De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/36287 |
Resumo: | Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo. |
id |
UFMG_89718df639035619b4c843014a9e4cbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/36287 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Heloisa Soares de Moura Costahttp://lattes.cnpq.br/5436929276473133Jupira Gomes de MendonçaHelder dos Anjos Augustohttp://lattes.cnpq.br/5544630922836872Anne Caroline Veloso de Almeida2021-06-02T21:38:34Z2021-06-02T21:38:34Z2020-11-12http://hdl.handle.net/1843/36287Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo.The research focuses on the City of Montes Claros/MG, part of the Minas Gerais' north Mesoregion, and study the importance of the Central Railway of Brazil of the North of Minas on the development, industrialization and consolidation of the particular socioeconomic conditions and segregation in the city. Historically, the construction of the railway branch that connected the station of Corinto to Montes Claros and, later, the expansion of the railway connections, boosted the development process of the region, mainly in the administrative and commercial areas, turning Montes Claros into a reference in the North of Minas Gerais. However, despite the importance of the railway in Montes Claros, the transportation policy implemented in the 20th century and, consequently, the urban transformation that occurred with the opening of roads and the use of individual and collective motor vehicles as preferred modes of transport, induced changes in the relations established between city residents and the train. Consequently, in 1996, the railroad in Montes Claros started to be used exclusively for cargo transportation. Although the route of the train that runs through the urban fabric in the North-South direction was maintained, this change caused transformations in the daily life of the residents of the city. Nevertheless, even though the railway connects the city in the North-South direction, there are rupture situations in the urban network and distinct socioeconomic conditions between the East and West areas. Hence, in the current context, the railway negatively influences the intensification of socioeconomic segregation conditions in Montes Claros. Under this condition, the contrasts between the areas fragmented by the line incite interest in analyzing the dichotomies existing between its extremes. Therefore, the general objective of this dissertation is to analyze the role of the railway as an infrastructure of improvement of urban space and social segregation in Montes Claros. For that purpose, qualitative research was used through document analysis, bibliographic and empirical research by field visits.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e TerritórioUFMGBrasilICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMinas Gerais - NorteFerroviasSegregação urbanaSociologia urbanaMontes Claros (MG)Norte de MinasMontes ClarosLinha férreaSegregação socioeconômicaDe que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL008_Dissertação_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_versão_01_R03_1 (1).pdf008_Dissertação_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_versão_01_R03_1 (1).pdfapplication/pdf37055062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/5/008_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_vers%c3%a3o_01_R03_1%20%281%29.pdf336b677625c93efb8586f60a96e8b083MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/6/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/7/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD571843/362872021-06-02 18:38:34.088oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-06-02T21:38:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
title |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
spellingShingle |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 Anne Caroline Veloso de Almeida Norte de Minas Montes Claros Linha férrea Segregação socioeconômica Minas Gerais - Norte Ferrovias Segregação urbana Sociologia urbana Montes Claros (MG) |
title_short |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
title_full |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
title_fullStr |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
title_full_unstemmed |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
title_sort |
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019 |
author |
Anne Caroline Veloso de Almeida |
author_facet |
Anne Caroline Veloso de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Heloisa Soares de Moura Costa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5436929276473133 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jupira Gomes de Mendonça |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Helder dos Anjos Augusto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5544630922836872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anne Caroline Veloso de Almeida |
contributor_str_mv |
Heloisa Soares de Moura Costa Jupira Gomes de Mendonça Helder dos Anjos Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Norte de Minas Montes Claros Linha férrea Segregação socioeconômica |
topic |
Norte de Minas Montes Claros Linha férrea Segregação socioeconômica Minas Gerais - Norte Ferrovias Segregação urbana Sociologia urbana Montes Claros (MG) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Minas Gerais - Norte Ferrovias Segregação urbana Sociologia urbana Montes Claros (MG) |
description |
Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-02T21:38:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-02T21:38:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/36287 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/36287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/5/008_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_vers%c3%a3o_01_R03_1%20%281%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/6/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/7/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
336b677625c93efb8586f60a96e8b083 00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589462606741504 |