O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilzilene Imaculada Lucindo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Regina Magna Bonifácio Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/77761
Resumo: A pesquisa tomou como objeto de estudo os profissionais de Pedagogia que se inserem em espaços de educação não escolar (ENE) no Estado de Minas Gerais e buscou investigar a trajetória formativa e profissional desses pedagogos. De cunho qualitativo, o estudo foi embasado na legislação concernente ao curso de Pedagogia e em autores como Franco (2008), Libâneo; Pimenta (2011), Saviani (2008), Severo (2017), dentre outros e fez uso de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que tomou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento dos dados produzidos recorreu-se à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as instituições de ensino superior onde os entrevistados concluíram a graduação propiciaram um curso de Pedagogia voltado para a educação regular, para o espaço escolar, independente da época que o curso foi realizado. A partir dos dados afirma-se que a formação para os espaços de ENE é uma necessidade formativa, embora nem sempre atendida nos cursos, na atual Resolução que normatiza o curso de Pedagogia. Neste sentido, defende-se que a formação do pedagogo para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia para que o profissional formado esteja apto a atuar em qualquer espaço em que a educação se faça presente, não apenas na docência e na escola.
id UFMG_72ad3e97701c417b8d6b5c659cf22a56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/77761
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogosCurso de PedagogiaPedagogosFormação de PedagogosAtuação ProfissionalEspaços de Educação Não EscolarPedagogia - Formação de professoresEducaçãoPedagogos - Formação profissionalÁrea de atuação profissionalA pesquisa tomou como objeto de estudo os profissionais de Pedagogia que se inserem em espaços de educação não escolar (ENE) no Estado de Minas Gerais e buscou investigar a trajetória formativa e profissional desses pedagogos. De cunho qualitativo, o estudo foi embasado na legislação concernente ao curso de Pedagogia e em autores como Franco (2008), Libâneo; Pimenta (2011), Saviani (2008), Severo (2017), dentre outros e fez uso de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que tomou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento dos dados produzidos recorreu-se à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as instituições de ensino superior onde os entrevistados concluíram a graduação propiciaram um curso de Pedagogia voltado para a educação regular, para o espaço escolar, independente da época que o curso foi realizado. A partir dos dados afirma-se que a formação para os espaços de ENE é uma necessidade formativa, embora nem sempre atendida nos cursos, na atual Resolução que normatiza o curso de Pedagogia. Neste sentido, defende-se que a formação do pedagogo para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia para que o profissional formado esteja apto a atuar em qualquer espaço em que a educação se faça presente, não apenas na docência e na escola.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2024-10-31T20:22:48Z2024-10-31T20:22:48Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2176-1396http://hdl.handle.net/1843/77761porCongresso Nacional de EducaçãoNilzilene Imaculada LucindoRegina Magna Bonifácio Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-10-31T20:22:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/77761Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-10-31T20:22:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
title O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
spellingShingle O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
Nilzilene Imaculada Lucindo
Curso de Pedagogia
Pedagogos
Formação de Pedagogos
Atuação Profissional
Espaços de Educação Não Escolar
Pedagogia - Formação de professores
Educação
Pedagogos - Formação profissional
Área de atuação profissional
title_short O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
title_full O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
title_fullStr O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
title_full_unstemmed O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
title_sort O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
author Nilzilene Imaculada Lucindo
author_facet Nilzilene Imaculada Lucindo
Regina Magna Bonifácio Araújo
author_role author
author2 Regina Magna Bonifácio Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilzilene Imaculada Lucindo
Regina Magna Bonifácio Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Pedagogos
Formação de Pedagogos
Atuação Profissional
Espaços de Educação Não Escolar
Pedagogia - Formação de professores
Educação
Pedagogos - Formação profissional
Área de atuação profissional
topic Curso de Pedagogia
Pedagogos
Formação de Pedagogos
Atuação Profissional
Espaços de Educação Não Escolar
Pedagogia - Formação de professores
Educação
Pedagogos - Formação profissional
Área de atuação profissional
description A pesquisa tomou como objeto de estudo os profissionais de Pedagogia que se inserem em espaços de educação não escolar (ENE) no Estado de Minas Gerais e buscou investigar a trajetória formativa e profissional desses pedagogos. De cunho qualitativo, o estudo foi embasado na legislação concernente ao curso de Pedagogia e em autores como Franco (2008), Libâneo; Pimenta (2011), Saviani (2008), Severo (2017), dentre outros e fez uso de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que tomou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento dos dados produzidos recorreu-se à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as instituições de ensino superior onde os entrevistados concluíram a graduação propiciaram um curso de Pedagogia voltado para a educação regular, para o espaço escolar, independente da época que o curso foi realizado. A partir dos dados afirma-se que a formação para os espaços de ENE é uma necessidade formativa, embora nem sempre atendida nos cursos, na atual Resolução que normatiza o curso de Pedagogia. Neste sentido, defende-se que a formação do pedagogo para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia para que o profissional formado esteja apto a atuar em qualquer espaço em que a educação se faça presente, não apenas na docência e na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-10-31T20:22:48Z
2024-10-31T20:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2176-1396
http://hdl.handle.net/1843/77761
identifier_str_mv 2176-1396
url http://hdl.handle.net/1843/77761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829654992945152