Constant and random practice on learning of volleyball serve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madson Pereira Cruz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guilherme Menezes Lage, Patrick Costa Ribeiro Silva, Thiago Fernandes Neves, Cíntia de Oliveira Matos, Herbert Ugrinowitsch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n6p598
http://hdl.handle.net/1843/40469
https://orcid.org/0000-0002-2078-5496
https://orcid.org/0000-0001-8296-3676
http://orcid.org/0000-0001-8938-7739
Resumo: O tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora.
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Prática constante e aleatória na aprendizagem do saque do voleibol
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