A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaqueline Silva Miranda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Karlla Andrea Leal Cruz, Raika Luana Aleme
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/53627
Resumo: A cybercultura se associa a uma (r) evolução no entendimento das práticas de leitura e escrita, além de relacionar-se a (re) definição daquilo que se compreende por texto- para além da noção verbal. Nesse sentido, a escola tradicional vivencia a coexistência de práticas dominantes, ainda canônicas e autoritárias, e de práticas marginalizadas, as quais envolvem ações sociais de esfera íntima, dentre elas, aquelas que se tangem ao meio digital. Dessa forma, o trabalho “A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana” surgiu da aplicação de uma sequência didática envolvendo gêneros voltados à publicidade (anúncio publicitário e propaganda, especificamente) no oitavo ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG.
id UFMG_6f8f34b50c163aca01717a1970fa9a29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53627
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-05-18T23:32:49Z2023-05-18T23:32:49Z201911581639788580071344http://hdl.handle.net/1843/53627A cybercultura se associa a uma (r) evolução no entendimento das práticas de leitura e escrita, além de relacionar-se a (re) definição daquilo que se compreende por texto- para além da noção verbal. Nesse sentido, a escola tradicional vivencia a coexistência de práticas dominantes, ainda canônicas e autoritárias, e de práticas marginalizadas, as quais envolvem ações sociais de esfera íntima, dentre elas, aquelas que se tangem ao meio digital. Dessa forma, o trabalho “A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana” surgiu da aplicação de uma sequência didática envolvendo gêneros voltados à publicidade (anúncio publicitário e propaganda, especificamente) no oitavo ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUSimpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital : conectando redes de conhecimento sobre leitura e escrita digitalEducação básicaComunicação e tecnologiaLeituraEscritaA escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://nepced.fae.ufmg.br/anais-do-i-sinced/Jaqueline Silva MirandaKarlla Andrea Leal CruzRaika Luana Alemeapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53627/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA escrita digital e os aplicativos de celular_o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana.pdfA escrita digital e os aplicativos de celular_o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana.pdfapplication/pdf209462https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53627/2/A%20escrita%20digital%20e%20os%20aplicativos%20de%20celular_o%20an%c3%bancio%20publicit%c3%a1rio%20como%20produ%c3%a7%c3%a3o%20multimodal%20no%20terceiro%20ciclo%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20humana.pdfe66a8fb1dd0be594efb9a24adf78fe51MD521843/536272023-05-18 20:44:48.134oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-18T23:44:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
title A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
spellingShingle A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
Jaqueline Silva Miranda
Educação básica
Comunicação e tecnologia
Leitura
Escrita
title_short A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
title_full A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
title_fullStr A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
title_full_unstemmed A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
title_sort A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
author Jaqueline Silva Miranda
author_facet Jaqueline Silva Miranda
Karlla Andrea Leal Cruz
Raika Luana Aleme
author_role author
author2 Karlla Andrea Leal Cruz
Raika Luana Aleme
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaqueline Silva Miranda
Karlla Andrea Leal Cruz
Raika Luana Aleme
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação básica
Comunicação e tecnologia
Leitura
Escrita
topic Educação básica
Comunicação e tecnologia
Leitura
Escrita
description A cybercultura se associa a uma (r) evolução no entendimento das práticas de leitura e escrita, além de relacionar-se a (re) definição daquilo que se compreende por texto- para além da noção verbal. Nesse sentido, a escola tradicional vivencia a coexistência de práticas dominantes, ainda canônicas e autoritárias, e de práticas marginalizadas, as quais envolvem ações sociais de esfera íntima, dentre elas, aquelas que se tangem ao meio digital. Dessa forma, o trabalho “A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana” surgiu da aplicação de uma sequência didática envolvendo gêneros voltados à publicidade (anúncio publicitário e propaganda, especificamente) no oitavo ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T23:32:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-18T23:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53627
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 9788580071344
identifier_str_mv 9788580071344
url http://hdl.handle.net/1843/53627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital : conectando redes de conhecimento sobre leitura e escrita digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53627/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53627/2/A%20escrita%20digital%20e%20os%20aplicativos%20de%20celular_o%20an%c3%bancio%20publicit%c3%a1rio%20como%20produ%c3%a7%c3%a3o%20multimodal%20no%20terceiro%20ciclo%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20humana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
e66a8fb1dd0be594efb9a24adf78fe51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589242231717888