Estudo de caso das fases de crescimento da Sociedade Artística Mirim de BH (Projeto Cariúnas): uma aplicação das metáforas organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Lopes Cancado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6FD8
Resumo: O Projeto Cariúnas é um programa sócio-cultural que foi criado em 1997 pela Sociedade Artística Mirim de BH (SAM/BH), uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem por objetivo proporcionar a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda um desenvolvimento holístico e inserção social por meio do ensino das artes (música, teatro e dança). No início do Projeto Cariúnas (1997), as aulas eram ministradas em creches de BH, como sendo atividades de projetos de extensão da Escola de Música da UFMG. A partir de 2000, o Projeto Cariúnas passou a ter uma sede específica, que funcionava numa casa alugada no Bairro 1º de Maio (BH), com um grupo pequeno de colaboradores e voluntários, atendendo cerca de 40 crianças no horário extra-escola. Em 2007, com o apoio da Prefeitura de BH e do BNDES, a SAM/BH construiu uma sede própria no Bairro Planalto e, hoje, atende uma média de 210 alunos e conta com o apoio de maior número de voluntários e colaboradores. Além disso, vários ex-alunos agora compõem o grupo de professores, e o entendimento destas novas relações de trabalho é de suma importância para a eficácia da gestão da organização. A ampliação do Projeto Cariúnas e a mudança de espaço físico foram acompanhadas por nítidas alterações organizacionais. Houve um aumento bastante significativo do espaço físico de trabalho, crescimento da equipe de trabalho, do número de alunos, do número de atividades oferecidas, do número de relações dentro da organização, gerando processos de maior complexidade de gestão. Além disso, a mudança de espaço físico necessitou novas adaptações da organização para o atendimento da comunidade local (atualmente: bairro Planalto), que apresenta demandas diferenciadas da comunidade onde o projeto foi inicialmente desenvolvido (bairro 1º de Maio). Tais mudanças nos convidam a examinar os cenários das fases de crescimento da instituição e realizar um estudo de caso. O presente trabalho objetivou desenvolver um estudo de caso do processo de crescimento da SAM/BH, usando-se as metáforas da organização como ferramentas de análise. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caracterização das fases de crescimento da instituição, usando-se as metodologias de observação direta e documental para levantamento, coleta e análise dos dados. Os dados foram compilados de forma a se comparar as fases de crescimento por meio de indicadores, para melhor compreensão das mudanças ocorridas na instituição. Por fim, foi desenvolvida uma análise dos dados, aplicando-se as metáforas da organização organismo, cérebro e cultura, sendo as mais adequadas à realidade do Projeto Cariúnas.
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Em 2007, com o apoio da Prefeitura de BH e do BNDES, a SAM/BH construiu uma sede própria no Bairro Planalto e, hoje, atende uma média de 210 alunos e conta com o apoio de maior número de voluntários e colaboradores. Além disso, vários ex-alunos agora compõem o grupo de professores, e o entendimento destas novas relações de trabalho é de suma importância para a eficácia da gestão da organização. A ampliação do Projeto Cariúnas e a mudança de espaço físico foram acompanhadas por nítidas alterações organizacionais. Houve um aumento bastante significativo do espaço físico de trabalho, crescimento da equipe de trabalho, do número de alunos, do número de atividades oferecidas, do número de relações dentro da organização, gerando processos de maior complexidade de gestão. Além disso, a mudança de espaço físico necessitou novas adaptações da organização para o atendimento da comunidade local (atualmente: bairro Planalto), que apresenta demandas diferenciadas da comunidade onde o projeto foi inicialmente desenvolvido (bairro 1º de Maio). Tais mudanças nos convidam a examinar os cenários das fases de crescimento da instituição e realizar um estudo de caso. O presente trabalho objetivou desenvolver um estudo de caso do processo de crescimento da SAM/BH, usando-se as metáforas da organização como ferramentas de análise. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caracterização das fases de crescimento da instituição, usando-se as metodologias de observação direta e documental para levantamento, coleta e análise dos dados. Os dados foram compilados de forma a se comparar as fases de crescimento por meio de indicadores, para melhor compreensão das mudanças ocorridas na instituição. Por fim, foi desenvolvida uma análise dos dados, aplicando-se as metáforas da organização organismo, cérebro e cultura, sendo as mais adequadas à realidade do Projeto Cariúnas.Cariúnas Project is a socio-cultural program that was created in 1997 by the Society of Arts Mirim BH (SAM / BH), a non-governmental, non-profit organization that aims to provide children and teenagers from low income families a holistic development and social integration through education of the arts (music, theater and dance). At the beginning of Project Cariúnas (1997), the classes were taught in nurseries in BH, as an extension project of the School of Music of UFMG. Since 2000, Project Cariúnas happened to have a specific seat, which operated in a rented house in a small neighborhood in BH, with a small group of employees and volunteers, serving approximately 40 children in extra-time school. In 2007, with the support of the Municipality of BH and BNDES, the SAM / BH built its own headquarters, and today serves an average of 210 students and has the support of many volunteers and contributors. In addition, several former students now make up the group of teachers, and understanding these new working relationships is critical for effective management of the organization. The expansion of Cariúnas Project and changing physical space were accompanied by clear organizational changes. There was a very significant increase of the workspace, workforce growth, growth on the number of students, number of activities offered, number of relationships within the organization, generating processes of greater complexity of management. These changes invite us to consider the different scenarios experienced by the institution and conduct a case study. This study aimed to develop a case study of the growth process of the SAM / BH, using the metaphors of the organization as the main analysis tools. We developed a qualitative characterization of the stages of growth of the institution, using the methods of direct observation and documentary to survey, collect and analyze data. The data were compiled in order to compare the growth phase using indicators, to better understand the changes in the institution. Finally, we developed a data analysis, applying the metaphor of the organization known as "organism", brain and culture, which are more applied to the Cariúnas Project.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoMetáforas da organizaçãoProjeto socialCariúnasONGEstudo de caso das fases de crescimento da Sociedade Artística Mirim de BH (Projeto Cariúnas): uma aplicação das metáforas organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_flavia_cancado_versao_final.pdfapplication/pdf394362https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6FD8/1/tcc_flavia_cancado_versao_final.pdf21ba27789bc9813a6c07d7a7c22bb187MD51TEXTtcc_flavia_cancado_versao_final.pdf.txttcc_flavia_cancado_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain89704https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9B6FD8/2/tcc_flavia_cancado_versao_final.pdf.txt14c9e7ee22142ade761d9c3aa6f5be0fMD521843/BUOS-9B6FD82019-11-14 15:51:31.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9B6FD8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:51:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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