Práticas de ensino-aprendizagem empregadas nas capacitações para profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabio de Jesus Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2P8G
Resumo: O objetivo do estudo foi discutir as práticas de ensino-aprendizagem que estão sendo empregadas para realizar capacitações para profissionais de saúde. Optou-se pela revisão integrativa em que o levantamento bibliográfico foi realizado no período de 04 de Novembroa 26 de Dezembro de 2013, no site da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados como critérios de inclusão: somente artigos científicos, publicados na íntegra, entre os anos de 2008 e 2013, que retratassem a temática referente à revisão, nos idiomas de português e espanhol.Para análise foram realizadas várias leituras, exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Foram selecionados 20 artigos para o estudo e desses verificou-se que 14 (70%) foram agrupados em Práticas com Metodologia Participativas e Expositivas Concomitantes, 3 (15%)em Práticas com Metodologia Expositivas e 3 (15%) em Práticas com Metodologia Participativas. O tipo de metodologia predominante nos artigos foi a oficina e 90% dos artigos apresentaram resultados positivos com o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizado.A avaliação pré e pós teste foi a mais evidenciada nos estudos. Demonstraram como estratégias eficazes, as capacitações divididas em duas fases, a parte teórica e parte prática, fazendo parte da rotina do serviço e sendo realizadas dentro da carga horária do serviço. Asparcerias entre os serviços e as Universidades para a programação e realização das capacitações mostrou-se como algo frequente. Espera-se que este estudo possa fornecer uma visão panorâmica das práticas de ensino-aprendizado empregadas na atualidade paraprofissionais de saúde, servindo como referência para instituições que realizam capacitações para profissionais de saúde.
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spelling Livia Cozer MontenegroVirginia Mascarenhas Nascimento TeixeiraFabio de Jesus Santos2019-08-13T23:10:33Z2019-08-13T23:10:33Z2014-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2P8GO objetivo do estudo foi discutir as práticas de ensino-aprendizagem que estão sendo empregadas para realizar capacitações para profissionais de saúde. Optou-se pela revisão integrativa em que o levantamento bibliográfico foi realizado no período de 04 de Novembroa 26 de Dezembro de 2013, no site da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados como critérios de inclusão: somente artigos científicos, publicados na íntegra, entre os anos de 2008 e 2013, que retratassem a temática referente à revisão, nos idiomas de português e espanhol.Para análise foram realizadas várias leituras, exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Foram selecionados 20 artigos para o estudo e desses verificou-se que 14 (70%) foram agrupados em Práticas com Metodologia Participativas e Expositivas Concomitantes, 3 (15%)em Práticas com Metodologia Expositivas e 3 (15%) em Práticas com Metodologia Participativas. O tipo de metodologia predominante nos artigos foi a oficina e 90% dos artigos apresentaram resultados positivos com o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizado.A avaliação pré e pós teste foi a mais evidenciada nos estudos. Demonstraram como estratégias eficazes, as capacitações divididas em duas fases, a parte teórica e parte prática, fazendo parte da rotina do serviço e sendo realizadas dentro da carga horária do serviço. Asparcerias entre os serviços e as Universidades para a programação e realização das capacitações mostrou-se como algo frequente. Espera-se que este estudo possa fornecer uma visão panorâmica das práticas de ensino-aprendizado empregadas na atualidade paraprofissionais de saúde, servindo como referência para instituições que realizam capacitações para profissionais de saúde.The study objective was to discuss the practices of teaching and learning that are being employed to carry out training for health professionals. We opted for the integrative review on the literature survey that was conducted from November 4 to December 26, 2013 in VirtualHealth Library site. Theyre used as inclusion criteria: only scientific articles, published in full, between 2008 and 2013 years, which reflect the themes related to the revision in Portuguese and Spanish languages. Several readings were performed for analysis: exploratory, selective, analytical and interpretative readings. 20 articles were selected for thestudy and of these it was found that 14 (70 %) were grouped into Practice with Participatory Methodology and Expositive Concurrent, 3 (15 %) in Practices with Expositive Methodology and 3 (15 %) in Practice with Participatory Methodology . The predominant methodology kind in the articles was the workshop and 90 % of the articles presented positive results with the development of teaching- learning practices. The pre and posttest evaluation was the most evident in the studies. They demonstrated how effective strategies, divided capabilities into two phases, theoretical and practical part, being part of service routine and being held within the hours of service. Partnerships between services and universities for scheduling and conducting training proved to be something common. It is hoped that this study will provide an overview of the practices of teaching and learning employed in the present for healthprofessionals, serving as a reference for institutions that conduct training for health professionals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalCapacitação profissionalCapacitação de recursos humanos em saúdeCapacitação em serviçoPráticas de ensino-aprendizagem empregadas nas capacitações para profissionais da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_fabio.pdfapplication/pdf208417https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2P8G/1/tcc_fabio.pdfe8cec239db8981ee4fe0ece1684b74ecMD51TEXTtcc_fabio.pdf.txttcc_fabio.pdf.txtExtracted texttext/plain47217https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2P8G/2/tcc_fabio.pdf.txt7e1ce7c788fdcd7777d550ddbc51e2beMD521843/BUOS-9L2P8G2019-11-14 14:14:07.995oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2P8GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:14:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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