O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/77761 |
Resumo: | A pesquisa tomou como objeto de estudo os profissionais de Pedagogia que se inserem em espaços de educação não escolar (ENE) no Estado de Minas Gerais e buscou investigar a trajetória formativa e profissional desses pedagogos. De cunho qualitativo, o estudo foi embasado na legislação concernente ao curso de Pedagogia e em autores como Franco (2008), Libâneo; Pimenta (2011), Saviani (2008), Severo (2017), dentre outros e fez uso de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que tomou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento dos dados produzidos recorreu-se à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as instituições de ensino superior onde os entrevistados concluíram a graduação propiciaram um curso de Pedagogia voltado para a educação regular, para o espaço escolar, independente da época que o curso foi realizado. A partir dos dados afirma-se que a formação para os espaços de ENE é uma necessidade formativa, embora nem sempre atendida nos cursos, na atual Resolução que normatiza o curso de Pedagogia. Neste sentido, defende-se que a formação do pedagogo para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia para que o profissional formado esteja apto a atuar em qualquer espaço em que a educação se faça presente, não apenas na docência e na escola. |
id |
UFMG_72ad3e97701c417b8d6b5c659cf22a56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/77761 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogosCurso de PedagogiaPedagogosFormação de PedagogosAtuação ProfissionalEspaços de Educação Não EscolarPedagogia - Formação de professoresEducaçãoPedagogos - Formação profissionalÁrea de atuação profissionalA pesquisa tomou como objeto de estudo os profissionais de Pedagogia que se inserem em espaços de educação não escolar (ENE) no Estado de Minas Gerais e buscou investigar a trajetória formativa e profissional desses pedagogos. De cunho qualitativo, o estudo foi embasado na legislação concernente ao curso de Pedagogia e em autores como Franco (2008), Libâneo; Pimenta (2011), Saviani (2008), Severo (2017), dentre outros e fez uso de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que tomou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento dos dados produzidos recorreu-se à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as instituições de ensino superior onde os entrevistados concluíram a graduação propiciaram um curso de Pedagogia voltado para a educação regular, para o espaço escolar, independente da época que o curso foi realizado. A partir dos dados afirma-se que a formação para os espaços de ENE é uma necessidade formativa, embora nem sempre atendida nos cursos, na atual Resolução que normatiza o curso de Pedagogia. Neste sentido, defende-se que a formação do pedagogo para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia para que o profissional formado esteja apto a atuar em qualquer espaço em que a educação se faça presente, não apenas na docência e na escola.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2024-10-31T20:22:48Z2024-10-31T20:22:48Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2176-1396http://hdl.handle.net/1843/77761porCongresso Nacional de EducaçãoNilzilene Imaculada LucindoRegina Magna Bonifácio Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-10-31T20:22:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/77761Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-10-31T20:22:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
title |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
spellingShingle |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos Nilzilene Imaculada Lucindo Curso de Pedagogia Pedagogos Formação de Pedagogos Atuação Profissional Espaços de Educação Não Escolar Pedagogia - Formação de professores Educação Pedagogos - Formação profissional Área de atuação profissional |
title_short |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
title_full |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
title_fullStr |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
title_full_unstemmed |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
title_sort |
O (não) lugar dos espaços de educação não escolar na formação de pedagogos |
author |
Nilzilene Imaculada Lucindo |
author_facet |
Nilzilene Imaculada Lucindo Regina Magna Bonifácio Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Regina Magna Bonifácio Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nilzilene Imaculada Lucindo Regina Magna Bonifácio Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Pedagogos Formação de Pedagogos Atuação Profissional Espaços de Educação Não Escolar Pedagogia - Formação de professores Educação Pedagogos - Formação profissional Área de atuação profissional |
topic |
Curso de Pedagogia Pedagogos Formação de Pedagogos Atuação Profissional Espaços de Educação Não Escolar Pedagogia - Formação de professores Educação Pedagogos - Formação profissional Área de atuação profissional |
description |
A pesquisa tomou como objeto de estudo os profissionais de Pedagogia que se inserem em espaços de educação não escolar (ENE) no Estado de Minas Gerais e buscou investigar a trajetória formativa e profissional desses pedagogos. De cunho qualitativo, o estudo foi embasado na legislação concernente ao curso de Pedagogia e em autores como Franco (2008), Libâneo; Pimenta (2011), Saviani (2008), Severo (2017), dentre outros e fez uso de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo que tomou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Para realizar o tratamento dos dados produzidos recorreu-se à técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as instituições de ensino superior onde os entrevistados concluíram a graduação propiciaram um curso de Pedagogia voltado para a educação regular, para o espaço escolar, independente da época que o curso foi realizado. A partir dos dados afirma-se que a formação para os espaços de ENE é uma necessidade formativa, embora nem sempre atendida nos cursos, na atual Resolução que normatiza o curso de Pedagogia. Neste sentido, defende-se que a formação do pedagogo para os espaços de ENE deve ser contemplada de maneira sistemática no curso de Pedagogia para que o profissional formado esteja apto a atuar em qualquer espaço em que a educação se faça presente, não apenas na docência e na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-10-31T20:22:48Z 2024-10-31T20:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2176-1396 http://hdl.handle.net/1843/77761 |
identifier_str_mv |
2176-1396 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/77761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829654992945152 |