A temática da deficiência nos cursos de licenciatura e bacharelado da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Paula Ferreira Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Clarice Guimaraes Rabello, Mônica Maria Farid Rahme
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62451
https://orcid.org/0000-0003-2123-2989
Resumo: A partir dos anos de 1980, tem-se intensificado no Brasil a luta por uma ampliação dos direitos das pessoas com deficiência à educação, saúde, mobilidade, assistência social, dentre outras dimensões. Esse processo é materializado pela Constituição Federativa de 1988, que marca um momento de democratização do país, após o período da ditadura militar. A partir de 1990, começa um aumento do número de vagas no ensino público. Nesse contexto, delineia-se a perspectiva de uma educação inclusiva, indicando a necessidade de mudanças na escola como instituição e difundindo o princípio de uma convivência comum. Considerando esses aspectos, esta pesquisa busca mapear como a temática da deficiência tem sido abordada nos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir da realização de levantamento e análise das ementas, programas de disciplina e projetos dos cursos de graduação. O referencial teórico se fundamenta em estudos sobre a deficiência e educação das pessoas com deficiência. A primeira parte da pesquisa foi construída a partir dos dados dos cursos de licenciatura disponibilizados pelo site e plataformas da UFMG, e pelos colegiados dos cursos. Como um primeiro resultado da pesquisa, observou-se que todos os cursos de licenciatura apresentam alguma matéria relacionada ao tema da pesquisa.
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