A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa Vieira de Brito
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAM
Resumo: O presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e que teve como objetivo descrever a importância da formação pedagógica para os enfermeiros docentes. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 93 artigos e a amostra constituiu-se de 10 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a necessidade da formação inicial para a prática docente na graduação de Enfermagem atrelada à Educação Permanente nas instituições para propiciar ao professor uma reflexão de sua prática e assim melhorar a qualidade do ensino.
id UFMG_8d0d508632d60bacf99ab70dc80cd4cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFAM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Anezia Moreira Faria MadeiraJacqueline de Almeida Gonçalves SachettAnadias Trajano CamargosLarissa Vieira de Brito2019-08-10T14:38:24Z2019-08-10T14:38:24Z2012-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAMO presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e que teve como objetivo descrever a importância da formação pedagógica para os enfermeiros docentes. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 93 artigos e a amostra constituiu-se de 10 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a necessidade da formação inicial para a prática docente na graduação de Enfermagem atrelada à Educação Permanente nas instituições para propiciar ao professor uma reflexão de sua prática e assim melhorar a qualidade do ensino.The present study is an integrative literature review, a method that provides a synthesis of knowledge and the incorporation of the applicability of study results significant in practice and aimed to describe the importance of pedagogical training for nursing teachers. Was used for the selection of the articles online databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences (Lilacs), included in the Virtual Health Library (VHL). The study population consisted of 93 articles and the sample consisted of 10 articles. After analyzing the articles included in the sample results indicate the need for training for teaching in undergraduate Nursing Continuing Education linked to the institutions to provide the teacher a reflection of their practice and thereby improve the quality of education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemCompetência profissionalDocentes de enfermagemPrática do docente de enfermagemEducação de pós-graduação em enfermagemA importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final_completo.pdfapplication/pdf662821https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/1/tcc_final_completo.pdfe555fe0c928407ca15a79576255c3dc5MD51TEXTtcc_final_completo.pdf.txttcc_final_completo.pdf.txtExtracted texttext/plain44038https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/2/tcc_final_completo.pdf.txt1bae40494f671bd0989d584327ed08f8MD521843/BUBD-9DUFAM2019-11-14 11:20:06.452oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFAMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:20:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
title A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
spellingShingle A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
Larissa Vieira de Brito
Competência profissional
Docentes de enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
title_short A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
title_full A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
title_fullStr A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
title_full_unstemmed A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
title_sort A importância da formação pedagógica para docentes enfermeiros: revisão integrativa
author Larissa Vieira de Brito
author_facet Larissa Vieira de Brito
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anezia Moreira Faria Madeira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anadias Trajano Camargos
dc.contributor.author.fl_str_mv Larissa Vieira de Brito
contributor_str_mv Anezia Moreira Faria Madeira
Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett
Anadias Trajano Camargos
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Docentes de enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
topic Competência profissional
Docentes de enfermagem
Prática do docente de enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Continuada em Enfermagem
description O presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática e que teve como objetivo descrever a importância da formação pedagógica para os enfermeiros docentes. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 93 artigos e a amostra constituiu-se de 10 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram a necessidade da formação inicial para a prática docente na graduação de Enfermagem atrelada à Educação Permanente nas instituições para propiciar ao professor uma reflexão de sua prática e assim melhorar a qualidade do ensino.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T14:38:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T14:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAM
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFAM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/1/tcc_final_completo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFAM/2/tcc_final_completo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e555fe0c928407ca15a79576255c3dc5
1bae40494f671bd0989d584327ed08f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589280178634752