Avaliações externas em larga escala no contexto escolar: percepção dos diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3GVG |
Resumo: | Esta pesquisa buscou apreender e analisar a percepção de diretores de escolas estaduais de Minas Gerais sobre os efeitos do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) no contexto escolar. Partiu-se de estudos das reformas educacionais da década de 1990, realizadas em contextos geográficos, políticos, sociais, econômicos e culturais diferentes, no âmbito do Estado pós-burocrático, com o objetivo de buscar as especificidades, semelhanças e diferenças da experiência brasileira. Constatou-se a centralidade das avaliações educacionais como eixo estruturante dessas reformas e a defesa de que elas contribuem para a melhoria da qualidade da educação. Optou-se por realizar a pesquisa no estado de Minas Gerais por ser um dos pioneiros no campo da avaliação educacional, tendo consolidado uma dinâmica de trabalho na rede de ensino sustentada pela relação entre avaliação, planejamento e controle. A implantação de um programa de avaliação educacional no estado ocorreu em 1992, avançando para a criação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, no ano de 2000, sendo composto atualmente por três avaliações: PROEB, PROALFA e PAAE. A pesquisa priorizou o período denominado Choque de Gestão (2003-2014), com características do modelo de gestão New Public Management. A investigação adotou uma abordagem quali-quanti. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários encaminhados de forma online para os diretores de todas as escolas públicas estaduais de Minas Gerais, com retorno de 26,7% dos questionários. Os dados foram organizados em categorias que melhor definissem o contexto escolar, escolhidas a partir da experiência da pesquisadora como professora e gestora de redes públicas de educação básica e referendadas em estudos de Tardif e Lessard (2012) e André (1992). A pesquisa mostrou que na percepção dos diretores as avaliações externas são relevantes para as escolas e que seus profissionais possuem uma compreensão satisfatória dos resultados e da escala de proficiência do PROEB. Com relação aos seus efeitos no contexto escolar detectou-se, que na percepção dos diretores: as avaliações apresentam aspectos positivos que atuam para melhorar o ensino, as avaliações internas da aprendizagem e o compromisso dos professores com o ensino e a aprendizagem; os professores ensinam, sobretudo, de acordo com a proposta curricular da SEE-MG, não ocorrendo diminuição do tempo destinado às outras dimensões da formação do educando; as avaliações não interferem de forma negativa nas práticas colaborativas entre os profissionais da escola. Mais da metade dos diretores não se sente pressionada pela SEE-MG e pelo Colegiado Escolar, mas reconhece que exerce algum tipo de pressão sobre os professores para que melhorem os resultados dos alunos e considera que o segmento de onde os professores sentem menos pressão é o dos pais. Verifica-se, ainda, a percepção de que as avaliações externas contribuíram para melhorar a participação da comunidade na escola. |
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Livia Maria Fraga VieiraVirgínio Isidro Martins SáSandra Zákia Lian de SousaAlvaro Luiz Moreira HypolitoDalila Andrade OliveiraAngela Imaculada L de F DalbenEdna Martins Borges2019-08-11T09:26:48Z2019-08-11T09:26:48Z2016-04-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3GVGEsta pesquisa buscou apreender e analisar a percepção de diretores de escolas estaduais de Minas Gerais sobre os efeitos do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) no contexto escolar. Partiu-se de estudos das reformas educacionais da década de 1990, realizadas em contextos geográficos, políticos, sociais, econômicos e culturais diferentes, no âmbito do Estado pós-burocrático, com o objetivo de buscar as especificidades, semelhanças e diferenças da experiência brasileira. Constatou-se a centralidade das avaliações educacionais como eixo estruturante dessas reformas e a defesa de que elas contribuem para a melhoria da qualidade da educação. 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Os dados foram organizados em categorias que melhor definissem o contexto escolar, escolhidas a partir da experiência da pesquisadora como professora e gestora de redes públicas de educação básica e referendadas em estudos de Tardif e Lessard (2012) e André (1992). A pesquisa mostrou que na percepção dos diretores as avaliações externas são relevantes para as escolas e que seus profissionais possuem uma compreensão satisfatória dos resultados e da escala de proficiência do PROEB. Com relação aos seus efeitos no contexto escolar detectou-se, que na percepção dos diretores: as avaliações apresentam aspectos positivos que atuam para melhorar o ensino, as avaliações internas da aprendizagem e o compromisso dos professores com o ensino e a aprendizagem; os professores ensinam, sobretudo, de acordo com a proposta curricular da SEE-MG, não ocorrendo diminuição do tempo destinado às outras dimensões da formação do educando; as avaliações não interferem de forma negativa nas práticas colaborativas entre os profissionais da escola. Mais da metade dos diretores não se sente pressionada pela SEE-MG e pelo Colegiado Escolar, mas reconhece que exerce algum tipo de pressão sobre os professores para que melhorem os resultados dos alunos e considera que o segmento de onde os professores sentem menos pressão é o dos pais. Verifica-se, ainda, a percepção de que as avaliações externas contribuíram para melhorar a participação da comunidade na escola.The present research aimed at apprehending and analyzing the perception of school principals from Minas Gerais regarding the effects of the Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) to their school context. We started from previous studies regarding educational reforms in the 90s, which took place in a different geographic, political, social, economic and cultural context, in post-bureaucratic State, where we tried to point out specificities, similarities and differences from the Brazilian experience. Our studies perceived the centrality of educational evaluations as structuring axis of these reforms and the plea that they contribute to an increase in the quality of education. We decided to carry our research on the state of Minas Gerais, since it is one of the pioneer in the field of educational evaluation, having consolidated a dynamics of work in the schooling network sustained by the relation between evaluation, planning and control. An educational evaluation program was implemented in that state in the year of 1992, and advanced with the creation of the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, in 2000, currently composed of three evaluations: PROEB, PROALFA and PAAE. Our research prioritized the period known as Choque de Gestão (2003-2014), which had characteristics of the New Public Management model. Our researched was based on a quali-quanti approach. We collected data from forms sent online to principals from all state-managed schools from Minas Gerais, having received response from 26,7% of them. Data was organized and analyzed according to categories that best define school context, chosen according to researchers previous experience as a teacher and as basic education public-network manager and previously described in studies from Tardif e Lessard (2012) and André (1992). Our results show that according to principals perception the external evaluation are relevant to schools and their professionals have good comprehension of the results and the proficiency index from PROEB. As to their effect on schooling context we detected that, according to principals perception: evaluations present positive aspects that contribute for a better education, the internal learning evaluation favors the compromise of teachers to the teaching learning process; teachers focus, overall, on teaching in accordance to the curricular proposition from SEE-MG, and there is no reduction in time destined to other dimensions of the students formation; evaluations does not interfere negatively on the collaborative practices among school professionals. Over half the principals do not feel pressed by SEE-MG or School Collegiate, but recognize that they exert some degree of pressure over the teachers for better students results, and they consider that the segment from which teachers receive the least pressure is from the students parents. We also verified the perception that external evaluation contribute for a greater participation of the community in the schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e estado Minas GeraisAvaliação educacional Minas GeraisRendimento escolarEducaçãoAvaliação educacionalEscolas Organização e administraçãoDiretores escolaresDiretor escolarRede Estadual de ensino de Minas GeraisQualidade da educaçãoContexto escolarAvaliação educacionalAvaliações externas em larga escala no contexto escolar: percepção dos diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_edna_martins_borges.pdfapplication/pdf2961862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA3GVG/1/tese_edna_martins_borges.pdf7ae8b4415693e96f2b116c71f70d71b2MD51TEXTtese_edna_martins_borges.pdf.txttese_edna_martins_borges.pdf.txtExtracted texttext/plain773047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA3GVG/2/tese_edna_martins_borges.pdf.txt6a7b79157c695537808b2b58dab96581MD521843/BUBD-AA3GVG2019-11-14 03:52:34.58oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA3GVGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:52:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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