Explorando as affordances do uso de dispositivos móveis na formação continuada de professores da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivana Queiroz Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RMSA-AM8FPR
Resumo: No presente estudo, busco uma melhor compreensão acerca da maneira como os professores de língua inglesa utilizam os dispositivos de tecnologia móvel para sua formação continuada. Para alcançar tal objetivo, analisei as percepções das vantagens e das limitações da utilização de dispositivos móveis no ensino e na aprendizagem de língua inglesa. Identifiquei as affordances emergentes dessa utilização em um ambiente virtual mediado pelo aplicativo WhatsApp, das quais constatei ainda affordances que possibilitaram a discussão sobre a questão da inserção dos dispositivos móveis na formação dos docentes como uma ação inovadora. Como fundamentação teórica para esta pesquisa, destaco as discussões a respeito da mobilidade, tecnologia, ensino e aprendizagem contemporâneos (PEGRUM, 2014; SHARPLES et al., 2007; TRAXLER, 2009), bem como as principais características e definições de Aprendizagem Móvel como campo de estudo relativamente novo (KUKULSKA-HULME, TRAXLER, 2005; OMALLEY et al., 2005; CROMPTON, 2013). Em seguida, descrevo a singularidade do conceito de affordance como concebido pela perspectiva da psicologia ecológica de Gibson (1986 [1979]), e pela perspectiva do ensino de aprendizagem de línguas de van Lier (2000; 2004). Assim, relaciono esse conceito à formação de professores de língua inglesa, aprofundando-me, em especial, no contexto de ensino brasileiro. Por fim, apresento um modelo de disseminação da inovação segundo Rogers (2003). Em relação aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa se constitui em um estudo de caso com análise qualitativa de dados multimodais oriundos da interação entre professores durante um curso de formação continuada via WhatsApp. O curso, denominado Taba Móvel, integrou dois grupos de formação com aproximadamente 23 participantes cada. Os professores participantes eram naturais de vários estados do Brasil e se mantiveram conectados por cerca de 8 semanas duração da primeira etapa curso. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de registros escritos, em áudio e em imagens das conversas dos grupos, observação participante, aplicação de um questionário online ao final do curso e entrevistas individuais a distância. Os resultados indicam que os participantes perceberam o uso da tecnologia móvel no ensino como uma ideia vantajosa, particularmente, por sua característica motivacional. Entretanto, eles estão cientes de que essa empreitada é algo desafiador e repleto de limitações. As affordances identificadas revelam que muitos dos professores já fazem uso da tecnologia móvel para sua formação, como, por exemplo, ao usar aplicativos de smartphones para praticar suas habilidades linguísticas e ao criar grupos de discussão via WhatsApp sobre o tema com colegas de trabalho. Ademais, eles se mostraram favoráveis ao uso do WhatsApp como canal de comunicação responsável pela disseminação da ideia de utilização de dispositivos móveis na formação de professores de inglês como inovação.
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Como fundamentação teórica para esta pesquisa, destaco as discussões a respeito da mobilidade, tecnologia, ensino e aprendizagem contemporâneos (PEGRUM, 2014; SHARPLES et al., 2007; TRAXLER, 2009), bem como as principais características e definições de Aprendizagem Móvel como campo de estudo relativamente novo (KUKULSKA-HULME, TRAXLER, 2005; OMALLEY et al., 2005; CROMPTON, 2013). Em seguida, descrevo a singularidade do conceito de affordance como concebido pela perspectiva da psicologia ecológica de Gibson (1986 [1979]), e pela perspectiva do ensino de aprendizagem de línguas de van Lier (2000; 2004). Assim, relaciono esse conceito à formação de professores de língua inglesa, aprofundando-me, em especial, no contexto de ensino brasileiro. Por fim, apresento um modelo de disseminação da inovação segundo Rogers (2003). Em relação aos seus aspectos metodológicos, esta pesquisa se constitui em um estudo de caso com análise qualitativa de dados multimodais oriundos da interação entre professores durante um curso de formação continuada via WhatsApp. O curso, denominado Taba Móvel, integrou dois grupos de formação com aproximadamente 23 participantes cada. Os professores participantes eram naturais de vários estados do Brasil e se mantiveram conectados por cerca de 8 semanas duração da primeira etapa curso. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de registros escritos, em áudio e em imagens das conversas dos grupos, observação participante, aplicação de um questionário online ao final do curso e entrevistas individuais a distância. Os resultados indicam que os participantes perceberam o uso da tecnologia móvel no ensino como uma ideia vantajosa, particularmente, por sua característica motivacional. Entretanto, eles estão cientes de que essa empreitada é algo desafiador e repleto de limitações. As affordances identificadas revelam que muitos dos professores já fazem uso da tecnologia móvel para sua formação, como, por exemplo, ao usar aplicativos de smartphones para praticar suas habilidades linguísticas e ao criar grupos de discussão via WhatsApp sobre o tema com colegas de trabalho. Ademais, eles se mostraram favoráveis ao uso do WhatsApp como canal de comunicação responsável pela disseminação da ideia de utilização de dispositivos móveis na formação de professores de inglês como inovação.In this study, I pursue a better understanding of how English language teachers use mobile technology devices for their professional development. In order to achieve this objective, I have analyzed the perceptions of the advantages and limitations of using mobile devices in English language teaching and learning. I have identified the emerging affordances of such a use in a virtual environment mediated by the WhatsApp application. Out of those affordances, I have also identified affordances that made it possible to discuss whether the insertion of mobile devices into teacher training programmes can be seen as an innovative action. In the theoretical foundation for this research, I draw attention to the discussions concerning contemporary mobility, technology, teaching and learning (PEGRUM, 20014; SHARPLES et al., 2007; TRAXLER, 2009), as well as the main characteristics and definitions of Mobile Learning, as a relatively new field of study (KUKULSKA-HULME, TRAXLER, 2005; O'MALLEY et al., 2005, CROMPTON, 2013). Next, I describe the uniqueness of the concept of affordance as conceived by Gibsons (1986 [1979]) ecology psychology perspective and by van Liers (2000, 2004) language education area perspective. Being so, I relate this concept to the training of English language teachers, especially in the context of Brazilian education. Finally, I introduce a model of dissemination of innovation based on Rogers (2003). Speaking of its methodology, this research constitutes a case study with qualitative analysis of multimodal data, which were collected from the interaction between teachers during a course of professional teacher development via WhatsApp. This course, called Taba Móvel, integrated two teacher training groups composed by, approximately, 23 participants each. The participating teachers were from several states in Brazil and remained connected for about 8 weeks - the length of the first stage course. The data of this research were collected through written, audio and image recordings of the groups' conversations, participants observation, the application of an online questionnaire at the end of the course and individual interviews held at a distance. The results reveal that the participants perceive the use of mobile technology in teaching as an advantageous idea, particularly because of its motivational aspect. However, they are aware of the challenges and several limitations of such an endeavor. The affordances that have been identified revealed that many of the teachers are already making use of mobile technology for their professional development, for instance, when using smartphone apps to practice their language skills and create chat groups via WhatsApp to discuss the issues of technology and professional development with their colleagues. In addition, the teachers were in agreement with the use of WhatsApp as the communication channel responsible for the dissemination of the idea of using mobile devices in the training of English teachers as an innovative thing.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorProfessores de inglês Formaçãoaffordancesensino e aprendizagem de língua inglesaAprendizagem Móvelormação de professoresinovaçãoExplorando as affordances do uso de dispositivos móveis na formação continuada de professores da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ivana_queiroz_pinheiro.pdfapplication/pdf2789244https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AM8FPR/1/disserta__o_ivana_queiroz_pinheiro.pdfd85680e8b4f60471862117d3b0e9275dMD51TEXTdisserta__o_ivana_queiroz_pinheiro.pdf.txtdisserta__o_ivana_queiroz_pinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain243120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-AM8FPR/2/disserta__o_ivana_queiroz_pinheiro.pdf.txt1811b1e9a1a9fe47eaee5459cd6112c3MD521843/RMSA-AM8FPR2019-11-14 03:40:38.794oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-AM8FPRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:40:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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