A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAM |
Resumo: | O presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e que teve como objetivo descrever a importância da formação pedagógica para os enfermeiros docentes. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 93 artigos e a amostra constituiu-se de 10 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a necessidade da formação inicial para a prática docente na graduação de Enfermagem atrelada à Educação Permanente nas instituições para propiciar ao professor uma reflexão de sua prática e assim melhorar a qualidade do ensino. |
id |
UFMG_8d0d508632d60bacf99ab70dc80cd4cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFAM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Anezia Moreira Faria MadeiraJacqueline de Almeida Gonçalves SachettAnadias Trajano CamargosLarissa Vieira de Brito2019-08-10T14:38:24Z2019-08-10T14:38:24Z2012-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAMO presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e que teve como objetivo descrever a importância da formação pedagógica para os enfermeiros docentes. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 93 artigos e a amostra constituiu-se de 10 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a necessidade da formação inicial para a prática docente na graduação de Enfermagem atrelada à Educação Permanente nas instituições para propiciar ao professor uma reflexão de sua prática e assim melhorar a qualidade do ensino.The present study is an integrative literature review, a method that provides a synthesis of knowledge and the incorporation of the applicability of study results significant in practice and aimed to describe the importance of pedagogical training for nursing teachers. Was used for the selection of the articles online databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences (Lilacs), included in the Virtual Health Library (VHL). The study population consisted of 93 articles and the sample consisted of 10 articles. After analyzing the articles included in the sample results indicate the need for training for teaching in undergraduate Nursing Continuing Education linked to the institutions to provide the teacher a reflection of their practice and thereby improve the quality of education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemCompetência profissionalDocentes de enfermagemPrática do docente de enfermagemEducação de pós-graduação em enfermagemA importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final_completo.pdfapplication/pdf662821https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/1/tcc_final_completo.pdfe555fe0c928407ca15a79576255c3dc5MD51TEXTtcc_final_completo.pdf.txttcc_final_completo.pdf.txtExtracted texttext/plain44038https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/2/tcc_final_completo.pdf.txt1bae40494f671bd0989d584327ed08f8MD521843/BUBD-9DUFAM2019-11-14 11:20:06.452oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFAMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:20:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
title |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
spellingShingle |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa Larissa Vieira de Brito Competência profissional Docentes de enfermagem Prática do docente de enfermagem Educação de pós-graduação em enfermagem Educação Continuada em Enfermagem |
title_short |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
title_full |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
title_fullStr |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
title_sort |
A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa |
author |
Larissa Vieira de Brito |
author_facet |
Larissa Vieira de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anezia Moreira Faria Madeira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anadias Trajano Camargos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larissa Vieira de Brito |
contributor_str_mv |
Anezia Moreira Faria Madeira Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett Anadias Trajano Camargos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência profissional Docentes de enfermagem Prática do docente de enfermagem Educação de pós-graduação em enfermagem |
topic |
Competência profissional Docentes de enfermagem Prática do docente de enfermagem Educação de pós-graduação em enfermagem Educação Continuada em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Continuada em Enfermagem |
description |
O presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e que teve como objetivo descrever a importância da formação pedagógica para os enfermeiros docentes. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 93 artigos e a amostra constituiu-se de 10 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a necessidade da formação inicial para a prática docente na graduação de Enfermagem atrelada à Educação Permanente nas instituições para propiciar ao professor uma reflexão de sua prática e assim melhorar a qualidade do ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T14:38:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T14:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/1/tcc_final_completo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/2/tcc_final_completo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e555fe0c928407ca15a79576255c3dc5 1bae40494f671bd0989d584327ed08f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589280178634752 |