Constant and random practice on learning of volleyball serve
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n6p598 http://hdl.handle.net/1843/40469 https://orcid.org/0000-0002-2078-5496 https://orcid.org/0000-0001-8296-3676 http://orcid.org/0000-0001-8938-7739 |
Resumo: | O tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora. |
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Constant and random practice on learning of volleyball servePrática constante e aleatória na aprendizagem do saque do voleibolMotor activityParametersVolleyballAtividade motoraParâmetrosVoleibolAprendizagemO tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora.The type of practice can influence what is learned from a motor skill. The aim of this study was to investigate the effects of the constant and random practice on the learning of Generalized Motor Program and parameters of the volleyball serve. The sample was composed of 20 children between 10 and 12 years old. The participants performed a pre-test whose score was adopted to counterbalance two groups (n=10), random practice and constant practice. During the acquisition phase, the random group performed 252 serves from three different positions, always indicated at the end of each serve, and the constant group performed all serves from only a specific position. The retention test showed that both groups learned the Generalized Motor Program, but random practice conducted to higher parameterization learning, resultant from the variable of practice. During practice of a sport motor skills, although the constant and random practice improve the learning of Generalized Motor Program, only the random practice improves learning of parameters of the motor skill.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICAEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESUFMG2022-03-25T13:38:31Z2022-03-25T13:38:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n6p5981980-0037http://hdl.handle.net/1843/40469https://orcid.org/0000-0002-2078-5496https://orcid.org/0000-0001-8296-3676http://orcid.org/0000-0001-8938-7739engRevista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho HumanoMadson Pereira CruzGuilherme Menezes LagePatrick Costa Ribeiro SilvaThiago Fernandes NevesCíntia de Oliveira MatosHerbert Ugrinowitschinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-25T13:38:31Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40469Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-25T13:38:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora. |
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