Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG |
Resumo: | Esta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político. |
id |
UFMG_682074738ea4cba7dca750af87104811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AKYHKG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sara Del Carmen Rojo de La RosaTereza Virginia R BarbosaGuiomar Maria de Grammont Machado de Araújo SouzaJúlia Morena Silva da CostaElen de MedeirosFlávia Almeida Vieira Resende2019-08-12T23:04:15Z2019-08-12T23:04:15Z2017-02-13http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKGEsta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político.This thesis aims to investigate how and why the mythical imaginary of Antigone, disseminated from the homonymous Sophocles play, endures in recent writings and is often restored, maintaining a primarily political nature in modern and contemporary dramatic literature. The corpus of this work covers specifically four rewrites of Antigone Jean Anouilhs Antigone (France, 1944), Bertolt Brechts Antigone of Sophocles (Germany, 1948), Griselda Gambaros Antígona Furiosa (Argentina, 1986), and José Watanabe and Yuyachkanis Antígona (Peru, 2000). These works were organized into two distinct macrocontexts: Europe during and shortly after the Second World War; and Latin America. Thischoice supports a paradigmatic view at the rewrites of the myth of Antigone in contexts of violence and state of exception. When human life loses its value and when the established power acquires legal support to exterminate in the name of national security, the mythical image of Antigone seems to reappear with more intensity, as she calls for justice and a worthy burial for the dead. From the corpus analyzed, and with an interdisciplinary methodology, with varied references according to the request of each context and each play, this thesis tried to investigate the conditions of possibility for the appropriations of the mythical imaginary ofAntigone, understanding that it maintains, in each play, a primarily political nature.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro político alemão História e críticaPolítica na literaturaTeatro político chileno História e críticaAntígona (Mitologia grega) na literaturaTeatro político latino-americano História e críticaTeatro político argentino História e críticaSófocles Antígona Crítica e interpretaçãoConflito ArmadoTeatro políticoAntígonaDitadura ArgentinaSegunda Guerra MundialInterno no PeruAntígonas: apropriações políticas do imaginário míticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdfapplication/pdf12979552https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/1/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf3f9703d4c51ed121145a39883ba62e63MD51TEXTtese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txttese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txtExtracted texttext/plain789165https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/2/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txtdb88a27d9094a1b0f079c4a6f2238446MD521843/LETR-AKYHKG2019-11-14 20:15:46.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AKYHKGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
title |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
spellingShingle |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico Flávia Almeida Vieira Resende Conflito Armado Teatro político Antígona Ditadura Argentina Segunda Guerra Mundial Interno no Peru Teatro político alemão História e crítica Política na literatura Teatro político chileno História e crítica Antígona (Mitologia grega) na literatura Teatro político latino-americano História e crítica Teatro político argentino História e crítica Sófocles Antígona Crítica e interpretação |
title_short |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
title_full |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
title_fullStr |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
title_full_unstemmed |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
title_sort |
Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico |
author |
Flávia Almeida Vieira Resende |
author_facet |
Flávia Almeida Vieira Resende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tereza Virginia R Barbosa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo Souza |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Júlia Morena Silva da Costa |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávia Almeida Vieira Resende |
contributor_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa Tereza Virginia R Barbosa Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo Souza Júlia Morena Silva da Costa Elen de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflito Armado Teatro político Antígona Ditadura Argentina Segunda Guerra Mundial Interno no Peru |
topic |
Conflito Armado Teatro político Antígona Ditadura Argentina Segunda Guerra Mundial Interno no Peru Teatro político alemão História e crítica Política na literatura Teatro político chileno História e crítica Antígona (Mitologia grega) na literatura Teatro político latino-americano História e crítica Teatro político argentino História e crítica Sófocles Antígona Crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro político alemão História e crítica Política na literatura Teatro político chileno História e crítica Antígona (Mitologia grega) na literatura Teatro político latino-americano História e crítica Teatro político argentino História e crítica Sófocles Antígona Crítica e interpretação |
description |
Esta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T23:04:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T23:04:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/1/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/2/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f9703d4c51ed121145a39883ba62e63 db88a27d9094a1b0f079c4a6f2238446 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589357168230400 |