Bots artistas no Twitter: considerações sobre uma possível arte maquínica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61747 https://orcid.org/0000-0002-3150-1567 |
Resumo: | Neste artigo nos voltamos para os perfis automatizados, conhecidos como bots, que se propõem a fazer arte no Twitter, buscando analisar seus processos criativos com base na noção pierceana de abdução e em outros conceitos semióticos. Se, por um lado, a repetição de procedimentos é o imperativo da determinação sígnica proveniente de seu código, por outro, os resultados visuais que alcançam não são monótonos pois, concretamente, variam. Os signos criados por eles nas imagens resultantes de seus procedimentos promovem uma polissemia que escapa à sua rigidez programada, indo para o mundo com uma potencialidade sígnica que envolve agentes maquínicos e humanos. |
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Bots artistas no Twitter: considerações sobre uma possível arte maquínicaSemióticaBotsArteTwitterProcesso criativoSemióticaArteTwitterCriação (literária, artística, etc.)Neste artigo nos voltamos para os perfis automatizados, conhecidos como bots, que se propõem a fazer arte no Twitter, buscando analisar seus processos criativos com base na noção pierceana de abdução e em outros conceitos semióticos. Se, por um lado, a repetição de procedimentos é o imperativo da determinação sígnica proveniente de seu código, por outro, os resultados visuais que alcançam não são monótonos pois, concretamente, variam. Os signos criados por eles nas imagens resultantes de seus procedimentos promovem uma polissemia que escapa à sua rigidez programada, indo para o mundo com uma potencialidade sígnica que envolve agentes maquínicos e humanos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALUFMG2023-12-05T20:37:08Z2023-12-05T20:37:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2175-4683http://hdl.handle.net/1843/61747https://orcid.org/0000-0002-3150-1567porCongresso brasileiro de ciências da comunicaçãoThereza Nardelli SilvaJoana Ziller de Araújo Josephsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-12-05T20:37:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/61747Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-12-05T20:37:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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