A literatura infantil pelo olhar da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Elisa de Araujo Grossi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7M7M
Resumo: Esta pesquisa tem como foco analisar a recepção por crianças de livros literários produzidos no ano de 2015, considerados Altamente Recomendáveis para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). As crianças que participaram da pesquisa encontram-se no 1º Ciclo de Formação Humana de uma escola pública, ciclo responsável pela sistematização da alfabetização. A investigação foi realizada no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escola pública de Ensino Fundamental, de setembro de 2016 a junho de 2017, ou seja, durante nove meses. Algumas questões se apresentam como fundamentais na investigação: que critérios são utilizados pelas crianças no momento em que escolhem um livro para ler? Que elementos dos livros, considerados Altamente Recomendáveis pelos adultos, atraem a atenção das crianças? No processo de leitura compartilhada dos livros, escolhidos pelas crianças, quais seriam as questões levantadas por elas em relação ao texto verbal e visual? Para o processo de coleta de dados, desenvolvemos com 25 crianças, divididas em seis grupos, cada grupo composto por 4/5 crianças, uma conversação literária, a partir de pressupostos de dinâmicas conhecidas como Círculo de Leitura. Um círculo de leitura é essencialmente o compartilhamento organizado de uma obra dentro de uma comunidade de leitores que se constitui para tal fim (COSSON, 2014, p. 158). Como metodologia de pesquisa, abraçamos o enfoque Dime (Diga-me) (CHAMBERS, 2007), que estimula o diálogo das crianças com os livros e incentiva a troca de ideias e de impressões sobre o texto lido conjuntamente. Além dos momentos de leitura compartilhada com os seis grupos, realizamos também entrevistas individuais com as crianças, visando conhecer suas experiências sociais com a leitura. Para uma melhor compreensão da complexidade da leitura literária na infância, a pesquisa contou com diferentes interlocutores. Estreita-se, assim, um diálogo com vários autores entre os quais aqueles que discutem a literatura infantil do ponto de vista crítico, conceitual e histórico (MEIRELES, 1979; CUNHA, 1986; PERROTTI, 1984, 1986; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2003; CADEMARTORI, 2009, 2010; LAJOLO & ZILBERMAN, 2007; HUNT, 2010; ARROYO, 2011; BAJOUR, 2012, COLOMER, 2003, 2017), com teóricos da Sociologia da Infância (QVORTRUP, 1993; SARMENTO, 2005; KRAMER, 2011; CORSARO, 2011) e com autores que discutem singularidades do pensamento da criança e outros conceitos como os de imaginação e mediação (HELD, 1980; VIGOTSKI, 2007, 2008, 2009). Na interface desses diferentes estudos, buscamos uma maior aproximação desse complexo objeto
id UFMG_81b1e0e0e122c6bb16170ded502621f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA7M7M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Zelia Versiani MachadoSara Mourao MonteiroAracy Alves Martins EvangelistaHercules Toledo CorreaRenata Junqueira de SouzaMaria Elisa de Araujo Grossi2019-08-14T04:14:13Z2019-08-14T04:14:13Z2018-12-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7M7MEsta pesquisa tem como foco analisar a recepção por crianças de livros literários produzidos no ano de 2015, considerados Altamente Recomendáveis para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). As crianças que participaram da pesquisa encontram-se no 1º Ciclo de Formação Humana de uma escola pública, ciclo responsável pela sistematização da alfabetização. A investigação foi realizada no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escola pública de Ensino Fundamental, de setembro de 2016 a junho de 2017, ou seja, durante nove meses. Algumas questões se apresentam como fundamentais na investigação: que critérios são utilizados pelas crianças no momento em que escolhem um livro para ler? Que elementos dos livros, considerados Altamente Recomendáveis pelos adultos, atraem a atenção das crianças? No processo de leitura compartilhada dos livros, escolhidos pelas crianças, quais seriam as questões levantadas por elas em relação ao texto verbal e visual? Para o processo de coleta de dados, desenvolvemos com 25 crianças, divididas em seis grupos, cada grupo composto por 4/5 crianças, uma conversação literária, a partir de pressupostos de dinâmicas conhecidas como Círculo de Leitura. Um círculo de leitura é essencialmente o compartilhamento organizado de uma obra dentro de uma comunidade de leitores que se constitui para tal fim (COSSON, 2014, p. 158). Como metodologia de pesquisa, abraçamos o enfoque Dime (Diga-me) (CHAMBERS, 2007), que estimula o diálogo das crianças com os livros e incentiva a troca de ideias e de impressões sobre o texto lido conjuntamente. Além dos momentos de leitura compartilhada com os seis grupos, realizamos também entrevistas individuais com as crianças, visando conhecer suas experiências sociais com a leitura. Para uma melhor compreensão da complexidade da leitura literária na infância, a pesquisa contou com diferentes interlocutores. Estreita-se, assim, um diálogo com vários autores entre os quais aqueles que discutem a literatura infantil do ponto de vista crítico, conceitual e histórico (MEIRELES, 1979; CUNHA, 1986; PERROTTI, 1984, 1986; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2003; CADEMARTORI, 2009, 2010; LAJOLO & ZILBERMAN, 2007; HUNT, 2010; ARROYO, 2011; BAJOUR, 2012, COLOMER, 2003, 2017), com teóricos da Sociologia da Infância (QVORTRUP, 1993; SARMENTO, 2005; KRAMER, 2011; CORSARO, 2011) e com autores que discutem singularidades do pensamento da criança e outros conceitos como os de imaginação e mediação (HELD, 1980; VIGOTSKI, 2007, 2008, 2009). Na interface desses diferentes estudos, buscamos uma maior aproximação desse complexo objetoThe focus of this research is to analyze childrens reception of literary books categorized as Highly Recommended for Children according to a Brazilian entity whose role is to analyze and select books for children and adolescents, the Childrens and Juvenile Book National Foundation Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - in 2015. The research involved children belonging to the 1st Cycle of Human Formation at a public elementary school, which is responsible for the systematization of literacy. The investigation was conducted at a school named Centro Pedagógico da UFMG from September 2016 to June 2017 - lasting for 9 months. Some issues are fundamental to the investigation: which criteria children use to choose a book to read? Which book elements attract childrens attention? During the reading process of the books chosen by the children in groups, which issues would they raise concerning the visual and verbal aspects of the text? To collect the data, we divided 25 children in 6 groups composed of four or five children each. We developed literary conversations based on the assumptions of academically recognized dynamics, such as the Reading Circle. A reading circle is essentially the organized sharing of a book content inside a reading community constituted for that purpose (COSSON, 2014, p. 158). We embraced the Dime (Tell me) (CHAMBERS, 2007) focus for the research methodology, stimulating children to dialogue with the books and incentivizing ideas exchange and the sharing of impressions about the text read in groups. In addition to the moments of shared reading in the six groups, we also conducted individual interviews with the children aiming at knowing their social experiences with reading. The research involved several interlocutors to better comprehend the complexity of literary reading in infancy. Therefore, we developed a dialogue with several actors that discuss childrens literature with a critical, conceptual and historical perspective (MEIRELES, 1979; CUNHA, 1986; PERROTTI, 1984, 1986; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2003; CADEMARTORI, 2009, 2010; LAJOLO & ZILBERMAN, 2007; HUNT, 2010; ARROYO, 2011; BAJOUR, 2012, COLOMER, 2003, 2017), with theorists of Childrens Sociology(QVORTRUP, 1993; SARMENTO, 2005; KRAMER, 2011; CORSARO, 2011), and with authors that discuss the singularities of childrens thoughts and other concepts, such as imagination and mediation (HELD, 1980; VIGOTSKI, 2007, 2008, 2009). Through the interconnections between those different studies, we intended to develop more proximity to this complex objectUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura Estudo e ensinoEducaçãoLiteratura infanto-juvenilCrianças Interesses na leituraLivro infantilLiteratura infantilRecepção literáriaA literatura infantil pelo olhar da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__doutorado___maria_elisa.pdfapplication/pdf3155485https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7M7M/1/tese__doutorado___maria_elisa.pdf840c2d3cc35b06d47d859368da50d5ebMD51TEXTtese__doutorado___maria_elisa.pdf.txttese__doutorado___maria_elisa.pdf.txtExtracted texttext/plain578544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7M7M/2/tese__doutorado___maria_elisa.pdf.txt442b312006f4719d5866cb9ffbb0f282MD521843/BUOS-BA7M7M2019-11-14 15:56:36.383oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA7M7MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:56:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura infantil pelo olhar da criança
title A literatura infantil pelo olhar da criança
spellingShingle A literatura infantil pelo olhar da criança
Maria Elisa de Araujo Grossi
Livro infantil
Literatura infantil
Recepção literária
Literatura Estudo e ensino
Educação
Literatura infanto-juvenil
Crianças Interesses na leitura
title_short A literatura infantil pelo olhar da criança
title_full A literatura infantil pelo olhar da criança
title_fullStr A literatura infantil pelo olhar da criança
title_full_unstemmed A literatura infantil pelo olhar da criança
title_sort A literatura infantil pelo olhar da criança
author Maria Elisa de Araujo Grossi
author_facet Maria Elisa de Araujo Grossi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sara Mourao Monteiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Hercules Toledo Correa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Renata Junqueira de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Elisa de Araujo Grossi
contributor_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
Sara Mourao Monteiro
Aracy Alves Martins Evangelista
Hercules Toledo Correa
Renata Junqueira de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Livro infantil
Literatura infantil
Recepção literária
topic Livro infantil
Literatura infantil
Recepção literária
Literatura Estudo e ensino
Educação
Literatura infanto-juvenil
Crianças Interesses na leitura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Literatura Estudo e ensino
Educação
Literatura infanto-juvenil
Crianças Interesses na leitura
description Esta pesquisa tem como foco analisar a recepção por crianças de livros literários produzidos no ano de 2015, considerados Altamente Recomendáveis para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). As crianças que participaram da pesquisa encontram-se no 1º Ciclo de Formação Humana de uma escola pública, ciclo responsável pela sistematização da alfabetização. A investigação foi realizada no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escola pública de Ensino Fundamental, de setembro de 2016 a junho de 2017, ou seja, durante nove meses. Algumas questões se apresentam como fundamentais na investigação: que critérios são utilizados pelas crianças no momento em que escolhem um livro para ler? Que elementos dos livros, considerados Altamente Recomendáveis pelos adultos, atraem a atenção das crianças? No processo de leitura compartilhada dos livros, escolhidos pelas crianças, quais seriam as questões levantadas por elas em relação ao texto verbal e visual? Para o processo de coleta de dados, desenvolvemos com 25 crianças, divididas em seis grupos, cada grupo composto por 4/5 crianças, uma conversação literária, a partir de pressupostos de dinâmicas conhecidas como Círculo de Leitura. Um círculo de leitura é essencialmente o compartilhamento organizado de uma obra dentro de uma comunidade de leitores que se constitui para tal fim (COSSON, 2014, p. 158). Como metodologia de pesquisa, abraçamos o enfoque Dime (Diga-me) (CHAMBERS, 2007), que estimula o diálogo das crianças com os livros e incentiva a troca de ideias e de impressões sobre o texto lido conjuntamente. Além dos momentos de leitura compartilhada com os seis grupos, realizamos também entrevistas individuais com as crianças, visando conhecer suas experiências sociais com a leitura. Para uma melhor compreensão da complexidade da leitura literária na infância, a pesquisa contou com diferentes interlocutores. Estreita-se, assim, um diálogo com vários autores entre os quais aqueles que discutem a literatura infantil do ponto de vista crítico, conceitual e histórico (MEIRELES, 1979; CUNHA, 1986; PERROTTI, 1984, 1986; COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2003; CADEMARTORI, 2009, 2010; LAJOLO & ZILBERMAN, 2007; HUNT, 2010; ARROYO, 2011; BAJOUR, 2012, COLOMER, 2003, 2017), com teóricos da Sociologia da Infância (QVORTRUP, 1993; SARMENTO, 2005; KRAMER, 2011; CORSARO, 2011) e com autores que discutem singularidades do pensamento da criança e outros conceitos como os de imaginação e mediação (HELD, 1980; VIGOTSKI, 2007, 2008, 2009). Na interface desses diferentes estudos, buscamos uma maior aproximação desse complexo objeto
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:14:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7M7M
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7M7M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7M7M/1/tese__doutorado___maria_elisa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7M7M/2/tese__doutorado___maria_elisa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 840c2d3cc35b06d47d859368da50d5eb
442b312006f4719d5866cb9ffbb0f282
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589266685558784