Tecnologias de informação, trabalho e formação de engenheiros projetistas: implicações para as relações de saberes e com o saber profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Bamberg
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVGFS4
Resumo: A Educação em Engenharia tem evoluído historicamente, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. O cerne desta investigação se constituiu pelas questões que envolvem as relações entre mudanças nos processos de trabalho dos engenheiros projetistas estruturais decorrentes do maior recurso ao emprego das tecnologias de informação, condições oferecidas ao aumento da intelectualização de sua atividade e desafios à sua formação profissional. Buscou-se, assim, explorar as mudanças que se fazem necessárias no processo de formação destes profissionais tendo em vista colocá-los à altura das exigências societárias atuais. Adotou-se a metodologia qualitativa e a pesquisa exploratória. Foram entrevistados treze engenheiros projetistas estruturais com experiências profissionais entre os anos 1962 e 2002. Tomou-se como marco histórico a informatização dos escritórios de projetos estruturais ocorrida na década de 1980. Foram considerados dois grupos de entrevistados: o primeiro composto pelos entrevistados graduados antes de 1980 e o segundo composto pelos que se formaram após esta data. As entrevistas foram feitas seguindo um roteiro construído com base nas relações constitutivas da relação com o saber: relação com o tempo; relação com os sistemas simbólicos; relação com as formas de atividade; relação consigo mesmo; relação com o mundo e relações com o outro. Após a coleta de dados, procedeu-se à análise dos mesmos por meio de análise qualitativa orientada pelo método do discurso do sujeito coletivo. Os resultados obtidos confirmaram o grande potencial da utilização das tecnologias de informação para a intelectualização do trabalho e a formação do engenheiro projetista estrutural, respeitando-se, contudo, algumas condições indispensáveis seja na forma de organização do trabalho quanto nos processos educacionais. Com essa tese, espera-se instigar professores e estudantes a se engajarem na discussão de temas que envolvem a Educação em Engenharia, gerando informações, significados, sentidos, novos conhecimentos, subsídios indispensáveis à reavaliação crítica e à renovação criativa do ensino de engenharia civil.
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Foram entrevistados treze engenheiros projetistas estruturais com experiências profissionais entre os anos 1962 e 2002. Tomou-se como marco histórico a informatização dos escritórios de projetos estruturais ocorrida na década de 1980. Foram considerados dois grupos de entrevistados: o primeiro composto pelos entrevistados graduados antes de 1980 e o segundo composto pelos que se formaram após esta data. As entrevistas foram feitas seguindo um roteiro construído com base nas relações constitutivas da relação com o saber: relação com o tempo; relação com os sistemas simbólicos; relação com as formas de atividade; relação consigo mesmo; relação com o mundo e relações com o outro. Após a coleta de dados, procedeu-se à análise dos mesmos por meio de análise qualitativa orientada pelo método do discurso do sujeito coletivo. Os resultados obtidos confirmaram o grande potencial da utilização das tecnologias de informação para a intelectualização do trabalho e a formação do engenheiro projetista estrutural, respeitando-se, contudo, algumas condições indispensáveis seja na forma de organização do trabalho quanto nos processos educacionais. Com essa tese, espera-se instigar professores e estudantes a se engajarem na discussão de temas que envolvem a Educação em Engenharia, gerando informações, significados, sentidos, novos conhecimentos, subsídios indispensáveis à reavaliação crítica e à renovação criativa do ensino de engenharia civil.The Engineering Education has evolved over time, but it still has a long path to go. The essence of this research is based on the issues concerning the relationship between changes in the work processes of structural engineers due to the increasing use of information technology, conditions that have contributed to the increase of the intellectualization of their activity and challenges to their formative period. I tried, this way, to explore the changes that are necessary in the training process of these professionals in order to put them up to the current societal demands. I adopted a qualitative methodology and exploratory research strategy. Thirteen structural engineers with professional experience between the years 1962 and 2002 were interviewed. The computerization of the structural projects offices occurred in the 1980s was taken as a milestone. Two groups of respondents were taken into account: the first consisting of the respondents graduated before 1980 and the second includes those who graduated after that date. The interviews were conducted following a script built on the constitutive relationships with the knowledge: relationship with the time; relationship with the symbolic systems, relationship with the type of activity, relationship with themselves, relationship with the world and relations to others. After gathering data, I proceeded to the analysis of that data by means ofqualitative analysis method guided by the collective subject discourse. The results confirmed the great potential of using information technology for the intellectualization of work and of the structural design engineer, observing, however, certain prerequisites, are in the type of work organization and educational processes. This thesis is expected to bring teachers and students to engage in discussions on issues involving Engineering Education, which will generate information, meanings, sense and new knowledge, subsidies necessary for critical review and creative renewal of the structural engineering teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInovações tecnologicasQualificações profissionaisEnsino profissionalEngenheiros FormaçãoEducação e trabalhoEducação em EngenhariaTrabalho de Engenheiros Projetistas EstruturaisTecnologias de InformaçãoTecnologias de informação, trabalho e formação de engenheiros projetistas: implicações para as relações de saberes e com o saber profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___paula_bamberg.pdfapplication/pdf860327https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AVGFS4/1/tese___paula_bamberg.pdf796f5de41a5f4f01bef665b5e6815f40MD51TEXTtese___paula_bamberg.pdf.txttese___paula_bamberg.pdf.txtExtracted texttext/plain351200https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AVGFS4/2/tese___paula_bamberg.pdf.txt66588f1100f8654590ed617f60e7bf3eMD521843/BUOS-AVGFS42019-11-14 05:04:56.462oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AVGFS4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:04:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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