Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia de Fatima Lopes
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32219
Resumo: Este trabalho trata dos valores no esporte e valores olímpicos em projetos esportivos sociais. O objetivo deste estudo foi identificar os valores e contra valores que crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos sociais atribuem a sua prática esportiva e o conhecimento sobre os valores olímpicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 27 crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, de ambos os sexos, participantes de projetos esportivos sociais do município de Barão de Cocais - MG. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base na análise dos resultados verificou-se que os valores aprender o esporte, se exercitar, diversão (prazer), convivência, amizade, respeito, competições, trabalho em equipe e autoestima, foram identificados pelos alunos como mais importantes na prática esportiva. Dos Contra valores, os que obtiveram maior frequência foram o desrespeito, a intolerância e o desinteresse. Em relação aos conhecimentos sobre os valores olímpicos, percebeu-se o desconhecimento sobre os valores propostos pela filosofia do Olimpismo. Estes resultados, apontam para a presença de valores sociais como a convivência, o respeito e a amizade, refletidos no contexto esportivo e a presença de valores do esporte representados pelas competições e aprender o esporte. Em relação aos contra valores apresentados, observa-se a necessidade de intervenções pedagógicas no sentido de minimizar e refletir sobre estas manifestações anti valorativas. Nesta perspectiva, pode se considerar que os resultados encontrados poderão servir de referenciais para a elaboração de métodos e estratégias de ensino que ampliem as reflexões e vivência dos valores identificados no grupo, e dos valores ausentes nos discursos.
id UFMG_89473ad5b1b970e266ceb36274cf44e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32219
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporteeducação olímpicavalores no esporteprojetos sociaisEste trabalho trata dos valores no esporte e valores olímpicos em projetos esportivos sociais. O objetivo deste estudo foi identificar os valores e contra valores que crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos sociais atribuem a sua prática esportiva e o conhecimento sobre os valores olímpicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 27 crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, de ambos os sexos, participantes de projetos esportivos sociais do município de Barão de Cocais - MG. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base na análise dos resultados verificou-se que os valores aprender o esporte, se exercitar, diversão (prazer), convivência, amizade, respeito, competições, trabalho em equipe e autoestima, foram identificados pelos alunos como mais importantes na prática esportiva. Dos Contra valores, os que obtiveram maior frequência foram o desrespeito, a intolerância e o desinteresse. Em relação aos conhecimentos sobre os valores olímpicos, percebeu-se o desconhecimento sobre os valores propostos pela filosofia do Olimpismo. Estes resultados, apontam para a presença de valores sociais como a convivência, o respeito e a amizade, refletidos no contexto esportivo e a presença de valores do esporte representados pelas competições e aprender o esporte. Em relação aos contra valores apresentados, observa-se a necessidade de intervenções pedagógicas no sentido de minimizar e refletir sobre estas manifestações anti valorativas. Nesta perspectiva, pode se considerar que os resultados encontrados poderão servir de referenciais para a elaboração de métodos e estratégias de ensino que ampliem as reflexões e vivência dos valores identificados no grupo, e dos valores ausentes nos discursos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALCurso de Especialização em Treinamento EsportivoUFMGAna Cláudia Porfírio Coutohttp://lattes.cnpq.br/3952574159539537Kátia Lúcia Moreira LemosPatricia de Fatima Lopes2020-01-26T14:42:22Z2020-01-26T14:42:22Z2013-06-07Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-01-27T06:26:41Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32219Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-01-27T06:26:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
title Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
spellingShingle Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
Patricia de Fatima Lopes
educação olímpica
valores no esporte
projetos sociais
title_short Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
title_full Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
title_fullStr Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
title_full_unstemmed Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
title_sort Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte
author Patricia de Fatima Lopes
author_facet Patricia de Fatima Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ana Cláudia Porfírio Couto
http://lattes.cnpq.br/3952574159539537
Kátia Lúcia Moreira Lemos
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricia de Fatima Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv educação olímpica
valores no esporte
projetos sociais
topic educação olímpica
valores no esporte
projetos sociais
description Este trabalho trata dos valores no esporte e valores olímpicos em projetos esportivos sociais. O objetivo deste estudo foi identificar os valores e contra valores que crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos sociais atribuem a sua prática esportiva e o conhecimento sobre os valores olímpicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 27 crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, de ambos os sexos, participantes de projetos esportivos sociais do município de Barão de Cocais - MG. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base na análise dos resultados verificou-se que os valores aprender o esporte, se exercitar, diversão (prazer), convivência, amizade, respeito, competições, trabalho em equipe e autoestima, foram identificados pelos alunos como mais importantes na prática esportiva. Dos Contra valores, os que obtiveram maior frequência foram o desrespeito, a intolerância e o desinteresse. Em relação aos conhecimentos sobre os valores olímpicos, percebeu-se o desconhecimento sobre os valores propostos pela filosofia do Olimpismo. Estes resultados, apontam para a presença de valores sociais como a convivência, o respeito e a amizade, refletidos no contexto esportivo e a presença de valores do esporte representados pelas competições e aprender o esporte. Em relação aos contra valores apresentados, observa-se a necessidade de intervenções pedagógicas no sentido de minimizar e refletir sobre estas manifestações anti valorativas. Nesta perspectiva, pode se considerar que os resultados encontrados poderão servir de referenciais para a elaboração de métodos e estratégias de ensino que ampliem as reflexões e vivência dos valores identificados no grupo, e dos valores ausentes nos discursos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-07
2020-01-26T14:42:22Z
2020-01-26T14:42:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32219
url http://hdl.handle.net/1843/32219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso de Especialização em Treinamento Esportivo
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso de Especialização em Treinamento Esportivo
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829585710383104