A temática da deficiência nos cursos de licenciatura e bacharelado da UFMG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62451 https://orcid.org/0000-0003-2123-2989 |
Resumo: | A partir dos anos de 1980, tem-se intensificado no Brasil a luta por uma ampliação dos direitos das pessoas com deficiência à educação, saúde, mobilidade, assistência social, dentre outras dimensões. Esse processo é materializado pela Constituição Federativa de 1988, que marca um momento de democratização do país, após o período da ditadura militar. A partir de 1990, começa um aumento do número de vagas no ensino público. Nesse contexto, delineia-se a perspectiva de uma educação inclusiva, indicando a necessidade de mudanças na escola como instituição e difundindo o princípio de uma convivência comum. Considerando esses aspectos, esta pesquisa busca mapear como a temática da deficiência tem sido abordada nos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir da realização de levantamento e análise das ementas, programas de disciplina e projetos dos cursos de graduação. O referencial teórico se fundamenta em estudos sobre a deficiência e educação das pessoas com deficiência. A primeira parte da pesquisa foi construída a partir dos dados dos cursos de licenciatura disponibilizados pelo site e plataformas da UFMG, e pelos colegiados dos cursos. Como um primeiro resultado da pesquisa, observou-se que todos os cursos de licenciatura apresentam alguma matéria relacionada ao tema da pesquisa. |
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A temática da deficiência nos cursos de licenciatura e bacharelado da UFMGDeficiênciaEducação inclusivaEnsino superiorPessoas com deficiênciaEducação especialEducação inclusivaNecessidades especiais - educaçãoEnsino superiorA partir dos anos de 1980, tem-se intensificado no Brasil a luta por uma ampliação dos direitos das pessoas com deficiência à educação, saúde, mobilidade, assistência social, dentre outras dimensões. Esse processo é materializado pela Constituição Federativa de 1988, que marca um momento de democratização do país, após o período da ditadura militar. A partir de 1990, começa um aumento do número de vagas no ensino público. Nesse contexto, delineia-se a perspectiva de uma educação inclusiva, indicando a necessidade de mudanças na escola como instituição e difundindo o princípio de uma convivência comum. Considerando esses aspectos, esta pesquisa busca mapear como a temática da deficiência tem sido abordada nos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir da realização de levantamento e análise das ementas, programas de disciplina e projetos dos cursos de graduação. O referencial teórico se fundamenta em estudos sobre a deficiência e educação das pessoas com deficiência. A primeira parte da pesquisa foi construída a partir dos dados dos cursos de licenciatura disponibilizados pelo site e plataformas da UFMG, e pelos colegiados dos cursos. Como um primeiro resultado da pesquisa, observou-se que todos os cursos de licenciatura apresentam alguma matéria relacionada ao tema da pesquisa.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOUFMG2024-01-04T16:53:42Z2024-01-04T16:53:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2359-2109http://hdl.handle.net/1843/62451https://orcid.org/0000-0003-2123-2989porCongresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE)Maria Paula Ferreira CarvalhoClarice Guimaraes RabelloMônica Maria Farid Rahmeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-04T16:53:42Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62451Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-04T16:53:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A partir dos anos de 1980, tem-se intensificado no Brasil a luta por uma ampliação dos direitos das pessoas com deficiência à educação, saúde, mobilidade, assistência social, dentre outras dimensões. Esse processo é materializado pela Constituição Federativa de 1988, que marca um momento de democratização do país, após o período da ditadura militar. A partir de 1990, começa um aumento do número de vagas no ensino público. Nesse contexto, delineia-se a perspectiva de uma educação inclusiva, indicando a necessidade de mudanças na escola como instituição e difundindo o princípio de uma convivência comum. Considerando esses aspectos, esta pesquisa busca mapear como a temática da deficiência tem sido abordada nos cursos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir da realização de levantamento e análise das ementas, programas de disciplina e projetos dos cursos de graduação. O referencial teórico se fundamenta em estudos sobre a deficiência e educação das pessoas com deficiência. A primeira parte da pesquisa foi construída a partir dos dados dos cursos de licenciatura disponibilizados pelo site e plataformas da UFMG, e pelos colegiados dos cursos. Como um primeiro resultado da pesquisa, observou-se que todos os cursos de licenciatura apresentam alguma matéria relacionada ao tema da pesquisa. |
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