Análise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/SLSC-BBWP7R |
Resumo: | O rápido progresso do processo de urbanização e o consequente aumento da população urbana criam grandes desafios para os responsáveis pelo planejamento urbano. Esses desafios compreendem diversas áreas como meio-ambiente, consumo de energia, transporte, etc. A quantidade massiva de informações geradas todos os dias nos ambientes urbanos permite a realização de diagnósticos mais precisos de tais problemas, e ajuda na criação de soluções. No entanto, como tais fontes de informação são heterogêneas, e envolvem um grande volume de dados, existem grandes desafios computacionais para sua utilização. O presente trabalho visa estudar técnicas e métodos que permitam a análise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneas, objetivando criar um modelo genérico para análise de dados urbanos, com foco sobretudo em dados de transporte e trânsito. Para demonstrar a viabilidade, aplicabilidade e validade do modelo, foram criadas duas ferramentas: a Impressão Digital de Trânsito Urbano e o Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos. A ideia principal da Impressão Digital de Trânsito Urbano é comparar o acesso e a mobilidade urbana em qualquer ponto de uma cidade utilizando as modalidades de transporte público (ônibus) e privado (individual). O Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos foi criado com o objetivo de determinar a eficiência das rotas produzidas pelos sistemas de transporte público e privado de uma cidade, comparar a acessibilidade a serviços básicos utilizando tais sistemas de tranporte, e contrastar tais informações com dados de qualidade de vida. Os resultados obtidos mostram grandes discrepâncias no esforço que um usuário de transporte público deve fazer para se locomover nas cidades analisadas, em comparação com os modos individuais de transporte. Esses resultados ajudam a explicar as razões por trás da queda acentuada no número de usuários do transporte público nas cidades brasileiras nos últimos anos, conclamando os planejadores urbanos a criar políticas públicas na busca de melhores soluções. |
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Clodoveu Augusto Davis JuniorMirella Moura MoroHumberto Torres Marques NetoRodrigo Affonso de Albuquerque NobregaPedro Magalhaes Fortini2019-08-10T08:32:20Z2019-08-10T08:32:20Z2018-12-17http://hdl.handle.net/1843/SLSC-BBWP7RO rápido progresso do processo de urbanização e o consequente aumento da população urbana criam grandes desafios para os responsáveis pelo planejamento urbano. Esses desafios compreendem diversas áreas como meio-ambiente, consumo de energia, transporte, etc. A quantidade massiva de informações geradas todos os dias nos ambientes urbanos permite a realização de diagnósticos mais precisos de tais problemas, e ajuda na criação de soluções. No entanto, como tais fontes de informação são heterogêneas, e envolvem um grande volume de dados, existem grandes desafios computacionais para sua utilização. O presente trabalho visa estudar técnicas e métodos que permitam a análise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneas, objetivando criar um modelo genérico para análise de dados urbanos, com foco sobretudo em dados de transporte e trânsito. Para demonstrar a viabilidade, aplicabilidade e validade do modelo, foram criadas duas ferramentas: a Impressão Digital de Trânsito Urbano e o Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos. A ideia principal da Impressão Digital de Trânsito Urbano é comparar o acesso e a mobilidade urbana em qualquer ponto de uma cidade utilizando as modalidades de transporte público (ônibus) e privado (individual). O Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos foi criado com o objetivo de determinar a eficiência das rotas produzidas pelos sistemas de transporte público e privado de uma cidade, comparar a acessibilidade a serviços básicos utilizando tais sistemas de tranporte, e contrastar tais informações com dados de qualidade de vida. Os resultados obtidos mostram grandes discrepâncias no esforço que um usuário de transporte público deve fazer para se locomover nas cidades analisadas, em comparação com os modos individuais de transporte. Esses resultados ajudam a explicar as razões por trás da queda acentuada no número de usuários do transporte público nas cidades brasileiras nos últimos anos, conclamando os planejadores urbanos a criar políticas públicas na busca de melhores soluções.The rapid progress of urbanization and the consequent increase in the urban population create great challenges for those responsible for urban planning. These challenges include various areas, such as the environment, energy consumption, transport, and others. Although there are many problems and challenges, the massive amount of information generated every day in urban environments allows envisioning solutions for them. However, as such sources of information are heterogeneous and involve a large amount of data, there are major challenges for their use. The objective of this dissertation is to study techniques and methods that allow the analysis, integration and visualization of urban data from multiple heterogeneous sources, aiming to create a generic model for urban data analysis, focusing mainly on transport and traffic data. In order to demonstrate the feasibility, applicability and validity of the model, two case studies were created: the Urban Transit Fingerprint and the Urban Map of Access to Basic Services. The main idea of the Urban Transit Fingerprint visualization is to compare the accessibility and urban mobility in any part of a city using public transportation (specifically buses) and private transportation. The Urban Map of Access to Basic Services was created with the objective of: determining the efficiency of the routes produced by the public and private transportation systems of a city, comparing accessibility to basic services using such transportation systems, and contrasting such information with data on quality of life. Results show wide discrepancies in the effort a public transit user has to make for her mobility in various regions of each city, as compared with individual modes of travel. These results help explaining the reasons behind the sharp drop in the number of transit users in Brazilian cities over the last years, thus calling on urban planners to devise public policies in the search for better solutions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise visualComputação urbanaSistemas de informação geográficaComputaçãoVisualização de dadosComputação UrbanaAnálise VisualSistemas de Informação GeográficosVisualização de DadosAnálise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpedromagalhaesfortini.pdfapplication/pdf27224268https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SLSC-BBWP7R/1/pedromagalhaesfortini.pdfae2fde7a7358dce899173fdf02ff3fc4MD51TEXTpedromagalhaesfortini.pdf.txtpedromagalhaesfortini.pdf.txtExtracted texttext/plain200175https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/SLSC-BBWP7R/2/pedromagalhaesfortini.pdf.txt570668490e585f4f59d300c76649891bMD521843/SLSC-BBWP7R2019-11-14 09:08:21.352oai:repositorio.ufmg.br:1843/SLSC-BBWP7RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:08:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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