A moda como instituição social no contexto belo-horizontino na década de 1980: a contribuição do grupo mineiro de moda na promoção de identidades e subjetividades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BLAW |
Resumo: | Esta dissertação promove uma investigação acerca das interlocuções entre estilo de vida urbano e moda. Apresenta uma perspectiva histórica que identifica cronologicamente as experiências e transformações nos hábitos de consumo em Belo Horizonte no intervalo de cem anos, desde sua inauguração em 1897 à década de 1990. A moda é abordada enquanto instituição social que se relaciona ao contexto da cidade em suas perspectivas econômica, social e cultural. Um registro sobre a atuação do Grupo Mineiro de Moda, expoente da instituição social da moda em Belo Horizonte décadas de 1980 e 1990, conclui esta dissertação. |
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Celina Borges LemosRenato Cesar Ferreira de SouzaRita Aparecida da Conceição RibeiroCarla Alessandra Carvalho de Queiroz Braga2019-08-09T17:05:54Z2019-08-09T17:05:54Z2015-08-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BLAWEsta dissertação promove uma investigação acerca das interlocuções entre estilo de vida urbano e moda. Apresenta uma perspectiva histórica que identifica cronologicamente as experiências e transformações nos hábitos de consumo em Belo Horizonte no intervalo de cem anos, desde sua inauguração em 1897 à década de 1990. A moda é abordada enquanto instituição social que se relaciona ao contexto da cidade em suas perspectivas econômica, social e cultural. Um registro sobre a atuação do Grupo Mineiro de Moda, expoente da instituição social da moda em Belo Horizonte décadas de 1980 e 1990, conclui esta dissertação.The dialogue between urban lifestyle and fashion is presented in this work. It offers a historical perspective that chronologically identifies the experiences and changes in consumer habits in Belo Horizonte in the range of one hundred years, since its inauguration in 1897 until the end of 1990 decade. Fashion is studied as a social institution that relates to the city backdrop in their economic, social and cultural perspectives. The activities of the Grupo Mineiro de Moda (fashion group from Minas Gerais), exponent of the social institution of fashion in Belo Horizonte during the 1980 and 1990 decades, concludes this work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGrupo Mineiro de Moda Belo Horizonte (MG)Sociedade de consumoModa Belo Horizonte (MG)Estilo de vida Belo Horizonte (MG) Séc XIX-XXVida urbana Belo Horizonte (MG)IdentidadeGrupo Mineiro de ModaEstilo de vidaBelo HorizonteModaCultura do consumoModernidadeIdentidadeA moda como instituição social no contexto belo-horizontino na década de 1980: a contribuição do grupo mineiro de moda na promoção de identidades e subjetividadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALliz__carla_a.c.b._a_moda_como_institui__o_social_no_contexto__belo_horizontino_na_d_cada_de_1980..pdfapplication/pdf215382502https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5BLAW/1/liz__carla_a.c.b._a_moda_como_institui__o_social_no_contexto__belo_horizontino_na_d_cada_de_1980..pdfefd1e7a7cadf26ee18b845ffc44223dcMD511843/BUBD-A5BLAW2019-08-09 14:05:54.14oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A5BLAWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-09T17:05:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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