileiras modernistas, assim como de membros de organizações profissionais teatrais. Ao encarar o teatro moderno no Brasil como um projeto nacional, analiso a recepção crítica do espetáculo de Nelson Rodrigues como escrituras privilegiadas para a compreensão dos debates sobre a modernização do nosso teatro, enfatizando o papel legitimador exercido pelos “críticos literários” e concebendo a crítica como categoria textual múltipla que possibilita uma história do teatro enquanto uma das formas de história da leitura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-17T14:45:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-17T14:45:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/30030 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/30030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30030/1/Dissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30030/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30030/3/Dissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
029b7544d385c86fc439346783b14323 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 7ecda96f9b83c2e208aae0dd4d15852d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589259317215232 |