Como os presidentes se informam? : a estratégia presidencial de assessoramento no Brasil (1990-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aglaé Isadora Tumelero
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/33399
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar que estratégia os presidentes brasileiros do período 1990-2017 utilizam para contornar os problemas informacionais que surgem no processo de tomada de decisão decorrentes da composição multipartidária do gabinete, da alternância partidária e dos choques externos. Para tanto, a análise se concentra em uma ferramenta administrativa à disposição dos Presidentes, a saber, a centralização de estruturas formais de assessoramento (EFAPs) na Presidência voltadas para a coleta, sistematização e fornecimento de conselhos e informações. Para analisar as estruturas de assessoramento, duas frentes de trabalho são empreendidas. Primeiro, uma análise descritiva dessas estruturas é realizada a partir de cinco dimensões em relação às quais elas apresentam variação: (1) da quantidade de EFAPs presentes na Presidência, (2) da área política para a qual elas estão voltadas, (3) do tipo de política de que se ocupam, (4) da institucionalização e (5) da composição. Em segundo, uma análise exploratória para verificar se e como os problemas informacionais decorrentes da composição multipartidária do gabinete, da alternância partidária e dos choques externos estão associados à variação na quantidade anual de EFAPs centralizadas na Presidência. Para verificar essa associação são realizadas análises bivariadas (teste de correlação de Pearson, de Spearman e Qui-quadrado de independência). Os resultados das análises indicam que há, de fato, uma associação positiva e significante entre os problemas informacionais decorrentes da composição multipartidária do gabinete e a centralização de novas EFAPs. Porém, indicam baixa associação entre os demais problemas informacionais discutidos e a centralização de novas EFAPs. Tais achados sugerem que conclusões mais definitivas sobre a relação entre essas variáveis requerem uma análise multivariada, controlando a interferência de outros fatores.
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Primeiro, uma análise descritiva dessas estruturas é realizada a partir de cinco dimensões em relação às quais elas apresentam variação: (1) da quantidade de EFAPs presentes na Presidência, (2) da área política para a qual elas estão voltadas, (3) do tipo de política de que se ocupam, (4) da institucionalização e (5) da composição. Em segundo, uma análise exploratória para verificar se e como os problemas informacionais decorrentes da composição multipartidária do gabinete, da alternância partidária e dos choques externos estão associados à variação na quantidade anual de EFAPs centralizadas na Presidência. Para verificar essa associação são realizadas análises bivariadas (teste de correlação de Pearson, de Spearman e Qui-quadrado de independência). Os resultados das análises indicam que há, de fato, uma associação positiva e significante entre os problemas informacionais decorrentes da composição multipartidária do gabinete e a centralização de novas EFAPs. Porém, indicam baixa associação entre os demais problemas informacionais discutidos e a centralização de novas EFAPs. Tais achados sugerem que conclusões mais definitivas sobre a relação entre essas variáveis requerem uma análise multivariada, controlando a interferência de outros fatores.The purpose of this dissertation is to analyze what strategies the Brazilian presidents of the period 1990-2017 used to circumvent in informational problems arose in the decision-making process resulting from the cabinet's multiparty composition, party alternation and external shocks. To this end, the analysis focuses on an administrative tool available to the presidents, namely, the centralization of formal advisory structures (EFAPs) in the Presidency aimed at collecting, systematizing and providing advice and information. To analyze the advisory structures, two work fronts are undertaken. First, a descriptive analysis of these structures is carried out based on five dimensions in relation to which they vary: (1) the quantity of EFAPs present in the Presidency, (2) of the political area to which they are directed, (3) the type of policy they are dealing with, (4) institutionalization and (5) composition. Second, an exploratory analysis to verify whether and how the informational problems arising from the cabinet's multiparty composition, party alternation and external shocks are associated with the variation in the annual quantity of EFAPs centralized in the Presidency. To verify the association, bivariate analyzes are performed (Pearson's correlated test, Spearman's and Qui-square of independence). The results of the analyzes indicate that there is, in fact, a positive and significant association between the information problems resulting from the cabinet's multiparty composition and the centralization of new EFAPs. However, they indicate a low association between the other informational problems discussed and the centralization of new EFAPs. Such findings suggest that more definitive conclusions about the relationship between these variables require a multivariate analysis, controlling the interference of other factors.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICAPoder executivoEstratégias informacionaisAssessoramento presidencialComo os presidentes se informam? : a estratégia presidencial de assessoramento no Brasil (1990-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALComo os presidentes se informam. A estratégia presidencial de assessoramento no Brasil 1990-2017.pdfComo os presidentes se informam. 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