De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anne Caroline Veloso de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36287
Resumo: Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo.
id UFMG_89718df639035619b4c843014a9e4cbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/36287
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heloisa Soares de Moura Costahttp://lattes.cnpq.br/5436929276473133Jupira Gomes de MendonçaHelder dos Anjos Augustohttp://lattes.cnpq.br/5544630922836872Anne Caroline Veloso de Almeida2021-06-02T21:38:34Z2021-06-02T21:38:34Z2020-11-12http://hdl.handle.net/1843/36287Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo.The research focuses on the City of Montes Claros/MG, part of the Minas Gerais' north Mesoregion, and study the importance of the Central Railway of Brazil of the North of Minas on the development, industrialization and consolidation of the particular socioeconomic conditions and segregation in the city. Historically, the construction of the railway branch that connected the station of Corinto to Montes Claros and, later, the expansion of the railway connections, boosted the development process of the region, mainly in the administrative and commercial areas, turning Montes Claros into a reference in the North of Minas Gerais. However, despite the importance of the railway in Montes Claros, the transportation policy implemented in the 20th century and, consequently, the urban transformation that occurred with the opening of roads and the use of individual and collective motor vehicles as preferred modes of transport, induced changes in the relations established between city residents and the train. Consequently, in 1996, the railroad in Montes Claros started to be used exclusively for cargo transportation. Although the route of the train that runs through the urban fabric in the North-South direction was maintained, this change caused transformations in the daily life of the residents of the city. Nevertheless, even though the railway connects the city in the North-South direction, there are rupture situations in the urban network and distinct socioeconomic conditions between the East and West areas. Hence, in the current context, the railway negatively influences the intensification of socioeconomic segregation conditions in Montes Claros. Under this condition, the contrasts between the areas fragmented by the line incite interest in analyzing the dichotomies existing between its extremes. Therefore, the general objective of this dissertation is to analyze the role of the railway as an infrastructure of improvement of urban space and social segregation in Montes Claros. For that purpose, qualitative research was used through document analysis, bibliographic and empirical research by field visits.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e TerritórioUFMGBrasilICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMinas Gerais - NorteFerroviasSegregação urbanaSociologia urbanaMontes Claros (MG)Norte de MinasMontes ClarosLinha férreaSegregação socioeconômicaDe que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL008_Dissertação_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_versão_01_R03_1 (1).pdf008_Dissertação_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_versão_01_R03_1 (1).pdfapplication/pdf37055062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/5/008_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_vers%c3%a3o_01_R03_1%20%281%29.pdf336b677625c93efb8586f60a96e8b083MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/6/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/7/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD571843/362872021-06-02 18:38:34.088oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-06-02T21:38:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
title De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
spellingShingle De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
Anne Caroline Veloso de Almeida
Norte de Minas
Montes Claros
Linha férrea
Segregação socioeconômica
Minas Gerais - Norte
Ferrovias
Segregação urbana
Sociologia urbana
Montes Claros (MG)
title_short De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
title_full De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
title_fullStr De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
title_full_unstemmed De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
title_sort De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
author Anne Caroline Veloso de Almeida
author_facet Anne Caroline Veloso de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloisa Soares de Moura Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5436929276473133
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jupira Gomes de Mendonça
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Helder dos Anjos Augusto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5544630922836872
dc.contributor.author.fl_str_mv Anne Caroline Veloso de Almeida
contributor_str_mv Heloisa Soares de Moura Costa
Jupira Gomes de Mendonça
Helder dos Anjos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Norte de Minas
Montes Claros
Linha férrea
Segregação socioeconômica
topic Norte de Minas
Montes Claros
Linha férrea
Segregação socioeconômica
Minas Gerais - Norte
Ferrovias
Segregação urbana
Sociologia urbana
Montes Claros (MG)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Minas Gerais - Norte
Ferrovias
Segregação urbana
Sociologia urbana
Montes Claros (MG)
description Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-02T21:38:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-02T21:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/36287
url http://hdl.handle.net/1843/36287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/5/008_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Anne_Caroline_Veloso_de_Almeida_vers%c3%a3o_01_R03_1%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/6/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36287/7/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 336b677625c93efb8586f60a96e8b083
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589462606741504