Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diógenes Bráz Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJG5U
Resumo: No mundo contemporâneo, a empresa que realiza, de forma efetiva e organizada, a gestão do conhecimento por ela produzido pode ter um diferencial competitivo junto ao mercado cada vez mais acirrado e com múltiplos concorrentes. Em particular na educação corporativa, especificamente na gestão do conhecimento e talentos internos, isso pode significar economias significativas de tempo e recursos. O objetivo desse trabalho é demonstrar como a utilização de uma plataforma tecnológica pode dar suporte às práticas de gestão de conhecimento em uma empresa. Apontando um caminho para aqueles que ainda não se utilizam de alguma ferramenta para a capacitação, interação e produção de conhecimento interno tenham referência das possibilidades de sua implementação e dos benefícios que poderão ser obtidos quando do uso de uma solução via software como base para essas ações. Primeiramente será feita uma breve revisão teórica a respeito do que é gestão do conhecimento e seus principais conceitos, capital intelectual e capital intelectual como ativo das empresas, possibilidades de práticas de gestão de conhecimento, o mercado laboratorial no Brasil e suas necessidades de capacitação. Em seguida, como objetivo específico, será realizado um estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais em que a Educação Corporativa foi utilizada como prática de GC. O estudo mostra a implementação de uma plataforma tecnológica para um programa de capacitação e gestão do conhecimento, que ofereceria suporte às atividades da empresa na sua expertise, interação e capacitação dos colaboradores, além da disseminação da cultura do laboratório pesquisado. Por fim, faz uma pequena análise dos resultados até então alcançados, já que o projeto encontra-se em fase piloto, e concluir o trabalho destacando a importância da práticas de gestão do capital intelectual.
id UFMG_67a37956ceaa150f0641a9f6e51f9a9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VJG5U
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Frederico Cesar Mafra PereiraDiógenes Bráz Rocha2019-08-11T21:38:13Z2019-08-11T21:38:13Z2014-01-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJG5UNo mundo contemporâneo, a empresa que realiza, de forma efetiva e organizada, a gestão do conhecimento por ela produzido pode ter um diferencial competitivo junto ao mercado cada vez mais acirrado e com múltiplos concorrentes. Em particular na educação corporativa, especificamente na gestão do conhecimento e talentos internos, isso pode significar economias significativas de tempo e recursos. O objetivo desse trabalho é demonstrar como a utilização de uma plataforma tecnológica pode dar suporte às práticas de gestão de conhecimento em uma empresa. Apontando um caminho para aqueles que ainda não se utilizam de alguma ferramenta para a capacitação, interação e produção de conhecimento interno tenham referência das possibilidades de sua implementação e dos benefícios que poderão ser obtidos quando do uso de uma solução via software como base para essas ações. Primeiramente será feita uma breve revisão teórica a respeito do que é gestão do conhecimento e seus principais conceitos, capital intelectual e capital intelectual como ativo das empresas, possibilidades de práticas de gestão de conhecimento, o mercado laboratorial no Brasil e suas necessidades de capacitação. Em seguida, como objetivo específico, será realizado um estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais em que a Educação Corporativa foi utilizada como prática de GC. O estudo mostra a implementação de uma plataforma tecnológica para um programa de capacitação e gestão do conhecimento, que ofereceria suporte às atividades da empresa na sua expertise, interação e capacitação dos colaboradores, além da disseminação da cultura do laboratório pesquisado. Por fim, faz uma pequena análise dos resultados até então alcançados, já que o projeto encontra-se em fase piloto, e concluir o trabalho destacando a importância da práticas de gestão do capital intelectual.In the contemporary world, the company that performs in an effective and organized way, the management of the knowledge produced by it can have a competitive edge in the market increasingly heated and with multiple competitors. Particularly in corporate education, specifically in knowledge management and internal talent, this can mean significant savings of time and resources. The aim of this study is to describe the use of a technology platform can support the knowledge management practices in a company. Pointing a way for those who still do not use any tool for training, interaction and production of internal knowledge have reference to the possibilities of its implementation and the benefits that can be obtained when using a solution via software as a basis for these actions . First will be a brief theoretical review of what is knowledge management and its main concepts, intellectual capital and intellectual capital as assets of the companies, possibilities of knowledge management practices, the laboratory market in Brazil and its training needs. Then, as a specific goal, there will be a case study in a medical laboratory of Minas Gerais in the Corporate Education was used as KM practice. The study shows the implementation of a technological platform for a training program and knowledge management, which would support the company's activities in its expertise, interaction and training of employees, in addition to the spread of the studied laboratory culture. Finally, do a little analysis of the results obtained so far, since the project is in the pilot phase, and complete the work highlighting the importance of intellectual capital management practices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimento  Informática na educação  Capital intelectual  CompetitividadeGestão do conhecimentoUniversidade corporativaEducação corporativaConhecimento organizacionalEducação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdfapplication/pdf1536066https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VJG5U/1/ufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdf4548c9899670a0e4b400361e4e065777MD51TEXTufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdf.txtufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VJG5U/2/ufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUBD-9VJG5U2019-11-14 10:30:33.462oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9VJG5URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:30:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
title Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
spellingShingle Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
Diógenes Bráz Rocha
Competitividade
Gestão do conhecimento
Universidade corporativa
Educação corporativa
Conhecimento organizacional
Gestão do conhecimento  
Informática na educação  
Capital intelectual  
title_short Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
title_full Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
title_fullStr Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
title_full_unstemmed Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
title_sort Educação corporativa como prática de Gestão do Conhecimento: estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais
author Diógenes Bráz Rocha
author_facet Diógenes Bráz Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Diógenes Bráz Rocha
contributor_str_mv Frederico Cesar Mafra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Gestão do conhecimento
Universidade corporativa
Educação corporativa
Conhecimento organizacional
topic Competitividade
Gestão do conhecimento
Universidade corporativa
Educação corporativa
Conhecimento organizacional
Gestão do conhecimento  
Informática na educação  
Capital intelectual  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento  
Informática na educação  
Capital intelectual  
description No mundo contemporâneo, a empresa que realiza, de forma efetiva e organizada, a gestão do conhecimento por ela produzido pode ter um diferencial competitivo junto ao mercado cada vez mais acirrado e com múltiplos concorrentes. Em particular na educação corporativa, especificamente na gestão do conhecimento e talentos internos, isso pode significar economias significativas de tempo e recursos. O objetivo desse trabalho é demonstrar como a utilização de uma plataforma tecnológica pode dar suporte às práticas de gestão de conhecimento em uma empresa. Apontando um caminho para aqueles que ainda não se utilizam de alguma ferramenta para a capacitação, interação e produção de conhecimento interno tenham referência das possibilidades de sua implementação e dos benefícios que poderão ser obtidos quando do uso de uma solução via software como base para essas ações. Primeiramente será feita uma breve revisão teórica a respeito do que é gestão do conhecimento e seus principais conceitos, capital intelectual e capital intelectual como ativo das empresas, possibilidades de práticas de gestão de conhecimento, o mercado laboratorial no Brasil e suas necessidades de capacitação. Em seguida, como objetivo específico, será realizado um estudo de caso em um laboratório médico de Minas Gerais em que a Educação Corporativa foi utilizada como prática de GC. O estudo mostra a implementação de uma plataforma tecnológica para um programa de capacitação e gestão do conhecimento, que ofereceria suporte às atividades da empresa na sua expertise, interação e capacitação dos colaboradores, além da disseminação da cultura do laboratório pesquisado. Por fim, faz uma pequena análise dos resultados até então alcançados, já que o projeto encontra-se em fase piloto, e concluir o trabalho destacando a importância da práticas de gestão do capital intelectual.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:38:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:38:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJG5U
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJG5U
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VJG5U/1/ufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9VJG5U/2/ufmg_especializacao_gei_diogenes_braz_rocha_tcc_v_120115_final_impressa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4548c9899670a0e4b400361e4e065777
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589419766120448