Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Almeida Vieira Resende
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG
Resumo: Esta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político.
id UFMG_682074738ea4cba7dca750af87104811
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AKYHKG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sara Del Carmen Rojo de La RosaTereza Virginia R BarbosaGuiomar Maria de Grammont Machado de Araújo SouzaJúlia Morena Silva da CostaElen de MedeirosFlávia Almeida Vieira Resende2019-08-12T23:04:15Z2019-08-12T23:04:15Z2017-02-13http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKGEsta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político.This thesis aims to investigate how and why the mythical imaginary of Antigone, disseminated from the homonymous Sophocles play, endures in recent writings and is often restored, maintaining a primarily political nature in modern and contemporary dramatic literature. The corpus of this work covers specifically four rewrites of Antigone Jean Anouilhs Antigone (France, 1944), Bertolt Brechts Antigone of Sophocles (Germany, 1948), Griselda Gambaros Antígona Furiosa (Argentina, 1986), and José Watanabe and Yuyachkanis Antígona (Peru, 2000). These works were organized into two distinct macrocontexts: Europe during and shortly after the Second World War; and Latin America. Thischoice supports a paradigmatic view at the rewrites of the myth of Antigone in contexts of violence and state of exception. When human life loses its value and when the established power acquires legal support to exterminate in the name of national security, the mythical image of Antigone seems to reappear with more intensity, as she calls for justice and a worthy burial for the dead. From the corpus analyzed, and with an interdisciplinary methodology, with varied references according to the request of each context and each play, this thesis tried to investigate the conditions of possibility for the appropriations of the mythical imaginary ofAntigone, understanding that it maintains, in each play, a primarily political nature.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro político alemão História e críticaPolítica na literaturaTeatro político chileno História e críticaAntígona (Mitologia grega) na literaturaTeatro político latino-americano História e críticaTeatro político argentino História e críticaSófocles Antígona Crítica e interpretaçãoConflito ArmadoTeatro políticoAntígonaDitadura ArgentinaSegunda Guerra MundialInterno no PeruAntígonas: apropriações políticas do imaginário míticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdfapplication/pdf12979552https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/1/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf3f9703d4c51ed121145a39883ba62e63MD51TEXTtese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txttese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txtExtracted texttext/plain789165https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/2/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txtdb88a27d9094a1b0f079c4a6f2238446MD521843/LETR-AKYHKG2019-11-14 20:15:46.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AKYHKGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:15:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
title Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
spellingShingle Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
Flávia Almeida Vieira Resende
Conflito Armado
Teatro político
Antígona
Ditadura Argentina
Segunda Guerra Mundial
Interno no Peru
Teatro político alemão História e crítica
Política na literatura
Teatro político chileno História e crítica
Antígona (Mitologia grega) na literatura
Teatro político latino-americano História e crítica
Teatro político argentino História e crítica
Sófocles Antígona Crítica e interpretação
title_short Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
title_full Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
title_fullStr Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
title_full_unstemmed Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
title_sort Antígonas: apropriações políticas do imaginário mítico
author Flávia Almeida Vieira Resende
author_facet Flávia Almeida Vieira Resende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tereza Virginia R Barbosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Júlia Morena Silva da Costa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Elen de Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávia Almeida Vieira Resende
contributor_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Tereza Virginia R Barbosa
Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo Souza
Júlia Morena Silva da Costa
Elen de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito Armado
Teatro político
Antígona
Ditadura Argentina
Segunda Guerra Mundial
Interno no Peru
topic Conflito Armado
Teatro político
Antígona
Ditadura Argentina
Segunda Guerra Mundial
Interno no Peru
Teatro político alemão História e crítica
Política na literatura
Teatro político chileno História e crítica
Antígona (Mitologia grega) na literatura
Teatro político latino-americano História e crítica
Teatro político argentino História e crítica
Sófocles Antígona Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro político alemão História e crítica
Política na literatura
Teatro político chileno História e crítica
Antígona (Mitologia grega) na literatura
Teatro político latino-americano História e crítica
Teatro político argentino História e crítica
Sófocles Antígona Crítica e interpretação
description Esta tese visa a investigar como e por que o imaginário mítico de Antígona, veiculado a partir da obra homônima de Sófocles, perdura e é tantas vezes retomado, mantendo um caráter prioritariamente político, nas literaturas dramáticas modernas e contemporâneas. O corpusdeste trabalho abrange especificamente quatro reescritas de Antígona Antígona, de Jean Anouilh (França, 1944), Antígona de Sófocles, de Bertolt Brecht (Alemanha, 1948), Antígona Furiosa, de Griselda Gambaro (Argentina, 1986), e Antígona, de José Watanabe e Yuyachkani(Peru, 2000). Essas obras foram organizadas em dois macrocontextos distintos: Europa durante e logo após a Segunda Guerra Mundial; e América Latina. Essa escolha favorece um olhar paradigmático para as retomadas do mito de Antígona em contextos de violência e estado de exceção. Em momentos em que a vida humana perde o valor e em que o poder estabelecido ganha suporte jurídico para exterminar em nome de uma segurança nacional, a imagem mítica de Antígona parece ressurgir com mais intensidade, como aquela que clama por justiça e por sepultura digna aos mortos. A partir do corpus analisado, e com uma metodologia interdisciplinar, com referências variadas, segundo a necessidade de cada contexto e de cada dramaturgia, procurou-se investigar as condições de possibilidade das apropriações do imaginário mítico de Antígona, compreendendo que este mantém, a cada atualização, um caráter prioritariamente político.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T23:04:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T23:04:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKYHKG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/1/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AKYHKG/2/tese_fl_via_almeida_vieira_resende.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f9703d4c51ed121145a39883ba62e63
db88a27d9094a1b0f079c4a6f2238446
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589357168230400